quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Bumba-bois na Praia Grande

Brincantes do bumba-meu-boi animam o público da praça Nauro Machado no “Mais Cultura e Turismo” desta semana.
Na primeira atração da noite de hoje  (20), o Boi do Pindaré irá homenagear um dos “Amos” (cantores que puxam as músicas do bumba-meu-boi) mais importantes para a cultura maranhense, Mestre Coxinho. Ele eternizou uma das toadas mais bonitas do bumba-meu-boi, “Novilho Brasileiro”. A toada virou hino de São João e envolve a multidão quando narra com simplicidade a obrigação do “Amo” em “sair pra cantar bonito pro povo ver/salve grandes e pequenos esse é meu dever//São João mandou/ Que é pra mim fazer/ Que é de minha obrigação/Eu amostrar meu saber// Urrou, meu Novilho Brasileiro que a natureza criou”.
“O projeto apresenta, em um momento, os novos artistas, em outro, reverencia aqueles que ajudaram a consolidar as manifestações culturais do Maranhão”, enfatizou Delma Andrade. Na segunda apresentação da noite, um sotaque muito especial e que traz o nome da atração: o Boi Costa de Mão. Entre tantos ritmos e sotaques de bumba meu boi do Maranhão, um se destaque pela originalidade e pela exótica maneira de tocar seus pandeirões. Este é originário do município de Cururupu, no litoral norte maranhense. Pouco difundido fora de sua região de origem, merece atenção por suas particularidades, em especial pela beleza da indumentária e das melodias.
Encerrando a noite, o tradicional boi de Nina Rodrigues, que leva esse nome por ter surgido na  cidade de mesmo nome às margens dos Rios Munin e Iguará. O grupo, com aproximadamente 150 integrantes, foi pioneiro na introdução de novos instrumentos não utilizados até então em Bumba Boi de Orquestra, sem perder no entanto, suas raízes preservando suas características regionais.
Na sexta-feira (21), o público terá oportunidade de assistir aos shows das Damas do Reggae e dos bois União da Baixada e de Morros. O encerramento do projeto está marcado para o dia 29 de agosto (sábado) no CEPRAMA com shows de Luiz Melodia, Papate e Divinas Folioas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário