sexta-feira, 28 de julho de 2017

Sonora Brasil acontece em São Luís a partir desta sexta


Côco de Tebei
Entre os dias 28 e 31 de julho (sexta a segunda), os amantes das tradições nordestinas poderão apreciar quatro shows que apresentarão as variações do coco no país. A iniciativa é do Sesc e integra a 20ª edição da Mostra Sonora Brasil, que traz como tema Na Pisada dos Cocos. Com quatro apresentações gratuitas e classificação livre, a alegria dos grupos de cocos movimenta o Museu Histórico e Artístico do Maranhão e na Casa do Maranhão. 

Uma preocupação comumente presente em grupos ligados a expressões da tradição é o risco de desaparecimento pela falta de adesão dos mais jovens. Resgatando e difundindo essa bela herança cultural, o Sesc apresenta quatro variações da dança de coco: Coco de Zambê (RN), Coco de Iguape (CE, foto abaixo), Coco de Tebei (PE) e Samba de Pareia da Mussuca (SE).



Como tantas manifestações da tradição oral, o Coco de Zambê (foto abaixo) correu o risco de desaparecer, mesmo tendo se constituído durante décadas como importante elemento identitário de comunidades quilombolas da região. No dia 28 de julho o grupo apresenta toda a sonoridade dos tambores característicos desse estilo produzidos com troncos de árvores: o próprio Zambê, maior e mais grave, e o Chama. A música é puxada por um mestre e ele é respondido por um coro de vozes. A dança é realizada numa roda e os músicos se mantêm no centro. É praticado apenas por homens e lembra a capoeira e o frevo. A apresentação acontece às 17h30, no Museu Histórico e Artístico do Maranhão, na Rua do Sol.


No sábado, dia 29 de julho, é a vez do Concerto do Coco do Iguape, nascido no litoral cearense, que traz uma característica peculiar: o andamento mais acelerado e dança mais pulada, com música com refrão fixo, apresentado pelo mestre e cantado pelos brincantes. A dança é em pares, um de cada vez no meio da roda, com trocas constantes marcadas pelo convite feito com o gesto da umbigada.Há prevalência de homens nesse estilo de dança do coco. O evento acontece na Casa do Maranhão, às 19 horas.

Cantado por mulheres e dançado por casais, o Coco de Tebei é a atração do Sonora Brasil deste domingo (30). Oriundo da comunidade Olho d’Água do Bruno, na cidade de Tacaratu, em Pernambuco, não utiliza instrumentos e a base rítmica é marcada pela pisada dos dançadores. A sonoridade que resulta do canto somado ao ritmo da pisada nos remete, de certa forma, a uma ritualística indígena, que se caracteriza pelo contraste de timbre entre o metal das vozes femininas e o som seco da pisada no chão, e pela ausência de nuances em cada um dos elementos. A apresentação é na Casa do Maranhão, às 19 horas.

No último dia de agenda do Sonora Brasil na capital maranhense, dia 31 de julho, o público confere toda a irreverência do Samba de Pareia da Mussuca (foto ao lado), de Sergipe. Remanescentes de quilombolas, a dança é realizada pelas mulheres, os homens apenas tocam. A manifestação está associada a um ritual de nascimento, que vem dos antepassados, para comemorar a chegada de uma nova criança no seu décimo quinto dia de vida. O evento acontece na Casa do Maranhão, às 19 horas.

Além do circuito de apresentações, pela primeira vez o Sonora Brasil realizará uma etapa de oficina com a comunidade local em São Luís. A Oficina “Da Pisada ao Verso” com Adiel Luan / PE acontecerá dia 31 de julho, das 9 às 12h e 14 às 17h, na Casa do Maranhão, e está com inscrições abertas pelo telefone (98) 32163830. As vagas são limitadas.

Criado em 1998, o Sonora Brasil tem no seu DNA o trabalho de formação de novos ouvintes musicais e o objetivo de divulgar artistas que trabalham com músicas não comerciais, além de valorizar a cultura regional. Consagrado como o maior projeto de circulação musical do país, a cada biênio o projeto aborda dois novos temas. A seleção dos grupos e a definição das temáticas é feita por uma curadoria nacional, formada por profissionais do Sesc de todo o país. Desde sua criação, o Sonora Brasil já realizou 5.319 apresentações de 80 grupos, alcançando cerca de 520 mil espectadores.
 PROGRAMAÇÃO
 São Luís – MA
 Coco de Zambê (RN)
Data: 28 de julho/2017 (sexta-feira)
Local: Jardim do Museu Histórico e Artístico do Maranhão
Horário: 17h30
 Coco de Iguape (CE) 
Data: 29 de julho/2017 (sábado)
Local: Casa do Maranhão – Centro Histórico
Horário: 19h às 20h
Coco de Tebei (PE)
Data: 30 de julho/2017 (domingo)
Local: Casa do Maranhão – Centro Histórico
Horário: 19h às 20h
Samba de Pareia da Mussuca (SE)
Data: 31 de julho/2017 (segunda-feira)
Local: Casa do Maranhão – Centro Histórico
Horário: 19h às 20h
Oficina Da Pisada ao Verso com Adiel Luan / PE
Data: 31 de julho/ 2017 (segunda-feira)
Local: Casa do Maranhão – Centro Histórico
Horário: 9 às 12h e 14 às 17h

Nenhum comentário:

Postar um comentário