sexta-feira, 21 de julho de 2017

OS FOLIÕES E RAÍZES DE PORTUGAL NOS FESTEJOS DE SÃO PANTALEÃO

O Bloco Tradicional Os Foliões e a dança portuguesa Raízes de Portugal apresentam-se nos tradicionais festejos de São Pantaleão nesse domingo, dia 23, a partir das 19h, no largo da igreja, na Rua de São Pantaleão, no Centro.
A programação cultural conta com o apoio do ponto de cultura Bordados e Encantarias, Força e Tradição do Maranhão, coordenado pelos Foliões. Entre outros projetos, existe o Folia nos Bairros, com apresentações, oficinas e ações socioculturais em comunidades de São Luís e outras cidades maranhenses.
A programação artística terá início logo após a santa missa, horário previsto para as 19h. O bloco, que pertence à comunidade de São Pantaleão, sairá da vizinha Rua Cândido Ribeiro e seguirá tocando até a igreja onde se apresentará do lado de fora. No repertório, músicas que marcaram os 41 anos de glória e tradição do bloco mais remiado do crnaal maranhense, além de sucesso da música maranhense nas vozes de Jotha Júnior e Ivan Coracinha.
Às 20h, no salão de eventos, a Raízes de Portugal apresenta o espetáculo que marcou os festejos juninos de 2017.  A Raízes é considerada a líder do ranking da Associação Maranhense de Danças Populares, em sua categoria.
A Raízes de Portugal integra os projetos dos Foliões de 2004, com realização de oficinas e ações em bairros, tendo por basejovens da Camboa. A produção dos espetáculos para o São João passam por toda uma rede de eventos e atividades desenvolvidas durante o ano inteiro.
O ponto de cultura do Bloco Os Foliões foi um dos primeiros do estado a ser reconhecido pelo Ministério da Cultura, ainda no início dos anos 2000. Depois, foi premiado pelo MinC e pelo Governo do Estado como ponto de cultura, ponto de cultura mirim e ponto de leitura. Ano passado, foi contemplado pela Rede Municipal de Pontos de Cultura de São Luís.
Entre as atividades desenvolvidas, estão a produção de espetáculos para o ano todos, cursos, encontros, viagens, oficinas – dança, música, bordados, corte e costura -, teatro, registro, preservação da memória cultural e  artesanato.
Além da Raízes de Portugal, são parceiros diretos do projeto os grupos Companhia Barrica, Gamar, Baile de Caixa, Y-Bacanga, Companhia Teatral Getsemani, Boi Encanto da Ilha, Bloco Afro Ominirá e Núcleo Coroado de Natal. O apoio cultural vem de recursos dos governos federal, estadual e municipal, além dom apoio da Faculdade Ceuma e do SindjusMA.


CASA MESTRE WALMIR
Uma das conquistas recentes do projeto foi a reinauguração da Casa de Cultura Walmir Moraes Corrêa, na Rua Cândido Ribeiro. Além de sede administrativa do bloco, o espaço servirá para registro e preservação da memória cultural maranhense. As ações práticas continuarão sendo desenvolvidas em ateliês e espaços públicos localizados nas comunidades, marca registrada da entidade.
Mestre Walmir destacou-se como o mais premiado dirigente carnavalesco do Maranhão, militando cenário artístico dede dez anos de idade, junto ao irmão Waldete Cabeça Branca (cantador do Boi de Maracanã). Teve passagem destacada dirigindo aos premiados Bloco Os Vigaristas, Tribo Os Apaches e a charanga Os Crioulas. Em 01 de maio de 1976, fundou o Bloco Os Foliões, junto ao irmão e aos amigos Carlos Augusto Soeiro Gomes, Luís Fernando Lima de Sá Vale e Mauro Sérgio Guimarães Machado
Walmir representou o Maranhão e o Brasil em festivais internacionais pelas Américas e Europa. Foi reconhecido e premiado como mestre da cultura popular pelo Ministério da Cultura, Funarte e pelo Governo do Maranhão, pela Câmara Municipal e pela Prefeitura de São Luís.
Dedicou sua vida. O ensino de crianças, jovens e adultos na vida e na antiga Escola Técnica Federal do Maranhão, atual IFMA. Foi, também, artesão, inventor, desenhista, pedreiro, projetista, ritmista, confeccionador de brinquedos e instrumentos de percussão. Tudo que fazia era milimetricamente  medido,  dominava bem a Matemática, e a Mecânica, e possuía  uma organização excepcional. Integrou a fundação da Liga Maranhense de Blocos Tradicionais, Academia de Blocos Tradicionais e da Associação Maranhense de Blocos Carnavalesco. Também foi esportista, conquistando títulos pelo saudoso Riachuelo, time de futsal que fez sucesso em São Luís nos anos 60, participando de torneios amadores. Participou, ainda, da primeira competição oficial de handebol em São Luís, também pela ETFMA.
A casa de Cultura Walmir Moraes Corrêa estará aberta em horário comercial para visitação pública. Em segunda fase, ganhará um acervo digital.

PARINTINS

O Bloco Os Foliões já trabalha forte para o carnaval 2018, quando homenageará os bois Caprichoso e Garantido, as duas grandes atrações do Festival de Folclore de Parintins, no Estado do Amazonas. Evento grandioso que acontece todos os anos na Ilha de  Tupinambarana e que maravilha o mundo inteiro.
“É Foliões, É Caprichoso, E Garantido... Na Passarela, Vem Bumbar Comigo” é o tema de autoria do premiado designer  Dew Rodrigues, nome conhecido no cenário carnavalesco e junino da cidade. O trabalho de concepção artística cabe ao igualmente talentoso Fábio Moraes. 
Os contatos já estão sendo mantidos para que Os Foliões represente à altura um dos maiores espetáculos ao ar livre do mundo, além de homenagear a contento duas das maiores expressões da cultura brasileira.
Figurinos em fase inicial, o s próximos passos serão a montagem do desfile e das novas músicas que celebrarão as duas ilhas encantadas da cultura popular,  unidas agora pela paixão, magia, poesia, folia... pelo amor.

EDITAIS
Os Foliões foram contemplados nos editais de ocupação artística da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo com apresentações do bloco tradicional e do musical infantil Histórias de Minha Terra.  O primeiro Serpa na Casa do Maranhão, na Praia Grande (centro histórico de São Luís), enquanto o segundo terá por palco a Concha Acústica da Lagoa da Jansen. O mesmo acontecerá na Feira da Praça João Lisboa, também no Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário