quinta-feira, 11 de maio de 2017

São Luís ganhará o primeiro Museu do Reggae

A ‘massa regueira’ e admiradores das radiolas de reggae terão a oportunidade de contemplar aparelhos musicais do passado e de conhecer em detalhes os objetos que retratam a história deste estilo musical e de vida do Maranhão à Jamaica. A novidade começa a se concretizar nesta quinta-feira (11), no Dia Nacional do Reggae. O governador Flávio Dino vai assinar a autorização do início do serviço de implantação do primeiro Museu do Reggae do Maranhão. O prédio fica na Rua da Estrela, nº 124, Centro, em São Luís, a ‘Jamaica brasileira’.

O Museu do Reggae ficará integrado às casas de cultura da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur). A inauguração do espaço está prevista para agosto de 2017. Serão 397 metros quadrados de área para o visitante. O ambiente oferecerá recursos tecnológicos, linha do tempo, recursos audiovisuais, história das radiolas, objetos característicos do reggae desde os antigos até os mais modernos e um espaço exclusivo para homenagear Bob Marley.

Velhos guerreiros regueiros
Com o imenso desafio de materializar memórias, construir a narrativa do ontem, do hoje e também tentar captar as tendências do amanhã, o DJ Ademar Danilo assume o cargo de diretor do Museu do Reggae. Ele conta que essa é a realização de um antigo sonho dos ‘velhos guerreiros regueiros’.
“O reggae se presta a ser veículo de mensagens de liberdade, igualdade, paz, amor e harmonia. É uma música militante que combate preconceitos e discriminações”, afirma.
Para o diretor, “o reggae, definitivamente, já é um elemento cultural do nosso povo e influencia na maneira do maranhense falar, vestir, dançar… A criação do Museu é o reconhecimento que o Governo do Maranhão dá à relevância que esse movimento tem no Estado”.

O DJ e diretor ressalta a cadeia produtiva do ritmo que engloba todas as camadas sociais, étnicas e etárias do Estado: “Não é à toa que São Luís, é conhecida nacional e internacionalmente como a ‘Jamaica brasileira’”.
Marco histórico
Para celebrar o dia do reggae e o aniversário de Bob Marley, nesta quinta-feira (11), o Governo do Maranhão realiza um show com mais de 50 artistas. Na ocasião, será feito o marco histórico da assinatura da ordem de serviço de implantação do Museu do Reggae pelo Governo do Maranhão. O evento acontece a partir das 18h no Centro Histórico de São Luís, Praça da Criança (cruzamento da Rua da Estrela com a Rua de Nazaré).

Fonte: SECTUR-MA
Fotos: Karlos Geromy

Nenhum comentário:

Postar um comentário