sexta-feira, 24 de março de 2017

“Intolerância.Doc” encerra Circuito Universitário de Cinema em SL


A Mostra do Circuito Universitário de Cinema encerra mais uma edição em São Luís nesta sexta-feira (24), às 15 horas, na faculdade Pitágoras, com a exibição do longa Intolerância.Doc, lançado em 2016.
O filme, que tem a direção de Susanna Lira, trata da dinâmica dos grupos de ódio que se organizam na grande São Paulo, apresentando depoimento de vítimas, familiares e algozes, reconstituindo as cenas de violência por meio de quadrinhos animados.  O documentário deflagra a contradição do acirramento da intolerância em um país mundialmente conhecido por suas misturas, sua diversidade, supostamente capaz de conviver com as diferenças que o constituem.
Intolerância é, por sinal, o tema do Circuito Universitário de Cinema nesta edição, que acontece simultaneamente em outros 14 estados, exibindo ainda Meu Nome é Jaque e Menino 23. A mostra, promovida pela MPC Filmes com o Patrocínio da Petrobrás é um esforço de incitar no ambiente acadêmico e escolar discussões e reflexões críticas sobre temas relevantes da atualidade.
Intolerância.Doc é um documentário que mergulha em um aspecto da sociedade brasileira pouco abordado com profundidade: o crescimento dos crimes de ódio e o que está por trás dos discursos de intolerância. Em um país que sempre foi reconhecido internacionalmente pela mistura de raças, ecumenismo de credos e até uma certa liberdade sexual, ironicamente são cada vez mais noticiados crimes de racismo, homofobia e disputas sangrentas entre gangues, torcidas organizadas e até linchamentos.
A exibição acontecerá na Faculdade Pitágoras nesta sexta-feira (24), a partir das 15h e será seguida de um debate com o Igor de Sousa, formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão com mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina.  A exibição faz parte da programação da Semana Internacional de Combate à Discriminação Racial promovida pela instituição e é aberta ao público.

Instrumento de divulgação
O Circuito Universitário de Cinema tem como objetivo principal fomentar, no ambiente acadêmico, o diálogo e a reflexão sobre questões de interesse nacional e histórico abordadas nas obras a serem exibidas, despertando nos jovens o interesse pela história de seu país. Mais do que uma simples exibição de filmes, a Mostra é um espaço de ampla comunicabilidade, constituindo-se um eficaz instrumento de divulgação e multiplicação de mensagens.


Serviço
O que? Exibição de “Intolerância.Doc”
Quando? 24 (hoje), às 15h
Onde?  Faculdade Pitágoras, Turu
Quanto? Entrada gratuita



Nenhum comentário:

Postar um comentário