sexta-feira, 24 de março de 2017

Arte oriental no Maranhão

Oficinas de Ikebana (arranjo floral), Origami (dobradura de papel), arte marcial, Yukata (vestimenta japonesa típica de verão), Mangá (história em quadrinhos japonês), dança folclórica japonesa e taiko (tambor japonês) são algumas das atividades que comporão a Semana do Japão no Maranhão, que ocorre até dia 25 no  CEMP-MA (Rua Rio Branco, Centro). A promoção é do Consulado do Japão em Belém, Fundação Japão e CEMP-MA, com o apoio da Associação Nipo-Brasileira do Maranhão e Tory Brindes. A entrada é franca.
 Nos dias 24 e 25, em diferentes horários, serão realizadas as oficinas e exposições. É a primeira vez nos últimos tempos, que essas artes serão apresentadas na capital maranhense.

Programação

Dia 24 (sexta-feira)
Bolsas de Estudo

Dia 24 (sexta-feira) e 25 (sábado)
Yukata  浴衣 - vestimenta japonesa informal de verão. Yukata é utilizado após o banho e continua sendo usado em hotéis tradicionais (ryokan) e em estação de águas termais (onsen) do Japão. A palavra yukata literalmente significa “roupa de banho” e pode ser usada por homens, mulheres e crianças.

Dança folclórica japonesa (Bon-Odori) 民謡 - Faz parte de um período de homenagens aos espíritos dos antepassados que correspondente ao Dia dos Finados no Ocidente. Nessa ocasião, as pessoas se confraternizam por meio dessa dança, por acreditarem que os espíritos também participam deste momento.

Ikebana (生花) - Arte do arranjo floral japonês enfatizam os aspectos lineares e formas do arranjo que inclui o vaso, caules, ramos, flores e folhas.

Mangá (漫画) - O Mangá é a "história em quadrinhos" no estilo japonês. Sua origem está no Teatro das Sombras, que na época feudal percorria diversos vilarejos contando lendas por meio de fantoches.

Origami 折紙 (dobradura de papel)
Palavra de origem japonesa vem do verbo “oru” = dobrar e “kami” = papel. Atualmente, além de ser uma das artes transmitidas nas escolas, é também um dos exercícios praticados pelos portadores de necessidades especiais e de idade, com excelente resultado.

Soroban (ábaco) (算盤) - Aprenda a calcular e desenvolver habilidades de raciocínio e memorização com a calculadora japonesa.

Taiko (tambor japonês)(太鼓) - O taiko é um instrumento de percussão, cuja superfície é confeccionada com pele de animal. É tocada com a mão ou com o uso de uma baqueta, mas sempre exige do músico a habilidade rítmica e o preparo físico para sustentar batidas homogêneas e obter som satisfatório.

Serviço
O quê? Semana do Japão no Maranhão
Quando? Até  25 de março
Onde? CEMP-MA (Rua Rio Branco, 331 – Centro)
Quanto? Entrada franca

Maiores informações: (98) 3221-4405 (CEMP-MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário