terça-feira, 7 de março de 2017

O melhor do Chorinho e do Jazz no cardápio do Taberna da Bossa

Os músicos Danúzio Lima e Luís Junior, na companhia de convidados especiais, irão se apresentar logo mais,  no bar Taberna da Bossa (Praia Grande), a partir das 19h. A promoção é do Coletivo Papoético. 
Danúzio Lima é filho do historiador Carlos de Lima (já falecido) e de dona Zelinda Lima (folclorista e pesquisadora de cultura popular). Nascido em São Luís 1953, é envolvido com arte desde cedo, com incursões pelo teatro e pelo rádio, mas começou a se dedicar à música somente aos 29 anos. De lá pra cá vem desenvolvendo um trabalho musical de primeira linha, e sempre que retorna a São Luís aproveita para realizar apresentações musicais.
O flautista maranhense mora há vários anos fora do Brasil (radicado nos EUA há 30 anos), tendo se doutorado em Desenvolvimento Urbano em Paris. Atualmente ele faz parte do Clube do Choro de Miami. “Herdei um pouco de meu pai, isso, essa coisa muito inquisitiva, de querer saber mais, aprender mais, não bastou, até hoje estou aí caçando alguma coisa na música. Eu me considero muito mais um amante e incentivador do choro. Da música brasileira em geral, mas principalmente do choro”, informa o artista.
Em novembro do ano passado, quando Danúzio Lima esteve em São Luís, havia a proposta da realização deste show. O flautista entrou em contato com o violonista Luís Junior, e a parceria foi formada. “Quando me mudei para Miami, existia um grupo lá chamado Aquarela, e o flautista vinha embora para o Brasil. O pessoal do choro me convidou para tocar, eu nunca tinha tocado, fui tirando de ouvido, toda semana tinha uma roda, eu ia, fui tirando o repertório, fui tirando as partituras, aí foi realmente que eu comecei a tocar mais, a me interessar mais, pesquisar, ler tudo sobre choro, entender que é um movimento muito maior, de afirmação nacional, de transformação da música europeia para a música brasileira, até se transformar na voz nacional; faço questão de tocar choro, sobretudo quando retorno à minha terra, em parceria com amigos músicos daqui”, diz Danúzio Lima.
Luís Junior, músico, compositor, estuda violão desde os oito anos de idade. A bordo de um violão 7 cordas, passeia pelo choro, bossa nova, baião, boi de zabumba, tambor de crioula, investindo em todos os ritmos da cultura popular maranhense, e ainda interpreta Baden Powell, Paco de Luccia, João Pernambuco, Marco Pereira, Alessandro Penezzi, Luizinho 7 cordas, Sinhô, o João Pedro Borges, dentre outros. Luís Junior é um dos maiores talentos surgidos na música maranhense nos últimos anos.
O Papoético é capitaneado pelo poeta e jornalista Paulo Melo Sousa, e da Sociedade de Cultura Latina do Maranhão (SCL-MA), atualmente presidida por Melo Sousa.

SERVIÇO
O quê? Projeto Papoético 
Quando? 7 (hoje), às 19h
Onde? Bar Taberna da Bossa, Praia Grande - Centro Histórico de São Luís (rua do Trapiche, nº 49, defronte da Casa do Maranhão)
Quanto? Couvert Artístico (R$ 10,00)

Nenhum comentário:

Postar um comentário