sexta-feira, 10 de março de 2017

Tanatron celebra 20 anos em noite de metal


Quase um ano depois de ter entrado em campanha para  conseguir recursos para produzir e lançar um CD e um documentário, a Tanatron vai fazer o show de lançamento do projeto. Será no próximo dia 11, às 22h, no Fanzine Rock Bar (Beira Mar), com as participações de Brutallian e Ritos Sombrios.
A empolgação e a felicidade por terem conseguido algo com que tanto sonharam para uma banda independente está estampada no rosto dos integrantes, pois será o primeiro full álbum da banda e logo quando o grupo completa duas décadas de atividades.
“Estamos passando por uma das melhores fases da banda, com uma formação que queríamos ter, com dois guitarristas, prestes a lançar o CD oficial e trabalhando pra lançar um documentário que vai contar essa história”, conta Nyelson Weber, baixista e vocalista da banda.
Há 1 ano a banda fez um apelo e começou a campanha pelo site  colaborativo Kickante.com. A resposta de fãs, amigos e simpatizantes veio dois meses depois quando a banda conseguiu atingir 113% da meta.
“Foi mais do que pretendíamos para fazer o CD e o documentário, daí investimos no próprio projeto, fizemos mais produtos, mais clipes, dois lyrics videos  e faremos o lançamento do clipe no dia do show. Também nesse dia faremos a gravação de outro clipe ao vivo que deverá ser lançado ainda neste semestre”, afirma Nyelson.
Será ainda neste semestre o lançamento nas plataformas digitais do documentário sobre a história da banda com imagens de shows, fotos, making off das gravações e depoimentos de pessoas que foram e são importantes para que a banda chegasse às duas décadas em atividade. Em breve também a banda entregará o kit com as recompensas da campanha de financiamento coletivo, como CDs, camisetas e acessórios.
O lyric já lançado nas plataformas digitais é da música Killing and Domination. O outro lyric video que vai sair nos próximos dias é de Servorun Sanguinem. O clipe oficial será de Do The Creation Rise. Já o clipe ao vivo vai ser gravado no show dia 11, mas a banda ainda não confirmou a música. “O mais legal disso tudo é que podemos envolver nesse projeto que tem várias linguagens artísticas, mão de obra local com profissionais que dialogaram bem com a ideia da banda”, conta Nyelson.
A banda de death metal tem  formação atual composta  por Nyelson Weber (baixo e voz), Nynrod Weber (guitarra), Daniel Azevedo (guitarra) e Weeslem Lima (bateria), a Tanatron  foi formada em julho de 1996 por Nyelson e Weeslem executando um rock visceral e agressivo e nessas duas décadas vem mantendo vivo o ideal da música underground.
Para uma banda de death metal que não toca por dinheiro, Nyelson diz que o mais importante nesses 20 anos foi o apoio que sempre tiveram. “Fazemos música por paixão. Com tantas boas bandas surgindo a gente continua a ter apoio, e essa campanha do crowdfunding foi um bom exemplo disso”.
CD Tanatron
No disco comemorativo dos 20 anos de banda, que tem título homônimo, as 10 faixas do CD  tem  como tema central os vários aspectos da morte. “Vista por diversos ângulos, sobre como diversas culturas a veem, como cada um enfrenta a perda, sobre o sentido dela para a vida de todos, como um paciente terminal lida com isso, como a humanidade tenta vencer a morte, e por aí vai”, comenta Nyelson.
A faixa Tanatron puxa o setlist do disco: Servorun Sanguinem, Betrayed By Yourself, Slowly Dying, Towards Terror, Bloody Is The Hunt, In Front Of Your Eyes, Do The Creation Rise, Killing And Domination, We Need The Death.
Perguntado sobre o que significa Tanatron, Nyelson diz que literalmente é a máquina da morte. “Esse nome surgiu com o Jack Kevorian, um falecido médico que era a favor da eutanásia em casos extremos. Ele ajudava seus pacientes a morrerem. Como isso era considerado assassinato, ele criava dispositivos que eram acionados pelos próprios pacientes. Esses dispositivos ficaram conhecidos como Tanatron.  Existe um filme da biografia dele que é muito legal. Saiu bem depois de batizarmos a banda,  Do you know Jack? Vale a pena assistir”.

A carreira
O primeiro CD demo da banda Primitive Behavior foi gravado em 2001 e rendeu uma turnê iniciada em São Luís, passando por Imperatriz (MA) Belém (PA), Teresina (PI) e Fortaleza (CE). Em 2007 a banda lançou o segundo demo, Trivial Chaos. Em 2009 a banda preparava material novo para a gravação de seu CD quando foi forçada a parar por motivo de saúde de dois de seus integrantes.
Após o retorno aos palcos, em 2013,  a banda se concentrou nas composições e no lançamento do single em clipe oficial da música Tanatron, e que rendeu o convite para a abertura do show do Annihilator do Canadá, na cidade de Catanduva-SP. Chegando a duas décadas de fundação, Tanatron recrutou o guitarrista Daniel Azevedo.

Ficha Técnica CD
Nyelson Weber - Baixo e vocal
Nynrod Weber – Guitarra
Daniel Azevedo - Guitarra 
Weeslem Lima – Bateria
Backin vocals na música Killing And Domination - Pablo Barros 
Gravação e mixagem no Acústica Estúdio
Produção Tanatron e Filipe Stress 

Faixas
Tanatron
Servorun Sanguinem
Betrayed By Yourself 
Slowly Dying
Towards Terror
Bloody Is The Hunt
In Front Of Your Eyes
Do The Creation Rise
Killing And Domination
We Need The Death

Serviço
O quê? Show de lançamento do CD da banda Tanatron
Quando? 11 de março, às 22h
Onde? Fanzine Rock Bar (Beira Mar)

Quanto? Antecipados: R$20,00 inteira; R$10,00 meia entrada. Lojas Over All e www.fanzinerockbar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário