quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Curta Teatro




 A exemplo do que já ocorre em outras cidades, está acontecendo em São Luís o Festival de Cenas Curtas Godôvirá. Uma mostra de cenas curtas com intuito de movimentar o teatro local. O evento acontece até hoje, 21,  no Casarão Angelus Novus (Praia Grande), a partir das 19h,  e é uma realização do Curso de Licenciatura em Teatro  e do Casarão Angelus Novus pela Universidade Federal do Maranhão em parceria com o Sesc MA e o grupo Xama Teatro. A entrada é gratuita.
O Festival é um evento pioneiro na cidade, realizado com o propósito de fomentar a experiência teatral por meio de apresentações de cenas curtas em modalidade competitiva, tendo como público-alvo estudantes de escolas técnicas e universidades, artistas de arte da cena a e profissionais da área.  Conta, nesta edição com a apresentação de seis cenas aprovadas por meio de edital e também com cenas de artistas convidados. Ao todo são 12 cenas, sendo duas convidadas.
“A gente vem com a ideia de estimular a produção da cena curta, fazendo com que os alunos tenham continuidade na produção deles. Às vezes eles apresentam esse trabalho enquanto trabalho acadêmico e fica por isso mesmo. Esse Festival que acontece pela primeira vez aqui, mas que já é realizado em outros lugares, vem para dar essa oportunidade. E o Casarão é um espaço aconchegante onde essas cenas vão ser apresentadas, tanto na sala Arão Paranaguá, quanto na Luís Pazzini e também nos corredores”, assegura Gisele Vasconcelos - Doutora em Artes Cênicas, atriz e coordenadora do Curso de Teatro da Universidade Federal do Maranhão.
Além do encontro de profissionais do teatro, o Festival também dá ênfase à formação cultural, à experimentação artística e à reflexão, assim como à promoção turística da cidade. Sempre ao final do dia está programado um debate formativo com os professores do curso de Teatro da UFMA, Jurandir Eduardo, Michele Cabral e Fernanda Areias,  para dar um feedback das cenas apresentadas que estão participando da competição.
“Os alunos, as pessoas em geral sempre cobravam esse retorno do trabalho deles, então esta será a oportunidade, porque tanto alunos, quanto ex-alunos e estarão participando. A Tieta (Macau) que já é formada vai apresentar uma cena do espetáculo Sino, por exemplo. Nós conseguimos ainda juntar companhias, como a do Urias; o GUT (Grupo Universitário de Teatro) da Estrelinha, então reunimos academia e comunidade”, avalia Gisele.

Apresentação
Na noite desta  quarta-feira, 21,  serão apresentados  O cavaleiro do destino-O Desfecho (Pibid Teatro UFMA), A Refeição (Casa do Sol Cia. das Artes), Sempre Fica um Cheiro (Teatro do Redentor), O último espetáculo é Maria Firmina – uma voz além do tempo (Casa do Sol Cia. das Artes).


Programação

Dia 21
19h - Cavaleiro do Destino - O Desfecho – (Pibid Teatro UFMA)
19h30 - A Refeição (Casa do Sol Cia das Artes)
20h – Sempre Fica um Cheiro (Teatro do Redentor)
20h30 - Maria Firmina - Uma voz além do tempo  (Casa do Sol Cia. das Artes)
21h - Debate Formativo com o Júri Técnico

Serviço
O quê? Festival de Cenas Curtas Godôvirá
Quando? Até 21 de dezembro (quarta-feira)
Onde? Casarão Angelus Novus (Beco Catarina Mina, 123, Praia Grande)

Quanto? Aberto ao público

Nenhum comentário:

Postar um comentário