sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Aldeia cultural


Até o dia 8 de dezembro o Centro de São Luís terá uma programação diversificada contemplando o processo de criação de diversos artistas

“Uma mulher em fúria no corpo de um homem com os olhos marejados de lágrimas”, é assim que se define Johnny Hooker, músico pernambucano de 27 anos que tem causado alvoroço na música brasileira desde o lançamento do seu 2º álbum,  Eu Vou Fazer Uma Macumba pra Te Amarrar, Maldito! (primeiro álbum solo), que figurou no topo das paradas do Itunes Brasil e de serviços de streaming como o Deezer e o Spotify. Johnny Hooker estará na abertura da programação da 11ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes, nesta sexta- feira (2), às 22h, na Praça Nauro Machado (Praia Grande). Antes, a cantora Nathália Ferro apresenta o show Selvagem Transcendental.
Celebrando corpo, arte e território em um grandioso rito festivo, a  Aldeia Sesc segue até o dia 8 de dezembro e buscou inspiração, nesta edição, na  imagem de uma Aldeia Antropofágica, uma Aldeia que devora a cidade e a si própria, propondo um novo repertório de ações, fruto do amadurecimento de perspectivas e estratégias de difusão cultural, reforçando o compromisso do Programa Cultura com a promoção de ações qualificadas e inovadoras, em consonância com as Diretrizes Institucionais do Sesc.
Com uma programação diversificada em vários espaços do centro da cidade, esta edição do Aldeia terá música, cinema, artes visuais e cênicas, literatura, espaço de formação, pesquisa, mesclando artistas locais e de outros estados.
“Este projeto tem como um de seus principais objetivos garantir maior visibilidade à produção artística maranhense, com atenção aos processos de criação autoral e em arte contemporânea, bem como o fortalecimento dos circuitos alternativos e espaços independentes. A partir dessa percepção, além dos shows musicais, mostras de cinema, exposições, intervenções urbanas, apresentações de espetáculos e performances, dentre outras ações, o festival oferece um conjunto de ações formativas que contribuem significativamente para a qualificação de profissionais, produtores, estudantes e comunidade em geral”, afirma a produção do evento.
Além de todas as atrações  a programação da Aldeia também investirá nas parcerias com as redes locais e circuitos de produção independente, incluindo o Movimento Sebo no Chão, que vem realizando uma programação cultural aos domingos na Praça Nossa Senhora da Conceição no bairro do Cohatrac, com participação de bandas locais, venda e troca de livros e vinis, projeção de filmes, dentre outras ações.

Contra-atacando
Johnny vem no “contra-ataque da música pop brasileira”, como definiu a Revista Rolling Stone, Brasil, trazendo um trabalho que resgata o mais profundo do cancioneiro popular do país e ritmos relegados pelo mainstream que produz popstars criados a imagem e semelhança de seus “duplos” estadunidenses. Jonnhy é um artista que  desafia gênero, linguagens e que questiona a própria identidade da música brasileira.
Frevo, samba e música romântica, na melhor fórmula dor-de-cotovelo se misturam ao rock e a refrões poderosos. Seu trabalho tem atraído uma legião de fãs fervorosos por onde passa. Seus clipes já acumulam mais de 2 milhões de visualizações no Youtube, sendo o carro-chefe deles o da canção Volta, que foi tema do longa-metragem Tatuagem, o filme brasileiro mais premiado de 2013.

Programação dia 2
Praça Deodoro - 15h às 18h - Cortejo Artístico “Bloco Afro Juremê”, “Imaginautas/DeOlhoNoMuseu”, “O Circo tá na Rua”, “Procissão dos Ossos”,  “Tambor de Crioula Manto de São Benedito”,  “Voo dos Pássaros”
Praça Nauro Machado - 18h às 23h Feirinha Criativa
19h Circuito Hip Hop: Lançamento do Projeto “Dançando nos Bairros”, com Movimento Dança de Rua
21h Show Selvagem Transcendental, com Nathália Ferro

22h Show “Eu vou fazer uma macumba pra te amarrar, maldito!”, com Johnny Hooker/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário