sábado, 17 de dezembro de 2016

Sobrenatural em frente e verso


 Apreciando de frente ou de verso, de ponta cabeça ou não, o leitor vai contemplar belas e impressionantes imagens dos Lençóis Maranhenses e do Grand Canyon no olhar do fotógrafo Meireles Jr no livro-documentário Sobrenatural, mais novo trabalho do fotógrafo. 
Unir dois grandes patrimônios culturais, como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e o Grand Canyon (no deserto do Arizona, Estados Unidos) já estava nos planos do fotógrafo desde 2013.  Explorar as belezas e mistérios entre esses dois extremos foi o desafio assumido pelo fotógrafo.
Imagens, cores, texturas, pessoas. Está tudo ali. Um trabalho de encher os olhos e que instiga o leitor a tirar suas próprias impressões, ao mesmo tempo em que convida para um olhar mais de perto.  Sobrenatural é a realização de um desejo cultivado desde a publicação do primeiro livro do fotógrafo. E nesse trabalho o leitor também vai poder conhecer um pouco dos bastidores do projeto, como foi estar ali naqueles locais e como tudo aconteceu.
Diferente de tudo o que Meireles já fez na carreira, o projeto lançado agora traz, além de livro e exposição fotográfica, um documentário audiovisual, que aproxima esses dois cenários impressionantes. O trabalho tem 20 minutos de duração e revela a pequenez do homem diante de tamanhas grandezas (sobre)naturais.
“Eu sempre tive vontade de mostrar de alguma forma para as pessoas a vivência e o os bastidores da produção dos livros. O projeto do Sobrenatural é resultado de 3 anos de viagens, 3 mil quilômetros percorridos e mais de 100 horas de gravação. Foram cerca de 4 mil fotos para conseguir revelar as impressões sobre duas das mais espetaculares paisagens do planeta”, conta Meireles.
O primeiro trabalho sobre os Lençóis data de 2003, Descobrindo os Lençóis Maranhenses, mas a obra de agora tem o diferencial por acrescentar o documentário e depoimentos de moradores. O documentário é o primeiro do fotógrafo, daí vem o desafio falado por ele.


Olhar crítico
Como em todos os trabalhos do fotógrafo, uma mensagem subliminar é deixada ali. Cada imagem, cada registro reflete o olhar crítico do profissional, mas remete a uma interpretação única.
“Mostro a verdade. Falo do Rio Preguiças, por exemplo, como é a mata ciliar, coisas que você não vê todo dia, mas quando olha de cima, percebe a fragilidade do ecossistema. Eu não estou aqui pra dizer o que é certo ou errado, isso vai da interpretação do leitor”, diz. 

Sobrenatural
O nome do livro é um capítulo à parte. Perdida na estrada a caminho da pequena vila de Tusayan, e sem GPS, a equipe pediu ajuda de uma senhora parada em sua camionete no acostamento. Solícita, ela se prontificou a conduzi-los até a hospedaria. Ao chegarem, cerca de 40 minutos depois, Meireles, o produtor San Devid e o engenheiro Marcio Buzar se dirigiram ao carro da prestativa mulher para agradecer. Mas a senhora, com traços indígenas e cabelos lisos, havia sumido. Quem dirigia a camionete era um homem de meia idade. Algo sobrenatural havia acontecido!
Este era apenas o primeiro de muitos mistérios que aconteceriam ao longo da captação das imagens que dariam origem ao documentário e ao sexto livro do fotógrafo maranhense. “As pessoas não tem ideia do que são aqueles locais”, comenta Meireles.


Lencóis e Grand Canyon
Segundo o fotógrafo, o  Parque Nacional dos Lençóis e o Parque Nacional do Grand Canyon são paraíso de singulares paisagens. Em qualquer direção encontra-se um cartão postal. Além de imagens, pessoas compõe o trabalho que foi muito além das imagens. “Captamos também palavras que há muito cintilavam na areia sem forma e gestos que corriam para o mar e se perdiam no sal sem nenhum adjetivo”, diz o fotógrafo. Nas palavras de Meireles, a ideia é aproximar dois lugares mágicos e desafiadores, que, apesar da grande distância geográfica e das diferenças culturais, entrelaçam-se em vários momentos, seja pela energia ou pelos mistérios.
Em um trecho do livro, Meireles relata a experiência de quem passou por aqueles locais. Ele mesmo caminhou mil quilômetros dentro do Canyon, especificamente.  “Os motivos que levam as pessoas aos Lençóis Maranhenses e ao Grand Canyon são vários e se assemelham. Uma coisa que chama atenção é o constante número de pessoas que ali se atrevem para um momento de reflexão espiritual. Caminhos percorridos vão desvendando a alma do andarilho pouco a pouco. Entra-se com o coração deserto, sai-se com o coração pacífico, inundado de sol”.

Carreira
Designer por formação, Meireles iniciou sua carreira como fotógrafo em 1995. Desenvolveu, ao longo dos anos, uma técnica apurada, que lhe rendeu premiações, elogios da crítica especializada e principalmente, um imenso respeito do público em geral.
Uma das principais características de seu trabalho é a inquietação. Sempre em busca de um novo projeto que possa traduzir a realidade em imagens, Meireles extrai do cotidiano e das paisagens ângulos e nuances que intrigam e surpreendem. Dinamismo que persegue a perfeição e tem sido determinante para o sucesso de seus projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário