sábado, 17 de dezembro de 2016

RicoChoro ComVida na Praça encerra temporada

A última edição de RicoChoro ComVida na Praça em 2016 acontece neste sábado (17), às 18h, na Lagoa da Jansen – em frente ao Restaurante Ferreiro Grill. O nono sarau terá como atrações o Regional Chorando Calado (foto acima), o violonista Alessandro Penezzi e o DJ Ademar Danilo.
“Encerraremos este ano de projeto, com nove edições realizadas com sucesso, com chave de ouro. Ademar Danilo é um dos mais respeitados DJs já surgidos na ilha de São Luís, o Chorando Calado é formado por jovens músicos que há tempos tocam como gente grande e Alessandro Penezzi é um dos mais importantes músicos em seu instrumento – aliás, é até difícil falar em seu instrumento, já que ele toca vários. Mas hoje ele é um violonista consagrado internacionalmente e é um luxo para a cidade recebê-lo”, elogia Ricarte Almeida Santos, idealizador e coordenador de RicoChoro ComVida na Praça, projeto patrocinado pela TVN, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão, coordenado e realizado pela Eurica Produções.

Atrações
O Regional Chorando Calado surgiu nos corredores de uma escola de ensino médio em São Luís, em que Wendell Cosme (cavaquinho e bandolim) e João Eudes (violão sete cordas) se encontraram. Ainda iniciando os estudos musicais, eles chamaram a atenção de colegas e professores ao tocarem pelos corredores. O grupo, que hoje se completa com Lee Sousa (flauta e saxofone) e Wanderson Silva (percussão), teve como primeiro palco profissional o Restaurante Chico Canhoto, quando do projeto Clube do Choro Recebe, também produzido por Ricarte Almeida Santos, entre 2007 e 2010.

Lenda
Jornalista, radialista e DJ, Ademar Danilo é uma lenda viva da cultura do Maranhão. Uma das figuras que ajudou a consolidar o epíteto de Jamaica brasileira com que São Luís hoje é reconhecida, Ademar é um profundo pesquisador do universo reggae. Atualmente apresenta o dominical África Brasil Caribe, na Rádio Difusora FM, dedicado ao reggae e a outras vertentes da música negra.

Paixão
A paixão de Alessandro Penezzi por música remete à infância e à família. O piracicabano é oriundo de uma família de músicos e começou a tocar ainda criança. Tem formação em violão erudito, encara com igual desenvoltura os violões de seis e sete cordas, e toca diversos instrumentos: bandolim, banjo, cavaquinho, contrabaixo, craviola, flauta transversal, flautim, guitarra, percussão, viola caipira e violão tenor. Seu disco de estreia, Abismo de rosas, é de 2001, dedicado a solos de violão. O mais recente é Dança das cordas, de 2013, também dedicado a solos no instrumento e completamente autoral.

Palestra
No dia 16 (sexta-feira), véspera do sarau de encerramento de RicoChoro ComVida na Praça, Alessandro Penezzi ministrará palestra sobre o Violão brasileiro, às 16h, no auditório Casa do Poeta Nauro Machado, no Convento das Mercês (Rua da Palma, Desterro), também com entrada gratuita.

Serviço
O quê? RicoChoro ComVida na Praça – 9ª. Edição
Quando? 17 de dezembro (sábado), às 18h
Onde? Lagoa da Jansen – em frente ao Ferreiro Grill
Quanto? Aberto ao público

Informações: facebook.com/ricochorocomvida

Nenhum comentário:

Postar um comentário