sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Celebrando o samba


Homenagem ao centenário e ao Dia Nacional do Samba serão comemorados durante dois dias na Madre Deus com vários grupos de samba, choro e pagode, blocos de samba e tradicional

A comemoração do Dia Nacional do Samba já está virando tradição na Madre Deus. Neste ano em que se comemora o centenário do samba acontece também o primeiro dia de encerramento do Projeto Samba e Choro na Praça, no Largo do Caroçudo. O projeto é patrocinado pela Cemar, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
A festa será hoje, dia 2 de dezembro, a partir das 18h, com os grupos Instrumental Pixinguinha, Sindicato do Samba, Máquina do Samba (foto ao lado), Serrinha e Bloco Os Fuzileiros da Fuzarca.  No dia 3 (sábado), a festa prossegue também na Madre Deus, com os grupos Chorando Calado, Máquina do Samba e Nivaldo Santos (foto abaixo), quando ainda haverá o lançamento do samba do Bloco Tradicional Os Baratas.
A grande roda de samba, com direito a uma megaestrutura de palco 360º, som, luz e segurança dá início ao encerramento do projeto Samba e Choro na Praça que acontece neste ano pela primeira vez, idealizado pela Associação Máquina de Descascar’Alho.
“Há dois anos estamos com essa tradição de comemorar o Dia Nacional do Samba. O ano passado foi um sucesso levamos muitos artistas e um público gigante para celebrar e isso só mostra a força do samba no Maranhão. Este ano escolhemos essa data também para encerrar esse projeto que levou o samba e o choro para várias praças, oportunizando que pessoas que nunca assistiram a um espetáculo desses, pudesse ter acesso”, comenta Silvério Boscotô, produtor do projeto.


                                                             Chorando calado



 Centenário do samba
Samba e Choro na Praça vem acontecendo desde o dia 16 de setembro em várias praças de São Luís, Morros, Axixá, Rosário e São José de Ribamar. Esta primeira edição se encerra tendo realizado 9 etapas e reunido 27 grupos de choro e samba do estado. “Passamos por vários  lugares onde a música foi muito bem recebida e pudemos perceber que basta nos movimentarmos para dar uma programação de qualidade nas nossas praças e logradouros públicos. Que bom que acreditaram no nosso projeto que se encerra neste sábado, na Madre Deus celebrando o centenário do samba”, avalia Boscotô.
Instrumental Pixinguinha

Para o centenário do samba, a produção do projeto resolveu levar pelo terceiro ano consecutivo as comemorações do gênero que é um dos mais aclamados, realizando grandes encontros de sambistas, compositores, instrumentistas, intérpretes e amantes do samba no bairro da Madre Deus, disponibilizando ainda o espaço para os novos talentos em potencial como forma de incentivar o gosto e o apreço por esse gênero musical genuinamente brasileiro.
“No ano passado foi um sucesso levamos muitos artistas e um público gigante para celebrar. Este ano faremos em dois dias e isso mostra a força que o samba  tem no Maranhão”, comenta Boscotô.
Para Adão Camilo a luta fortalecer o samba em São Luís é grande e constante. “Levamos em nosso repertório o samba de nomes como Cristóvão, César Teixeira, Josias Sobrinho, e outros sambistas de nossa cidade sempre valorizando o que temos de melhor no samba”, diz o cantor do conjunto Madrilenus, que também participou do Samba e Choro na Praça.
Sindicato do Samba

A data comemorativa surgiu por iniciativa de um vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso. Ary já tinha composto seu sucesso Na Baixa do Sapateiro, mas nunca havia posto os pés na Bahia. 2 de dezembro foi a data que ele visitou Salvador pela primeira vez.

Serviço
O quê? Dia Nacional do Samba na Madre Deus
Quando? Dias  2 e 3 de dezembro, a partir das 18h
Onde? Largo do Caroçudo (Madre Deus)
Quanto? Aberto ao público
Realização: Máquina de Descascar’Alho

Nenhum comentário:

Postar um comentário