sábado, 2 de abril de 2016

Tributo a Coxinho


O ano de 2016 marca os 25 anos da morte de Bartolomeu dos Santos, o Coxinho. Como acontece tradicionalmente há 17 anos, uma festa/tributo para relembrar a trajetória do cantador Coxinho na cultura popular será realizada neste sábado, 2, a partir das 21h, no Bairro de Fátima (ponto final do ônibus), no Tributo a Coxinho.
A novidade do tributo para este ano é a quantidade de participantes convidados, mais do que no ano passado. Além do anfitrião da festa, o grupo Fruto da Raça Show, haverá encontro de cantadores de boi dos sotaques da Ilha e da Baixada, os bois União da Baixada e Unidos de Santa Fé, danças portuguesas, entre outros grupos.
O Fruto da Raça Show é composto pelos cantadores Zequinha de Coxinho, Gilberto de Coxinho, Careca de João Câncio, Pititiu e Adailson, e abre as homenagens ao cantador falecido em 3 de abril de 1991, que se tornou um dos mais expressivos nomes da cultura popular do Maranhão. 
 “A cada edição tem sido mais difícil de realizar pela falta de apoio, mas ficamos felizes porque a cada ano que passa temos mais convidados, mais gente querendo participar desse tributo a Coxinho que foi e continua sendo muito importante para a cultura maranhense. Este ano também completo 25 anos de cantoria. Eu comecei quando o meu pai faleceu”, diz José Plácido Sousa dos Santos, o Zequinha, filho mais velho de Coxinho e idealizador do Tributo.
O Fruto da Raça Show foi criado para relembrar as toadas do amo de Pindaré. O grupo foi criado após o sucesso do primeiro tributo realizado há 17 anos no Bairro de Fátima e apresenta os sotaques de zabumba, matraca (ilha) e baixada (Pindaré). Nas apresentações que costumam durar uma hora, as toadas são as mais diversas com foco nas composições de Coxinho e João Câncio, grande parceiro de Coxinho no Boi de Pindaré.

Mestre Coxinho
Coxinho morreu com 81 anos, é considerado uma das grandes vozes do bumba-meu-boi do estado do Maranhão no sotaque de Pandeirão, e autor da toada Urrou do Boi (1972), que se tornou o Hino Cultural e Folclórico do Maranhão. Mestre Coxinho foi o cantador de um dos primeiros discos de grupos de bumba-meu-boi. A voz inconfundível do mestre foi registrada em Bumba-Meu-Boi de Pindaré (1977).
O cantador nasceu em 24 de agosto de 1910, no lugarejo Fazenda Nova (Vitória do Mearim). Por mais de 30 anos dedicou sua vida ao Boi de Pindaré, que fundou, juntamente com João Câncio, em 1960.

Programação
Fruto da Raça Show
Encontro de cantadores de boi da Ilha
Encontro de cantadores de boi da Baixada
Boi União da Baixada
Boi Unidos de Santa Fé
Danças portuguesas

Serviço
O quê? Tributo a Coxinho
Quando? 2 (sábado), às 21h
Onde? Bairro de Fátima (ponto final do ônibus)
Quanto? Aberto ao público

Nenhum comentário:

Postar um comentário