segunda-feira, 25 de abril de 2016

Jonilson Bruzaca: Artista de fases


A Casa d'Arte Centro de Cultura  apresenta o acervo de Jonilson Bruzaca. Caricaturista, artesão, designer, o artista multifacetado vai mostrar o que vem produzindo ao longo dos últimos 20 anos. O resultado é um misto de cores, texturas, traços e formas, apresentados em papel, madeira, argila, osso e couro que o público vai poder conferir pessoalmente na vernissage  “Fases e Faces de Jonilson Bruzaca”, que fica em cartaz até o dia 23 de maio.  A Casa d'Arte Centro de Cultura fica localizada no município de Raposa, na Grande São Luís.

Bruzaca, como é conhecido, expressa em sua arte, suas raízes e porque não dizer, sua própria vivência, desde uma infância em São José de Ribamar, na qual ainda menino brincando no quintal de casa,  já dava os primeiros passos na arte, produzindo seus próprios brinquedos de madeira e fios representados nos arcos, flecha e revólveres inspirados por quadrinhos como Tex e Ken Park. Já na adolescência, foi ávido leitor das aventuras dos super-heróis das editoras Marvel e DC Comics. Por esta influência, já em São Luís, entrou para o SingularPlural, notório grupo de amantes das HQ’s, que chegou a produzir algumas publicações no início dos anos 2000.

Também neste período  Bruzaca começou a experimentar outros traços e texturas e direcionar seu pincel para a caricatura. “Gostava muito de desenhar. Cheguei a fazer testes para algumas editoras americanas. Durante o processo dos testes, eu percebi que não conseguiria adaptar meu traço ao que as editoras queriam, porque desenhar quadrinhos exige o domínio de uma narrativa visual, são vários desenhos em sequencia. Meu trabalho sempre pendeu para uma proposta de um desenho ou pintura únicos. Por isso me identifiquei mais com as caricaturas”, explica.

Em 2007 teve o projeto “Monstros 2008 – Exposição de caricaturas” aprovado no edital do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), em parceria com a jornalista Zina Nicácio. A partir de então passou a utilizar outros elementos além da tinta e do papel. Carvão, madeira, tintura de mangue entre outros elementos naturais foram sendo introduzidos em sua arte, um retorno à sua raiz. Neste período de sua vida, Bruzaca partiu também em busca de novas experiências  de autoconhecimento e cura da alma. Conheceu medicinas ancestrais e por meio delas, instrumentos utilizados para rituais sagrados, produzidos, sobretudo com matéria prima orgânica. “À proporção que ia me aprofundando nestes rituais, ia também refinando meu fazer artístico. Passei também a fabricar os instrumentos, aliando o meu saber com o respeito pelo sagrado e percebi o quanto isto me fazia bem e o quanto é importante no desenvolvimento dos trabalhos que executo atualmente”, lembra.

Da arte para o artesanato – Às vésperas de completar 40 anos, o trabalho de Bruzaca é o reflexo de uma desconstrução de um padrão estético estratificado e um retorno à sua ancestralidade como ser humano. Com mãos hábeis, imprime estilo próprio não só nos desenhos e caricaturas, mas também na produção de peças, cujas matérias primas advêm de elementos naturais como o couro, o bambu, o osso e tecidos de algodão cru.  Produtos estes fabricados por meio de instrumentos e ferramentas, em sua grande parte, também produzidos pelo próprio artista, em seu ateliê.

"Abrigar a exposição de um artista como o Jonilson Bruzaca, tão multifacetário, reafirma e fortalece a missão do Casa d'Arte Centro de Cultura, que é acolher e promover a diversidade e a criatividade autênticas", reitera Luzenice Macedo, Gestora do Casa d'Arte.

A programação consta ainda  a Exibição do Documentário "A artista está presente",  sobre a trajetória da Artista Marina Abramovic (2012), às 18h,  e às 20h, o DJ Daniel Pinheiro, por meio de seu “Jazz Me Up Project” vai tocar o melhor do Jazz, Rock, Blues, Afrobeat, Afrofunk, Reggae, Nujazz, EletroJazz e muito mais.
O Casa d'Arte Centro de Cultura fica localizado na rua do Farol do Araçagy, 9 – Raposa (Rua em frente a Clinica Ruy Palhano). Mais informações: 99974-9366 / 98702-6894 ou no Facebook: Casa d'Arte Centro de Cultura.

Serviço:
O que:  Exposição “Fases e Faces de Jonilson Bruzaca”
Onde: Casa d'Arte Centro de Cultura - rua do Farol do Araçagy, 9 - Raposa/MA – Brasil (Rua em frente a Clinica Ruy Palhano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário