terça-feira, 19 de agosto de 2014

Arte em todo canto na Mostra Sesc Amazônia das Artes




A partir de hoje até o próximo dia 30, dezoito produções artísticas dos estados Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins acontecem em vários pontos da cidade pela Mostra Sesc Amazônia das Artes. A performance/exposição Assédio Moral, de Marina Boaventura (TO) abre o dia de programação, às 17h, na Praça Deodoro, finalizando na área de Vivência do Sesc Deodoro, onde em seguida ela participa de Roda de Conversa, com o público presente para abordar a temática e criação do trabalho.
A performance/exposição retrata uma situação real vivenciada pela artista, que transformou o drama e a dor vivido depois de sofrer preconceito e assédio moral, enquanto dava aula no Espaço Cultural, em Palmas (TO), em arte. Daí nasceu a obra realizada e registrada em espaço urbano de cada cidade por onde circula a partir de filmagem e aberta ao público em formato de exposição.

A obra é resultante do período em que a artista esteve doente, se recuperando de uma grave intoxicação adquirida no ambiente profissional, quando foi submetida, dentre outras imposições, a trabalhar em uma sala insalubre. Nesse tempo, Marina costurou, pintou e bordou um vestido retratando o que ela vivia e como se sentia diante daquela situação, indumentária que conta sua história de dor e superação durante a performance.

No dia 20 (quarta-feira) começa a programação musical com o grupo convidado Bossa Nossa, às 19h, com o show Trupiada. Em seguida o Grupo Afrôs (foto abaixo), se apresenta às 20h, com Inoromô, encerrando a temporada no projeto Amazônia das Artes deste ano. Ambos são na Praça Nauro Machado.

“Nós fizemos cinco estados em maio e outros cinco em agosto. Agora abrimos a programação musical na quarta-feira e encerramos nossa participação nesta edição do Amazônia das Artes que para a gente foi muito enriquecedora. Ficamos muito emocionados porque foi uma experiência nova em a gente percebeu na região Amazônia uma cultura que se assemelha com a da gente, embora as configurações sejam peculiares”, comenta Rebeca Alexandre (backing vocal e percussão).

Inoromô é um passeio da música brasileira ancestral indígena e africana através das composições autorais do grupo. A proposta é fazer um passeio pela música brasileira, investindo na musicalidade tradicional local e brasileira, unindo-as às tendências e influências contemporâneas.

O espetáculo é definido como um show de linguagens transversais que traz em sua proposta a mistura das artes musical e teatral, apostando na linguagem performativa e na dança expressiva dos ritmos populares como forma de conexão com o público. Através de elementos retirados de um baú pela performer Tieta Macau, como: saia de coreira, tamanco chamató, oratório e vinho, a banda faz um passeio pela cultura do povo brasileiro, a partir das matrizes rítmicas e culturais indígenas e africanas.

“É um show muito especial porque tem uma proposta musical e cênica. Nós ainda continuaremos com ele até o final do ano e em outubro lançamos nosso EP. Para 2015 nós já estamos trabalhando em novos projetos, novas composições, nosso primeiro CD e muitas novidades que estamos preparando para movimentar a cena cultural de São Luís”, promete Rebeca.

Grupo Afrôs é formado por Camila Pinto (voz e percussão), Fernanda Preta (voz e percussão), Cris Campos (voz e percussão), Jânia Lindoso (backing vocal e percussão), Rebeca Alexandre (backing vocal e percussão), Melannie Carolina (baixo elétrico), Hugo César (guitarra e violão), Tieta Macau (bailarina) e Luiz Claudio Monteiro (direção musical).

Os espetáculos de dança e de teatro se apresentam em vários locais. Para esta edição estão: Tenho Flores nos Pés, da Comadança/MT; O Curupira: Um Ser Inesquecível, do Grupo Desclassificáveis/RO; Origens, de Nóis da Casa/AC; As Mulheres de Molière, da Cia. Visse e Versa de Ação Cênica/AC; A Carroça é nossa – Grupo Xama Teatro/MA; Coreografia T-SHIRT, do Grupo Street Master/MA; Conexos - Núcleo de Formação Artística/MA e A Onda Encantada do Grupo Jalam /PA.

A parte musical contará com os talentos dos artistas João Pedro Borges (MA), com o show Brasileiro; Josué Costa (PI), com Luando; O Grupo Imbaúba (AM) no show Vivo na Floresta; Ben Charles e Los The Os (RR) com Carimbó Eletro Seco e o grupo Bado (RO) com o show No Quintal.


 O Sesc Amazônia das Artes surgiu a partir de um estudo técnico dos regionais localizados no Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins que identificou a existência de poucos investimentos na área da cultura e grandes limitações econômicas e sociais nestes locais. Atualmente, além desses, os estados do Mato Grosso do Sul e Piauí também fazem parte do projeto, por proximidade ou apresentar características semelhantes aos estados abrangidos pela Amazônia Legal.




Realizado há sete anos, a Mostra Sesc Amazônia das Artes é um projeto de circulação de espetáculos de música, dança e teatro entre os estados integrantes da Amazônia Legal: Piauí, Maranhão, Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins. A entrada dos espetáculos é gratuita, mas os espectadores podem exercitar sua solidariedade doando um quilo de alimento não-perecível, revertido para instituições sociais por meio do Programa Mesa Brasil Sesc.


Locais
Os eventos acontecem na Área de Vivência do Sesc Deodoro (Praça Deodoro), Praça Nauro Machado e Teatro João do Vale (Praia Grande), Praça do Panteon, Teatro da Cidade de São Luís, Parque do Bom Menino (Centro), Cine Praia Grande (Praia Grande) e Sesc Turismo (Deodoro). Programação completa no site: www.sescma.com.br





Programação
Dia 20.08
19h - Show “Trupiada”, Grupo Bossa Nossa
Local: Praça Nauro Machado
20h - Show “Inoromô”, Grupo Afrôs/MA
Local: Praça Nauro Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário