sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Prefeitura anuncia os vencedores do 35º Concurso Literário

A Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), divulgou nesta quinta-feira (21) o resultado final do 35º Concurso Literário Cidade de São Luís. Oito obras de diferentes autores serão premiadas e cada um receberá o valor de dez salários mínimos, junto com o certificado de participação, além da publicação de mil exemplares de cada obra. A Func anunciará a data da solenidade de entrega da premiação nos próximos dias.

Para o presidente da Func, Francisco Gonçalves, a importância do concurso vai além da premiação porque as obras sensibilizam o leitor com o imaginário contemporâneo da cidade. “Todo artista é uma antena sensível da percepção social. A Literatura também serve para isso. Favorece a criação de novos imaginários para com a cidade. O concurso não é somente para termos novos escritores. É também para termos mais leitores”, ressaltou.

As obras foram avaliadas por uma Comissão Julgadora formada por dezesseis profissionais (sendo um julgador maranhense e outro nacional, por categoria) das áreas de Letras, Literatura, Teatro, Comunicação, Educação e Cultura. A Comissão foi presidida pela professora doutora Márcia Manir Miguel Feitosa, coordenadora do curso de Mestrado em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão e pesquisadora nas áreas de Literatura Brasileira e Portuguesa, Literatura e Cultura Maranhense, Estudos Literários, entre outras.

Para Márcia Manir, o resultado do concurso aponta para um avanço na produção literária maranhense entre escritores jovens. “As obras premiadas nas categorias romance e literatura infantojuvenil, por exemplo, foram surpreendentes, de excelente qualidade. Na categoria poesia, o autor premiado criou uma obra interessante relacionada com o tema do sebastianismo. Na categoria ensaio o público vai poder conferir uma análise interessante sobre o jornal A Flecha, importante matutino do século XIX”, destacou.

DOCUMENTAÇÃO
A documentação da avaliação dos participantes estará disponível para entrega a partir de segunda-feira (25), das 8h30 às 12h30, na Casa dos Blocos Tradicionais, localizada na Rua Isaac Martins, nº 125, Centro. Só poderão requisitar a documentação os próprios candidatos junto à Secretaria Executiva do Concurso, no prazo de 30 dias.


RESULTADO FINAL
CAFÉS AMARGOS - SABRYNA ROSA MENDES DE CASTRO O LABIRINTO - ADONAY RAMOS MOREIRA

VEM CÁ CURIAR CACURIÁ!- INARA CONCEIÇÃO MELO RODRIGUES
O SUICIDA- ANTÔNIO CARLOS ARAÚJO RIBEIRO JÚNIOR

A FORMIGUINHA BRUNA E O REINO DAS SAÚVAS - WESCLEY BRITO DA SILVA

A FLECHA, A PEDRA E A PENA: JOÃO AFFONSO,
ALUÍSIO AZEVEDO E A PRIMEIRA REVISTA ILUSTRADA DO MARANHÃO - IRAMIR ALVES ARAÚJO
POST MORTEM - ANDRÉ FELIPE CRUZ CORREA
A ILHA DO ENCOBERTO- CLAUDICÉLIO RODRIGUES DA SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário