domingo, 31 de agosto de 2014

VIII Semana Maranhense de Dança encerra em noite de gala neste domingo (31)

De: oimparcial.com.br


Depois de uma semana intensa de atrações e programação variada em muitos gêneros que movimentaram a cidade, encerra neste domingo (31) a oitava edição da Semana Maranhense de Dança, aberta na segunda-feira (25) com homenagens, espetáculo e oficinas.

Promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), via Teatro Arthur Azevedo (TAA), a Semana de Dança ofereceu ao público maranhense que se dedica ao estudo e trabalho da dança, 16 oficinas nos gêneros ballet clássico, contemporâneo, dança do Ventre, Rua, Salão, Afro, Jazz, Aéreo e Especial, nos níveis iniciante e avançado, ministradas por professores maranhenses e convidados do Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Pernambuco. Também foram apresentados nove espetáculos e 184 coreografias, performances e intervenções, por companhias, grupos e bailarinos maranhenses e convidados do Rio de Janeiro, Recife e Natal.

Com algumas novidades, a edição de 2014 da Semana Maranhense de Dança iniciou no mês de julho, nos dois últimos finais de semana, com a Caravana da Semana de Dança, realizando oficinas e apresentando espetáculos e coreografias, nos municípios de Fortaleza dos Nogueiras, Carolina, Açailândia, Cantanhede, Bacabal, Ribamar e Paço do Lumiar, com 20 atrações entre bailarinos e companhias.

Outras novidades neste ano foram a inclusão de uma Mostra Competitiva Solo que escolheu dois melhores bailarinos (feminino e masculino) com direito ao Troféu Carlos Gaspar de Dança e, a performance Eu danço, tu dança...nós dançamos, com participação de grupos de pessoas de necessidades especiais da Apae, Escola de Cegos, Sesc, Terceira Idade, e do PAI.

A VIII Semana Maranhense de Dança ainda prestou homenagens a artistas maranhenses. Na noite de abertura, na segunda-feira (25), a secretária da Cultura, Olga Simão, e o diretor do TAA, Roberto Brandão, descerraram duas placas que dão nome a duas Salas do Arthur Azevedo, num reconhecimento pelo trabalho e dedicação dado em vida do estilista Chico Coimbra à Sala de Adereçaria e Figurino e do bailarino Antonio Gaspar, à Sala de Dança.

Também na mesma noite foram homenageadas profissionais que dedicam suas vidas ao ensino da dança:Waldecy Vale, professora de dança da Ufma, e a Maestra Olinda Saul, professora, coreógrafa e criadora/coordenadora do projeto Dança Criança.

“O saldo foi positivo, além do esperado. O número de participantes nas oficinas ede público nas plateias dos teatros e salas foi muito bom. Ao longo da semana vimos a satisfação dos participantes como atração, tanto dos bailarinos de São Luis quanto dos convidados que vieram do interior do e de outros estados”, disse Eliane Propp, da coordenação da Semana.

Para nós, é gratificante e satisfatório a realização desse evento, porque a cada ano cresce a procura pela participação nas oficinas e nos espetáculos e com as novidades neste ano,tivemos ainda mais interesse por parte do público, complementouAbelardo Teles, também da coordenação da Semana.

A programação de oficinas e cursos aconteceram pela manhã e tarde nas salas do Teatro Arthur Azevedo, Espaço Olinda Saul, Grêmio Lítero Português (praça João Lisboa) e Academia Viva Água, para bailarinos (alunos e profissionais), professores de dança, dançarinos e ao público geral, enquanto os espetáculos, coreografias e intervenções foram apresentados nos teatros Alcione Nazaré, João do Vale e no Arthur Azevedo com ingressos trocados por um quilo de alimento não perecível. “Os alimentos recebidos na troca dos ingressos é uma campanha que o teatro vem realizando nas Semanas de Dança e de Teatro e que, após o evento, são doados a instituições de caridades e entidades filantrópicas”, informou Roberto Brandão, diretor do TAA.

Última Oficina

Para o último dia de programação da VIII Semana Maranhense de Dança uma única oficina encerra atividade, no Espaço Ballet Olinda Saul, das 11h às 13h, período em que a professora Carla Silveira, de Minas Gerais, ministra aula de Dança do Ventre II para alunas do nível intermediário e avançado.

Já no palco do Teatro Arthur Azevedo, a VIII Semana Maranhense de Dança fecha a edição de 2014 com uma programação especial que será apresentada em duas sessões: às 16h e reapresentação às 20h, em Tarde de Gala II e Noite de Gala II, com apresentação de 19 coreografias com grupos, companhias e bailarinos maranhenses e convidados do interior do estado e de outros estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Fortaleza).

Como convidados de fora do estado estarão no palco do TAA os bailarinos Paula Penacho e Luis Ruben Gonzalez (SP e PE) do Ballet Gonzalez (PE); FilipiEscudini (RJ); Karen Mesquita e Murilo Gabriel do Ballet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ); Alex Silva e Alex Magalhães do BCAD Cia de Dança (CE); Adriana Salomão (RJ); CarllaSillveira (BH) e Larah Nóbrega, da Academia Tereza Passos (CE).

A programação de coreografias da Tarde e Noite de Gala, contará com a participação de bailarinos maranhenses do Ballet Olinda Saul; Studio de Dança Clay Carlos; Escola de Dança Adágio; Cia de Jazz Solange Costa; Pulsar Cia de Dança; Cia Street Master; Larissa Carvalho e Rhawann Moraes; Estúdio de Artes Cênicas; Studio de Dança Árabe Solange Costa; Alunos da Oficina de Jazz 2; e Cia de Dança de Salão de Açailândia.

No Teatro Alcione Nazaré, às 18h, bailarinos do Estúdio de Artes Cênicas (MA) apresenta o espetáculo Próximo, em coreografias de Joilson Ferraz e Fernando Saraiva, com os bailarinos Alba Silva, Carlos Maciell, Fernanda Câmara, Fernando Saraiva, RaylaAlves, Rayane Alves e Joilson Ferraz.Eles passarão para o público, movimentos que ressaltam os laços de amizade que permeiam a todos como parte desse trabalho, mostrando uma linguagem poética do amor Fraternal, Filos, Ágape, Eros e Cósmico. Uma analogia real da palavra “próximo” que pode significar do íntimo ao subsequente, transcendendo o contato físico e dando lugar a importância de sentir-se amado por alguém.

No espaço GuestHouse (Rua 28 de julho – Centro Histórico), o grupo maranhense BemDito Coletivo apresenta, às 19h, “Corpo Descartável”. Criação e direção do coreógrafo e bailarino Yuri Azevedo, a performance com 40 minutos de duração, leva a público movimentos onde a metáfora do descartável expõe as relações estabelecidas pelo homem na contemporaneidade; seus relacionamentos efêmeros, instáveis e superficiais.

Esta performance consiste na experimentação e na investigação do copo descartável como símbolo da modernidade, do plástico. Associando este objeto ao homem do presente, busca-se encontrar e nos fazer refletir sobre Qual é a dimensão de descartável? Qual relação de descartável se estabelece entre o homem e a natureza? Entre o homem e o outro? Entre o homem e ele mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário