terça-feira, 19 de agosto de 2014

Meireles Jr desvenda São Luís do alto

A Grande São Luís vista do alto em ângulos jamais conhecidos. Seus encantos e mistérios, suas belezas, outros lados não tão belos, seus contrastes... São Luís como ela é na visão do fotógrafo Meireles Junior. É isso que o livro fotográfico Sobre São Luís vai mostrar em 120 páginas e 85 imagens, muitas delas acompanhadas por textos de escritores, artistas, jornalistas, urbanistas, gente que tem conhecimento da cidade e outros que nutrem sentimento e paixão por São Luís.

A obra de certa forma será um presente para a cidade que este ano completa 402 anos. O lançamento será no dia de aniversário de São Luís, 8 de setembro, às 19h, no São Luís Shopping.

O projeto foi desenvolvido há vários anos com imagens que completam quase uma década, produzidas a partir de 2005 até o ano de 2014. “É uma espécie de documento da cidade, mas não tem um objetivo histórico, e sim artístico, de documentação da Grande São Luís e aí, englobo não só São Luís, mas São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa. É a vista da cidade feita por um ângulo aéreo, pouco utilizado. Por isso o nome do livro Sobre São Luís.

O vôo sobre São Luís resultou em imagens de deixar qualquer um de boca aberta. Trabalhando o tempo todo com imagens aéreas, Meireles começou a trajetória pelo Estreito dos Mosquitos e foi percorrendo toda a área litorânea da cidade, lugares como a praia de Boa Viagem, Baía de Curupu, Raposa, São José de Ribamar, Aracagy, Olho D’água, Península da Ponta D’Areia. A imagem que abre é a dos Estreitos e a que encerra o livro é de São José de Ribamar.

“Partindo do Estreito dos Mosquitos fiz um giro em volta da Ilha. Este livro contempla lugares como a Baía do Arraial, você conhece? Muita gente não. É um local ainda virgem que a maioria das pessoas não tem conhecimento. Estou falando nesse livro através das imagens, por exemplo, dos mangues, que é um foco desse livro e que a gente tem que continuar preservando. Depois de fazer o giro pelo entornou eu passei para o núcleo da cidade”, informa.

Das 40 mil fotografias tiradas ao longo de quase 10 anos foi difícil selecionar as 85 que fazem parte do livro. O olhar do fotógrafo, e o senso apurado e crítico ao mesmo tempo tinham que entrar em campo. E o resultado foram imagens belíssimas mostrando, por exemplo, a Igreja de São João Batista (no Vinhais Velho) antes das obras da via expressa no entorno; ou ainda conjuntos do programa Minha Casa Minha Vida no Maiobão, e as casas do bairro da Ilhinha; O Cintra e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição (no Anil), mostrando o que ainda resta do rio que os separa; os bairros, o porto... E imagens noturnas de tirar o fôlego! Imagens de uma cidade que é sua, mas que você nem sempre conhece e reconhece.

“Quis também mostrar esse processo de crescimento desordenado que a cidade tem passado. Foram muitas mudanças em 10 anos, muito crescimento. Mas não quis fazer um trabalho comparativo, embora ele esteja lá em algumas imagens”, avalia.

Mereiles diz que teve referências de outros trabalhos do gênero feitos da cidade do Rio de Janeiro, de Paris para fazer uma equivalência deixando São Luís no rol das grandes cidades. “Não me detive a mostrar só as paisagens bonitas, mas um retrato da cidade como ela é. Eu não inventei nada. Está tudo aí! Porém eu não tive como abarcar a cidade, mas tentei colocar no livro o que pude, o que idealizei como projeto”. Enfatiza.

O livro é bilingue. Algumas imagens vem acompanhadas de textos como o do urbanista Érico Junqueira que dá a sua visão sobre o processo urbanista da cidade; do escritor Wilson Marques, que conta da São Luís desde a invasão até os dias de hoje; de artistas que estão morando longe, como Flávia Bittencourt; de outros que carregam um carinho especial, como Paulinho Pedra Azul, entre outros.






Nenhum comentário:

Postar um comentário