terça-feira, 19 de agosto de 2014

Duas exposições na Galeria Trapiche



A Galeria Trapiche, equipamento cultural da Prefeitura de São Luís, mantém em exposição até o dia 4 de setembro as mostras “Punga dos Homens no Tambor de Crioula” e “Sobras da Flora”. O primeiro trabalho é uma exposição fotográfica sobre a “punga dos homens” registrada em imagens de festas de tambor de crioula na região do Munim. Já “Sobras da Flora” consiste em esculturas feitas a partir de reciclagem de materiais como madeira, galhos, troncos e raízes pelo artista plástico Edgar Pereira.

“Na dança das mulheres, a punga é um movimento de umbigada, de cumprimento e convite para a entrada na roda do tambor. A punga dos homens consiste em uma série de movimentos que se iniciam com bailado do coreiro baiador com a coreira na roda, escolha da parceria, os movimentos de combinação e preparação e a aplicação da punga”, explicou Jonero Santos, um dos pesquisadores da mostra “Punga dos Homens no Tambor de Crioula.

Além de Jonero Santos, a exposição reúne fotografias produzidas pelos pesquisadores Anderson Fernandes, Marco Aurélio Haickel e Assuero Costa focando personagens masculinos que integram a manifestação cultural do tambor de crioula. A punga dos homens possui movimentos que lembram a capoeira. Alguns “golpes” visam à derrubada dos parceiros ou apenas sugerem jogos lúdicos de ataque e defesa. 

Os registros foram feitos no povoado de Centro do Meio (cidade de Icatu), no povoado Quilombo de Miranda (cidade de Rosário) e em São Luís durante o 2º aniversário do Centro Cultural Mestre Amaral (Praça Dom Pedro II), quando os mestres baiadores e pungadores José Conceição Silva, conhecido como Zé de Lina, e Benedito Pincé vieram de Icatu para uma demonstração da punga dos homens na capital.

ARTE E RECICLAGEM
O artista Edgar Pereira é o autor da exposição “Sobras da Flora”, que utiliza a reciclagem de materiais como matéria prima do trabalho.  Ele contou como surgiu a ideia para produção da mostra que utiliza madeira, galhos, troncos e raízes para a composição das esculturas em destaque na Galeria Trapiche.

“Eu estava andando pela orla do matagal próximo a minha residência e encontrei uma tora de acácia, sobra de podagem. Então me veio a ideia de fazer algo parecido com uma carranca, lembrando as do rio São Francisco. Comecei a entalhar pela primeira vez uma figura. Desde então, tomei gosto pelo tipo de passatempo e continuei a fazer outros trabalhos”, explicou.

As mostras “Punga dos Homens no Tambor de Crioula” e “Sobras da Flora” ficam em exposição até o dia 4 de setembro, com entrada gratuita. A Galeria Trapiche está localizada na Avenida Vitorino Freire, no Centro Histórico, em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário