sexta-feira, 22 de agosto de 2014

O camelo, o leão e a criança




“Três transformações do espírito vos apresento: como o espírito se transforma em camelo, o camelo em leão, e o leão, finalmente, em criança”. (Nietzsche em Assim Falava Zaratustra.)


Três histórias reais e diferentes, três personagens, muitas reflexões filosóficas. Esse é o mote do filme O camelo, o leão e a criança, do diretor paranaense Paulo Blitos, em cartaz nos Cine Lume e Praia Grande, às 16h e às 20h, respectivamente. O longa deve ficar duas semanas em cartaz nos mesmos horários e foi gravado nas cidade de Curitiba (PR) e em várias locações de São Luís, Morros e Barreirinhas (MA). Em outubro o filme será lançado em Curitiba.

O filme é baseado em histórias reais e relacionadas à tipologia nietzschiana (de Friedrich Nietzsche). Um professor de filosofia da ciência, um ator e diretor de teatro, uma médica e mística, vivem diferentes fases em suas vidas.

Cada uma das personagens se depara, em sua linha de vida, com a dimensão do estranho, seja na experiência de discriminação e seu fundo de violência, seja na vertigem do vicio e da loucura, seja ainda no indizível do transe místico. O encontro com o real e a comoção que o filme desencadeia exigirão novos modos de pensar, de agir, de existir.

“A ideia foi trabalhar com essa tipologia, tentar viabilizar isso na história das pessoas, ter um pouco da história de cada um no filme e fazer a analogia com os personagens traçando esse paralelo filosófico com a vida real. Não são todos os fatos da realidade de cada pessoa, assim como misturamos algo de ficção. Vamos tentar passar para o público, a vida de três personagens”, explica Paulo Blitos.

Paulo é um dos atores principais. Para fazer o professor ele tomou influências da história do pai, que foi alcoólatra, e dele próprio que atua como professor. Dessa junção surgiu o professor que tem a patologia e passa por um tratamento.

O ator, interpretado por Mauro Zanata (de Curitiba), tem uma deficiência física e é história dele dentro da área cênica, vivendo a arte apesar da deficiência. Já a médica, Vanessa Goncioroske (maranhense), uma burguesa de classe média/alta não está satisfeita com o trabalho que desenvolve e vai buscar outros parâmetros dentro de uma visão mística para achar a cura saindo do método convencional. Há ainda o ator maranhense Raimundo Reis, que faz o papel do “Enigma”, a linha do pensamento.

“O camelo carrega o peso do mundo. O leão escolhe o seu caminho, na visão de Nietzsche, e a criança é aquela que realiza, que vai em busca do novo, do inusitado. Há a junção desse três em cada personagem. São quatro linhas que convergem e que vão se incorporando aos personagens. A linha da criança não é tão simples quanto a do camelo e do leão. A criança não se enquadra nessa linearidade”, define Paulo.

O camelo, o leão e a criança tem duração de 88 minutos e conta, a priori, as histórias individuais do professor, do ator e da médica. Depois esses três personagens se interrelacionam em uma temática filosófica que leva à reflexão sobre pessoas, ações, cotidiano.

Para ter todo o arcabouço filosófico no filme, Paulo teve a consultoria do psiquiatra João Perci Schiavon, da USP, doutor em psicologia clínica para dimensionar os textos e suscitar as reflexões sobre as questões filosóficas abordadas no roteiro.

O filme levou um ano para ser concluído, desde que o diretor passou a residir em São Luís. Paulo teve a ideia de fazer o filme depois de ter vindo à cidade outras vezes e em visita a conterrâneos que já moravam aqui. Os dois amigos viriam a formar a equipe com ele no filme: o cineasta Edemar Miqueta, que assina a direção de fotografia, e o fotógrafo Evandro Martin.

Setenta por cento das locações foram feitas no Maranhão. Paulo diz ainda que a cidade de Curitiba não aparece definida no filme, ao contrário das cenas de São Luís, Morros e os Lençóis Maranhenses. De São Luís foram selecionados 15 atores, um preparador de elenco e 32 figurantes. O pesquisador e professor de música Joaquim Santos assina a trilha sonora.


O diretor - Paulo Blitos é roteirista, diretor, ator e produtor de Curitiba (PR). Atua na área cultural desde 1994, na Escola do Ator Cômico, onde desenvolveu vários projetos como ator. Tem participação em filmes curta-metragem nas funções de produtor, roteirista e ator. Assina o roteiro e atua nos filmes Agora: a dimensão do infinito, em 2009, Crônicas do ser lacerante e Tuareg, um curta gravado em santo Amaro (MA) e cujo lançamento foi no último dia 16.


Ficha Técnica
Roteiro e Direção: Paulo Blitos
Co-direção: Jul Leardini
Produção: Paulo Blitos e Sync Cultural
Elenco: Paulo Blitos, Mauro Zanatta, Vanessa Gonsioroski, Raimundo Reis
Direção de Fotografia e Câmera: Evandro Martin
Trilha Sonora: Joaquim Santos
Produtora: Sync


Serviço
O quê? Filme O camelo, o leão e a criança

Onde? Cine Lume (às 16h); Cine Praia Grande (às 20h)
Quanto? Ingressos praticados nas bilheterias

Nenhum comentário:

Postar um comentário