sábado, 8 de março de 2014

Exposição homenageia 13 grandes maranhenses

                                                                                                  Maria Aragão

                                                                        Elza Pacheco

                                                                                                     Rosa Waquim

Para homenagear as mulheres, a Fundação da Memória Republicana Brasileira promove a exposição “Mulher em destaque”, de 10 a 28 de março, em sua sede no Convento das Mercês (Desterro). A solenidade de abertura será às 16h desta segunda, 10. Belos painéis com retratos e textos contam a história de vida e de luta de 13 maranhenses que contribuíram para a construção de uma sociedade mais justa entre o século XIX e XX.
Destaque para a médica Maria Aragão, a filóloga Elza Paxeco, a atriz Apolônia Pinto, as prefeitas Lia Varela e Dona Noca, a deputada Dalva Bacelar, a desembargadora Judith Pacheco, as escritoras Rosa Mochel, Laura Rosa e Maria Firmina dos Reis, a artista plástica Rosa Waquim, além de Ana Jansen.
A pianista Lilah Lisboa, que dá nome à Escola de Música do Estado e também será homenageada, será tema da primeira das cinco rodas de conversa que integram a programação da exposição. O bate-papo será coordenado pelo professo Simão Pedro. Ao fim da roda de conversa, haverá recital de piano com Rosário Macedo.
Para a presidente da FMRB, a advogada Anna Graziella Costa, a exposição além de contribuir para divulgação e reconhecimento destas mulheres, também quer chamar a atenção para a importância da mulher na sociedade. “O dia 8 de março não é um dia apenas para comemorações, mas também para se firmarem discussões que visem à diminuição dos preconceitos enfrentados pela pessoa feminina em todos os âmbitos da sociedade”, ressaltou.
Os retratos em exposição foram produzidos pela estudante de arquitetura da Universidade Estadual do Maranhão, Letícia Desterro, que se baseou em fotografias das homenageadas. Já os textos foram baseados em pesquisas coordenadas pela historiadora Lenir Oliveira, chefe do Departamento de Museologia da FMRB.
Segundo ela, para a concretização deste trabalho foram realizadas pesquisas em instituições como a Biblioteca Pública Benedito Leite, a Academia Maranhense de Letras, Tribunal Regional Eleitoral, universidades, Biblioteca da Fundação da Memória Republicana Brasileira “Padre Antônio Vieira”, aberta ao público para visitação e pesquisa.
Os painéis da mostra “Mulher em destaque” também terão sua versão digital e poderão ser vistos através do site da Fundação, no endereço www.fmrb.ma.gov.br.

Serviço

O quê
Exposição Mulher em destaque
Quando
De 10 a 28 de março, das 9h às 18h
Onde
Na sede da FMRB, Convento das Mercês (Desterro)
Aberto ao público

Nenhum comentário:

Postar um comentário