quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Um viés do romantismo


         O artista plástico carioca Thiago Azevedo preparou uma nova coleção de pinturas para mais uma exposição em São Luís.  Um viés do romantismo é a segunda mostra individual do artista, que traz na bagagem várias coletivas em São Luís e em algumas cidades da America Latina. Serão 16 telas em exposição na Galeria Maggiorasca, em cartaz até o dia 4 de fevereiro.
As obras, em estilo figurativo, produzidas em óleo sobre tela, revelam cenários românticos, que destacam jovens mulheres e toda sua beleza, graça, pureza e sensualidade. Em dimensões que variam de 45 cm x 70 cm a 90 cm x 1.40 cm, as telas evidenciam ainda os traços da cultura maranhense seja na brejeirice das mulheres negras e mestiças, no tecido de chita das coreiras do tambor de crioula ou mesmo na arquitetura colonial e seus azulejos.      Para uma das curadoras da mostra Luciene Amorim Antonio, mestre em Filosofia e professora do IFMA, as telas de Thiago são o avesso de sua personalidade. Enquanto, “o artista jovem é um ser inquieto, fala com  as mãos,  pensa rápido, questiona, pergunta, movimenta-se a passos  largos, tem olhos vívidos, sorriso aberto, suas obras são  como um mergulho na paz da  imensidão do mar, de um céu de verão, das águas límpidas de um lago, traduzindo a sensibilidade daqueles que - no  meio  da  agitação -  param  para  contemplar  o  belo,  o  inusitado,  o  inefável,  os detalhes  das  nuances  da  luz  do  sol,  a  brisa  nos  cabelos,  o  perfume  do  instante  e transformam-nos  em  delicadeza,  em  sutileza,  leveza,  traduzindo-os  na  própria  alma feminina”.
Com a pintura, Thiago busca transformar a realidade, dando um sentido às coisas simples do dia a dia, e para isso, ultrapassa as fronteiras do figurativismo, se permitindo um passeio por movimentos como abstracionismo e o impressionismo, buscando todas as possibilidades da luz e enfatizando o contraste entre o claro e o escuro. Com pinceis e tinta, o artista passa para suas telas o olhar de encantamento, de contemplação em composições sutis e delicadas.
 “Pinceladas firmes e suaves, situações de encantamento e simplicidade. Um convite ao deleite, à pausa, ao enamoramento pela vida; vida que transcorre rápida, pulsante, desejante e desejada como o beijo da mulher amada”, define Luciene Amorim Antonio, que divide a curadoria da mostra com Luciana Barros e Adonias Júnior.
Estudante do curso de Artes Visuais, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Thiago Azevedo, 26 anos, começou a pintar há cerca de 4 anos, mas desde a infância tinha contato com o desenho através do oficio do seu avô. A ideia das tintas surge das experiências de viagens pelo Brasil e por países da América do Sul. Nas ruas, como artista callejero, participou de feiras e exposições na província de Cordoba, na Argentina, com óleo sobre cerâmica e spray sobre papel.
De volta ao Rio de Janeiro, veio fazer turismo na capital maranhense e aqui fixou residência. “Adorei a cidade e o povo daqui. Fiz amigos, frequentei ateliês e escolhi São Luís para retomar meus projetos pessoais e profissionais, dentre eles o de voltar a estudar e alimentar minha alma com o que mais gosto: a arte.
Coletivas – Thiago já participou de várias coletivas dentre elas Cumplicidade da Arte, na Galeria Maggiorasca, 1ª Coletiva Traços do Maranhão, no São Luís Shopping, Guarda Volume e Feminino Plural, na Galeria Trapiche, e na Argentina Dean Funes entre Riviera Indart  y Gral Paz, em Cordoba, e Feira Artesanal Nuestra Cultura, em Correa, dentre outros. Em São Luís também participou do 3º e 4º Salão de Artes de São Luís, e do XVIII Salão das Artes São Luís Marinhas, onde arrebatou  o 1º lugar na categoria Pintura.
  
Serviço
O quê? Exposição Um viés do romantismo, do artista plástico Thiago Azevedo
Onde? Galeria Maggiorasca (Av. Litorânea, 11 – Calhau).

Nenhum comentário:

Postar um comentário