sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Festival Limonada e a força da música independente

 André Queiroz, Hermes Castro, Marcos Lamy, Phill Veras e André Grolli, membros da extinta banda Nova Bossa (foto) voltam a se reunir logo mais em apresentação especial para a segunda edição do Festival Limonada, a partir das 22h, no Mandamentos Hall (Lagoa da Jansen).

Além deles, o Festival vai reunir uma moçada que faz acontecer na cena independente autoral. A DJ Carol Vieira e as bandas Velttenz, Vinil do Avesso, Nivandro e Banda, Twelve Street e A Chapa dos Poetas (que se reúne também em caráter especial) completam o time de artistas.

O objetivo principal do Limonada, que é realizado pela Matraca Digital, é mostrar a força da música autoral no Estado e incentivar a produção musical. A ideia é que o evento aconteça regularmente já que ganhou a adesão dos artistas e bandas e a aprovação do público. Para isso, a organização já planeja pedir apoios institucionais e de empresas para realizá-lo em universidades e escolas.

A primeira edição do Festival aconteceu em 6 de dezembro do ano passado após o cancelamento do show do cantor Moraes Moreira. Na ocasião a banda PedeGinja iria fazer a abertura do show. Como toda a estrutura no Mandamentos estava pronta, foi armado de última hora um show com 12 atrações em caráter colaborativo: Orr, Matraca Soul, Beto Ehongue & Canelas Preta, Marcos Magah, Grillos Elétricos, PedeGinja, Nathália Ferro, Tiago Máci, Marcos Lamy, Criolina, Acsa Serafim e Farol Vermelho.

“Antes de acontecer o Limonada I a Matraca já tinha agendado um show no dia 10 com algumas das bandas que acabaram tocando no Limonada I.. Então não faria sentido repetir as bandas e chamar de Limonada. No dia do Limonada I, haviam muitos integrantes de outras bandas lá e eles nos perguntava: ‘Quando vai ter outro? Queremos tocar!’ Então lembramos que tínhamos o dia 10. Depois ficamos naquela, será? Aí rolou de conseguirmos reunir bandas que não tocam há algum tempo para dar um diferencial ao projeto, e mais uma vez fizemos de um limão, um festival”, conta Thaynara Viegas, da Matraca Digital, coletivo realizador e idealizador do projeto.

Na hora certa – O convite para reunir a Nova Bossa parece ter vindo na hora certa. Há dois anos sem tocar juntos, desde que a banda findou, os integrantes estavam disponíveis e ensaiando para uma apresentação íntima e apenas para matar as saudades. “Aí veio esse convite e a gente topou na hora. Vamos relembrar as músicas da banda, porque todos estamos com carreiras independentes. Então essa é uma boa ocasião”, diz o guitarrista Marcos Lamy.

Lamy aliás, lançou recentemente, a exemplo de Phill Veras, um CD. O Eu To É Tu é o primeiro da carreira solo de Lamy. “A gente não tem intenção de trazer a banda de novo. O Phill tem a carreira dele, o Hermes lançou um EP, Grolli tem vários projetos, então, esse show vai servir para matarmos a saudade”, comenta Lamy.


Serviço
O quê? Festival Limonada II
Quando? Hoje, a partir das 22h
Onde? Mandamentos Hall (Lagoa da Jansen)
Quanto? R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário