sexta-feira, 8 de novembro de 2013

O Exercício do Caos em circuito nacional



*Patricia Cunha




O trailler já chama atenção pela seleção de fortes imagens. O que se segue  é um filme denso, cheio de tensão, suspense, mistério, drama familiar e uma narração que mostra personagens lidando com o  real, a razão, a loucura. O Exercício do Caos (2012), filme longa metragem dirigido e produzido pelo cineasta maranhense Frederico Machado, com distribuição da Lume Filmes, começa a ser exibido hoje, 8, em salas do UCI Kinoplex Shopping da Ilha, Cine Lume e Cine Praia Grande, além de estar em cartaz também nas salas de cinema de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador.  É o primeiro longa maranhense a entrar no circuito comercial nacional.
O Exercício do Caos tem no elenco Auro Juriciê  (pai),  Elza Gonçalves (mãe), Di Ramalho (capataz), Thalyta Sousa, Thainá Sousa e Isabela Sousa (filhas). O filme narra em tons de suspense existencialista a história de um pai soturno e autoritário que vive com as três filhas adolescentes em uma fazenda de mandioca no interior do Maranhão.  As meninas sofrem com a ausência da mãe, supostamente desaparecida, e ao mesmo tempo precisam lidar com a exploração de um capataz, que se aproveita da sua inocência e fragilidade. Enquanto o eixo familiar desmorona pouco a pouco, os personagens, fragilizados, situam-se no limiar entre a razão e a loucura, entre o caos e a fé.
O filme é o primeiro longa de Frederico Machado. Cinéfilo, crítico de cinema, fotografo, roteirista, produtor e diretor, distribuidor, curador de festival, criou em 2000 a produtora Lume Filmes, uma das mais importantes produtoras de cinema autoral do Brasil. Como cineasta, ganhou mais de 100 prêmios internacionais com seus filmes e participou de Festivais como Huesca, Cartagena, Dresden, San Diego, São Paulo, Durban, Valência entre outros. Diretor de curtas-metragens como Vela ao Crucificado (2009), Infernos (2006) e Litania da Velha (1997). Criou o Festival Internacional Lume de Cinema. É proprietário de salas de cinema no Brasil. Membro da Conselho Nacional da Ancine (Agência Nacional de Cinema do Brasil).
“Esse filme é de uma importância imensa e eu estou muito feliz que ele esteja no circuito nacional. Em breve ele também estará em mais 12 cidades. Já participou de várias festivais e amanhã ele também será exibido na Grécia, no Thessaloniki Internacional Film Festival”, informa Frederico Machado.
O longa é o primeiro de uma trilogia que terá ainda  O Signo das Tetas e As Órbitas das Águas, cujo títulos são baseados nas obras do poeta e pai do cineasta, Nauro Machado.  Signo das Tetas deverá ser finalizado em março do ano que vem.

Sete perguntas//Frederico Machado

Frederico, de que trata o Exercício do Caos?
Fala de uma família que vive no interior do Maranhão. A mãe desaparece, e é um mistério na verdade, porque ninguém sabe o que aconteceu com ela. O pai vive com as três filhas e eles tem que lidar com a presença de um capataz. É um filme de suspense e mistério que envolve os personagens, conflito psicológico.

Em que você se baseou para criar a história?
Na ópera Anjo de Fogo do compositor russo Prokofiev (Sergei Sergeievich), em que ele fala de um anjo. De início as pessoas acham que ele veio do inferno, mas na verdade ele é do bem. Então isso inspirou a história do filme que tem um final que vai surpreender as pessoas.

Como é que foi gravar esse longa?
Esse filme começou a ser produzido em 2011, levou 1 ano e meio para ser finalizado e foi lançado em julho deste ano no Festival Olhar Internacional de Cinema de Curitiba. Nós levamos 12 dias para gravá-lo na zona rural de São Luís, no bairro Matinha. Foi um filme todo feito com recursos independentes, baixo custo, apenas 120 mil reais, com elenco e equipe reduzida. Mas ele já está se pagando, graças à boa aceitação que ele tem tido e às críticas positivas que tem sido feitas de todo o mundo.

Sobre o elenco,  é todo maranhense?
Sim. São atores de teatro, mas do cinema amador. O elenco adulto já havia trabalhado comigo no meu último curta Vela ao Crucificado, que foi premiado. Já as meninas, são irmãs de verdade, bailarinas, fizeram o teste e nós gostamos.

Agora ele está sendo distribuído no circuito nacional. Como você se sente?
Muito feliz. As críticas estão bem positivas. Logo ele estará em exibição em mais salas e foi adquirido para ser exibido na televisão em março do ano que vem pelo Canal Brasil. Fora isso está em vários festivais e está sendo visto como o melhor lançamento do ano. Para uma produção pequena, humilde, independente, acho que não poderia estar melhor.

Falando em filme independente, ser cineasta no Maranhão é um desafio?
Não só no Maranhão, mas em todo o Brasil. No Maranhão, mais especificamente é porque não há editais para cinema, mas acredito que com o crescimento desse movimento as políticas para cinema no estado vão precisar se adequar. No Maranhão há um crescente e pode-se observar um “boom” há 2 anos. Nós temos ai o Arturo Saboia, o Marcos Pontes com grandes produções, outras pessoas que estão produzindo várias coisas, então acho que esse mercado tende a melhorar com o que se tem feito de cinema no estado. 

Sabe-se que você é incansável nas produções. Já está produzindo algo novo?
Vem aí a terceira edição do Festival Internacional Lume de Cinema, de 26 de novembro a 1º de dezembro. O Festival foi considerado o segundo maior do Brasil no ano passado. Fora isso gravamos outro longa, O Signo das Tetas,  em parceria com Cuba que deve ser finalizado em março de 2014 e lançado no segundo semestre daquele ano. Na verdade O Exercício do Caos é o primeiro de uma trilogia, seguido de O Signo das Tetas e finalizando com As Órbitas das Águas. Todos os nomes dos filmes foram baseados nas obras de Nauro Machado, meu pai. Todos os filmes tem as obras dele como símbolo e todos também tem poesia dele.

Elementos

Box
Quem é quem?
Auro Juriciê – Pai que cuida da fazenda e cria as três filhas. Vive em conflito.
Elza Gonçalves – Mãe desaparecida
Di Ramalho – Capataz cujas atitudes são envoltas em mistério
Thalyta Sousa – Filha mais velha, tem uma relação estranha com o pai
Thainá Sousa – Filha do meio exala sensualidade em meio à descoberta da sensualidade
Isabela Sousa – Filha mais nova que retrata a inocência do filme

Ficha Técnica
Direção, Produção, Roteiro, Direção de Fotografia: Frederico Machado
Elenco: Auro Juriciê, Elza Gonçalves, Di Ramalho, Thalyta Sousa, Thainá Sousa e Isabela Sousa
Trilha Sonora: Joaquim Santos
Distribuidor: Lume Filmes
Drama - 18 anos - 72 min.


*publicada em 07.11.13, no Jornal O Imparcial

Nenhum comentário:

Postar um comentário