sexta-feira, 12 de julho de 2013

Forró das Flores no Centro Histórico



Que tal um xamego, dançar a dois e curtir um típico forró pé-de-serra em uma festa onde até o correio elegante é atração? Baião, xote, xaxado, estilos que constituem o autêntico forró, clássicos que fizeram sucesso nas vozes de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, João do Vale, Jackson do Pandeiro, entre outros e  que há mais de seis décadas faz o povo dançar estarão no Forró das Flores, que terá show com a banda homônima, do sanfoneiro Cícero e convidados especiais, hoje, a partir das 21h, na Cia Circense de Teatro e Bonecos (Praia Grande).  
O projeto acontece há quatro anos em São Luís e é organizado pela turismóloga e amante do forró, Gabriela Rodrigues. Há dois anos sem se apresentar na cidade o Forró das Flores vem com novidades no repertório e uma nova formação integrada por pessoas que tem o forró como paixão, mas também atuam no cenário do samba, MPB e salsa na cidade.
Segundo Gabriela, a volta do forró se dá pela pesquisa que está desenvolvendo na cidade. “Desde 2006 que venho produzindo pesquisas, produções fotografias e outros aqui na ilha. Morei aqui por 4 anos e sempre estou em trânsito. Não moro aqui mais, mas como estou coordenando uma pesquisa sobre Referencias culturais e estarei na cidade até novembro, tive a ideia da retomada do projeto. Já recebemos outros convites para nos apresentarmos”, comenta Gabriela, que é mineira e vocalista da banda.  .


Quatro perguntas//Gabriela Rodrigues

A banda vem com nova formação, repertório novo. Tem mais novidades?
A banda tem pessoas da formação primária que são Marinaldo Marques, Hugo Bengno, Danilo Batista e Netto Vieira. Eu como uma das vocalistas e agora temos agora a participação do músico João Guarany. E ainda temos os convidados,  Philippe Israel do Projeto Samba na Fonte, Sr Cícero e Cícera (casal de sanfoneiros),  Giselle Bossard e Zé Maria da Casaca de Banana. E o repertório é o nosso forró tradicional e a valorização do cancioneiro de Luiz Gonzaga em seu centenário, João do Vale, clássicas como Bodocó, Coração Bobo, Espumas ao vento.....

Qual é o diferencial do Forró das Flores?
É o nosso cancioneiro de forrós da época áurea, do baião, ainda temos dois violões e vários instrumentos de percussão. O diferencial não é só a banda, é  toda a estrutura do forró pé de serra seu resgate,  a importância dada aos mestres como Luiz Gonzaga, o maranhense João do Vale, e outros.

E é uma festa fora da temporada junina...
Sim, esse também é um diferencial. É a proposta de se ter forró pé de serra em qualquer época do ano na Ilha. E não somente na época do São João. Nós já temos vários convites e há dois anos não o fazemos em São Luís. Por isso a importância do mesmo. E o Projeto tem toda uma proposta estética e de valorização desse patrimônio brasileiro, além de poder reforçar a importância do movimento nordestino!

Uma mineira produzindo uma festa tipicamente nordestina?
Eu morei aqui por quatro anos, pesquiso as referências culturais, sou a organizadora do projeto e vocalista da banda. A festa terá os clássicos do forró e vários dançantes. A ideia é tocar todos os ritmos, xaxado, baião, xote, e ainda temos o pífano e a gaita encantadora de Danilo Batista, clássicos da sanfona  que nos diferencia em termos de banda.   E ainda tenho que dizer que o nosso repertório de discotecagem conta com clássicos do Trio Nordestino, Trio Virgulino, Trio Forrozão, Dominguinhos, Santana o cantador de Forró, e outros. E ainda teremos o Correio Elegante e o tradicional pirulito na porta! Será uma noite muito mágica com muita gente bonita, alegre, cantante.




Serviço
O quê? Show com a Banda Forró das Flores, sanfoneiro Cícero e convidados
Quando? Hoje, às 21h
Onde? Cia Circense de Teatro e Bonecos  (Praia Grande)
Quanto? R$5,00


Nenhum comentário:

Postar um comentário