quarta-feira, 10 de julho de 2013

As faces das mulheres de Shakespeare





 Nove mulheres, nove histórias e um espetáculo denso que trata do universo feminino. Dor, morte, conflito. Linhas são tomadas por referências à paixão, ao ciúme, à raiva, à inveja, à ambição, à luta pelo poder. Todos esses sentimentos representados pelo teatro e pela dança, e tendo como referência a linguagem da dança-teatro alemã resultaram no espetáculo As Mulheres de Shakespeare que será reapresentado pelo Núcleo Atmosfera (NUA) hoje e amanhã, às 19h, no Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol). A obra original baseada nas mulheres-personagens das peças Othelo, Macbeth e Hamlet faz uma releitura contemporânea dessas personagens.
As Mulheres de Shakespeare é uma peça de dança-teatro que caminha sobre dualidades humanas em territórios compostos por essências hibridamente expostas numa dramaturgia corporalmente construída a partir de pesquisas sobre as  mulheres das tragédias de William Shakespeare (1564-1616). Ofélia (Hamlet), Desdêmona (Otelo) e Lady Macbeth (Macbeth).
Nessa releitura o grupo experimentou construir uma dramaturgia partindo do olhar sobre aquelas personagens que são fortes, frágeis, vítimas, vilãs, que sucumbem, matam e acima de tudo amam, o homem e o poder. Ao desconstruir a ficção de um texto teatral para criar um subtexto na dança, os atores-dançarinos expõem suas experiências de vida, estabelecendo novos olhares sobre o poder, a loucura e o amor. O espetáculo estreou em 2005 sob a direção de Leônidas Portella e foi remontado pela última vez  em 2010, em comemoração aos 5 anos do Núcleo Atmosfera-NUA.
Agora, novamente assinado pelo diretor Leônidas Portella o espetáculo retorna aos palcos, fruto de uma construção coletiva, do início ao fim. “Nesses sete anos 45 mulheres já participaram da montagem e a gente faz essa leitura da relação contemporânea da morte dessas mulheres. Pergunta-se qual é a tragédia contemporânea da mulher? O corpo? A pressão da  mídia pelo culto ao corpo?”, indaga Leônidas.
Mas o que essas mulheres-personagens fortes das obras de Shakespeare tem em comum? “A disputa pelo poder e também por que todas morrem. Isso inspirou o espetáculo que tem nove mulheres em cena”, comenta o diretor. 
Nos sete anos de espetáculo e três apresentações, cerca de 45 mulheres fizeram parte dos processos de criação e apresentação. O primeiro e o segundo elenco foram compostos por estudantes da Universidade Federal do Maranhão, o terceiro elenco por artistas profissionais da comunidade. O quarto elenco é composto por quatro artistas do Núcleo Atmosfera-NUA e quatro artistas do Grupo Cara de Arte numa mistura entre diferentes gerações e experiências na arte e na vida. As intérpretes e criadoras Ananda Souza, Carla Purcina, Larissa Ferreira, Marina Corrêa, Marinildes Brito, Necylia Monteiro, Thatielle Abreu, Tieta Macau dão vida às personagens shakeasperianas, ao lado da atriz convidada Maria Itskovich.

O espetáculo
A montagem de As Mulheres de Shakespeare é a  primeira obra de Dança-Teatro do NUA onde sua pesquisa iniciou-se em 2005, mesmo período em que um grupo de alunos da primeira turma do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Maranhão – UFMA percorria pelos espaços do Centro de Ciências Humanas – CCH iniciando a trajetória do Núcleo. O espetáculo estreou oficialmente pela primeira vez em 2007 no Teatro João do Vale, apresentando diferentes versões de seus processos criativos nos eventos: Quinta Teatral; Mostra SESC Guajajara de Artes; X Encontro Nacional dos Estudantes de Arte – ENEARTE; Conexão Dança; Programação Cultural da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência SBPC no Teatro Margarida Schivasappa (Belém-PA).


Serviço
O quê? Espetáculo As Mulheres de Shakespeare
Quando? Hoje a amanhã, às 19h
Onde? Teatro Arthur Azevedo
Quanto? 20 reais

Nenhum comentário:

Postar um comentário