segunda-feira, 22 de julho de 2013

7ª Feira do Livro de São Luís


 
A programação da 7ª Feira do Livro de São Luís (Felis), que acontecerá na Praia Grande no período de 27 de setembro a 06 de outubro, já começa a ser estruturada e ter a confirmação de diversos escritores convidados, nacionais e internacionais.

De acordo com Celso Borges, um dos curadores da Feira, para a edição deste ano, além do evento ser deslocado para a Praia Grande, há uma participação quase três vezes maior de escritores convidados. “Estamos trabalhando com o propósito de tornar a Feira do Livro de São Luís uma referência nacional. São Luís merece um evento forte, por respeito a sua tradição cultural e estatura intelectual, com convidados que façam a diferença”, comentou o curador.

Baseado neste conceito, a curadoria montou uma programação que equilibrasse nomes conhecidos e também de grande apelo comercial, priorizando a diversidade de estilos. Como é o caso do mineiro Mário Prata (romancista, autor de telenovelas e de peças de teatro), Fernando Moraes (jornalista e escritor, autor da biografia de Olga e Chatô), Xico Sá (jornalista, escritor, colunista do jornal Folha de São Paulo) e do americano Benjamin Moser, autor da biografia de Clarice Lispector.

“Estes são alguns nomes já confirmados. Já confirmamos também com Anita Leocádia Prestes, que vem lançar a biografia do Luís Carlos Prestes”, listou Celso Borges.
Outro ponto altamente positivo da 7ª Felis é o diálogo com autores do Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí. A prata da casa será valorizada também com o pessoal que está produzindo fora do Maranhão. “São poetas e escritores maranhenses que não moram mais em São Luís e continuam produzindo bastante e com esta experiência de fora possam estabelecer este diálogo com o estado”, comentou Celso Borges.
 
NAURO MACHADO EM PALESTRA 
“A obra de Nauro Machado no contexto da poesia brasileira” é a palestra de abertura da 7ª Felis, que será ministrada pelo poeta, ensaísta e tradutor, membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Brasileira de Filosofia, Ivan Junqueira, às 19, do dia 27 de setembro.

O tema é uma homenagem ao patrono da Felis deste ano, o escritor e poeta Nauro Machado. De acordo com o Celso Borges, Ivan Junqueira foi escolhido por ser um grande conhecedor da obra de Nauro Machado e também amigo do poeta. “Nauro é um poeta reconhecido nacionalmente, mas existem muitos intelectuais ou que não se identificam com a obra dele ou não conhecem o seu trabalho. O Ivan Junqueira é amigo pessoal dele, um grande intelectual, grande ensaísta e tem autoridade para falar sobre o Nauro porque conhece sua obra profundamente”, explicou Borges.

BIOGRAFIA IVAN JUNQUEIRA
Poeta, ensaísta e tradutor, foi presidente da Academia Brasileira de Letras e é membro da Academia Brasileira de Filosofia. Foi também jornalista e crítico literário dos principais jornais do Rio de Janeiro e de São Paulo. Conquistou quinze prêmios literários (Jabuti, APCA, PEN Clube do Brasil, Instituto Nacional do Livro (INL), Biblioteca Nacional e ABL) e sua poesia já foi traduzida para oito idiomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário