sexta-feira, 1 de março de 2013

Vinny: Mais velho e mais feliz



Publicada na edição de 01.03 de O Imparcial

O cantor, DJ, compositor e produtor Vinny passou pelo rock, pelo pop, enveredou para música eletrônica, ficou mundialmente conhecido depois que fez todo o mundo dançar com o hit Mexe a cadeira, grande sucesso da década de 90. Hoje, em entrevista ao Jornal O Imparcial, Vinny se  diz mais velho e mais feliz, fazendo o que gosta, sem pressão. Aos 43 anos, formado em Filosofia e cursando mestrado em Ciências Sociais na Argentina, Vinny fará show em São Luís neste sábado, 2, no Espaço Renascença. A apresentação faz parte do projeto Hot Mix Especial com os DJs Claudinho Polary, Mauro DJ e Henrique Carvalho e promoção da Pororoca Auera Auara Produções.
Vinny planeja virar professor assim que concluir o curso, em 2014, mas pelo menos por enquanto não deseja abrir mão da carreira musical. “Não dá pra responder a isso de forma simples, afinal, também pretendo lecionar na Universidade. Vamos ver como tudo vai funcionar”, diz ele.
Enquanto isso não acontece Vinny vai divulgando seu mais recente trabalho, o álbum 13!, o décimo terceiro da carreira lançado em 2012 e que tem como música de trabalho a melódica Lua Nova. O disco, em vinil, vem  três  faixas inéditas: Até Aqui, Você Já Sabe e Jamaica Groove, que reúnem suas influências musicais de bandas contemporâneas como Snow Patrol, Daft Punk; e a experiência da música eletrônica, tendo como repertório, grandes clássicos do rock nacional. Sobre a escolha pelo vinil “eu sou um apaixonado por música, e por discos. Tenho uma memória afetiva ligado a ele. Precisa ouvir sem pressa e sem sapatos. Só quem viveu isso entende”.
Embora esteja tentando conciliar a carreira musical com a de professor, Vinny diz que 13! Não será seu último trabalho. Ele deseja reunir Biquíni Cavadão, Carlinhos Brown, LS Jack e Luiza Possi em um projeto coletivo. “Queria antes fazer um disco com amigos importantes na carreira. Suponho que até 2014 isso aconteça, e eu vou estar dentro das salas de aula", avisa.
No repertório do show, além de músicas do 13!, Vinny deve cantar também os sucessos dançantes dos anos 1990, a exemplo de Mexe a cadeira, Requebra, Shake Boom, Na Gandaia, Te Encontrar de novo.



Cinco perguntas//Vinny

1. 17 anos depois de ter iniciado a carreira e agora aluno de mestrado, o que você considera mais marcante nessa trajetória?
Eu me considero um privilegiado de fazer parte do cenário musical do meu país e de ter algumas músicas cantadas até hoje, como Te encontrar de Novo, Shake Boom, Mexe a Cadeira etc... Minha carreira acadêmica é uma direção que eu realmente pretendia tomar, e quando tive a chance me joguei com tudo. Amo Filosofia e meu Mestrado em Ciências Sociais. Devo terminá-lo no ano que vem, e gosto de estudar num país com tanta tradição cultural como a Argentina. Minha faculdade é uma das mais importantes daquele país e da América Latina, a Universidad Nacional de La Matanza.

2. Da dançante Mexe a Cadeira para o CD 13! o que mudou?
A idade!! (risos). Meu novo disco é um vinil e isso é um sinal de que não estou realmente na disputa para ser indicado ao Grammy!! (risos). Minha carreira é mais tranquila e faço somente o que quero, sem as pressões do passado. Esse disco é um retrato disso. Mas ainda existe o componente eletrônico que me caracteriza.

3. A filosofia vai ter ou já tem alguma influência nas suas músicas?
A Filosofia têm um papel fundamental na minha vida, mas na música, acredito que seria pretensão a minha... e de qualquer um que pretenda filosofar dessa forma.

4. É verdade que você está escrevendo um livro?
Sim. Escrever tem sido bastante importante para mim. Meu livro tem muito dos questionamentos filosóficos (aí sim, rsrsrs). É a história de um rapaz que viveu no Ushuaia no início do século passado e sua vida foi marcada por fatos curiosos e inquietantes. Foi confundido com um milagreiro e logo depois com um demônio. Essa ideia maniqueísta que temos do mundo e das coisas é interessante, e  pretendo provocar as pessoas que lerem o livro.

5. Quem é o Vinny hoje?
O Vinny hoje é um cara parecido com o mesmo de tempos atrás. Mais velho e mais feliz. Mais paciente e que aceita a vida de braços abertos.


Anota aí!
O quê? Projeto Hot Mix Especial com o cantor Vinny
Quando? 2, às 22h
Onde? Espaço Renascença (Renascença II)
Quanto? 1º lote R$30,00 (pista) e R$60,00 (área Vip)


Nenhum comentário:

Postar um comentário