sábado, 9 de março de 2013

Skank ao Vivo no Mineirão em São Luís




Logo mais, às 21h,  a banda mineira Skank volta a São Luís com o show Ao Vivo no Mineirão. Nas palavras do tecladista da banda, Henrique Portugal que concedeu entrevista ao Jornal O Imparcial, “um show onde o público possa cantar várias músicas e levar pra casa belas recordações desta noite  tão importante”.
Além da nova turnê, Henrique Portugal fala dos 22 anos da banda e do álbum Skank 91, que compila gravações feitas durante o primeiro show do quarteto, realizado no dia 5 de junho de 1991, gravado em comemoração aos 20 anos da banda.
Um das principais bandas de pop rock do Brasil, Skank coleciona vários sucessos desde que lançou o primeiro álbum em 1993. São mais de 20 anos participando dos principais festivais de música do país, marcando presença em quase todas as cidades brasileiras e apresentando um invejável número de fãs. O show Ao Vivo no Mineirão, baseado no mais recente trabalho,  é recheado de músicas conhecidas do público e traz uma seleção dos grandes sucessos do grupo.
A gravação do CD e DVD Ao Vivo no Mineirão reuniu mais de 50 mil pessoas. Em uma apresentação antológica, Samuel Rosa (voz e guitarra), Henrique Portugal (teclados), Haroldo Ferretti (bateria) e Lelo Zaneti (baixo) fizeram uma grande festa, que também contou com a participação especial da cantora Negra Li, fazendo dueto com Samuel na música Ainda Gosto Dela, parceria do cantor com Nando Reis.
22 anos depois, muitas referências acrescentadas, amadurecimento pessoal e musical, os mineirinhos do Skank continuam na ativa e com garra para mais 20 anos. “Acho que estes 22 anos foram muito interessantes e vitoriosos. Acho que enquanto tivermos prazer ao tocarmos juntos ainda estaremos por aqui”, revela Henrique Portugal. O Skank já está com participação confirmada no Rock in Rio 2013. É a segunda vez que a banda se apresentará no  festival, em data a ser confirmada.
No setlist da banda todos os sucessos devem encher a Lagoa da Jansen, como  Vou Deixar (Samuel Rosa/Chico Amaral), do CD Cosmotron (2003), Sutilmente (Samuel Rosa/Nando Reis), do disco Estandarte, É uma Partida de Futebol (Samuel Rosa/Nando Reis), Acima do Sol (Samuel Rosa/Chico Amaral), Resposta (Samuel Rosa/Nando Reis), Noites de um Verão Qualquer,  Jack Tequila, Vamos Fugir, Saideira, Garota Nacional, Amores Imperfeitos, e outros sucessos. 


Entrevista – Henrique Portugal (Tecladista)
O que mudou do primeiro álbum lançado em 93 até o Mineirão? Já que vocês gravaram de forma independente?
Tudo mudou, desde a estrutura da banda, no sentido de ter crescido pra todos os lados, quanto o jeito que a música é lançada e divulgada hoje em dia. Não só o Skank mudou, tudo mudou, a internet está mudando ainda.

E agora vocês resolveram mostrar as primeiras composições da banda ainda de 1991. Foi proposital pelos 20 anos da banda?
Esse disco acaba meio que sendo um presente para nossos fãs, e cabe bem nessa comemoração de 20 anos. Mas a ideia já existia há muito tempo, o difícil mesmo era decidir quando lançar e se iríamos lançar. Temos uma SKANK webradio  (que fica no nosso site skank.com.br )  e há algum tempo fizemos um programa especial com o nosso primeiro show. Devido ao excesso de comentários a ideia começou a se tornar realidade.

Como vocês avaliam este trabalho, com toda a experiência adquirida na carreira?
Ouvi-lo deu uma sensação de nostalgia, uma saudade. Mas vimos como mudamos, deu pra ver claramente nossa evolução, e que realmente o tempo e a experiência são fatores que sempre influenciam a música, a carreira, a vida em geral.

E por falar nos 20 anos, muita coisa na carreira mudou de lá para cá?
Continuamos sendo quatro pessoas que gostam de fazer música e tocar juntos!

Skank é uma das poucas bandas que é presenças em todos os festivais de música do país. Dá para citar o show mais marcante?
O último Rock In Rio foi bem marcante, um show muito bonito e cheio de emoção. Mas o público é tão incrível que qualquer lugar que vamos a recepção é sempre maravilhosa, e isso faz de todo show um show especial. De verdade.

O Estandarte foi o último CD gravado em estúdio? Vocês estão trabalhando em um novo CD ou DVD?
 Realmente o Estandarte foi o nosso último álbum de estúdio.  Depois dele lançamos o nosso Ao Vivo no Mineirão. No mês de março começaremos as gravações para um novo álbum com músicas inéditas que deve ser lançado ainda este ano.

Com a quantidade de músicas que fazem sucesso pela internet como é que vocês fazem para manter o Skank sempre atual?
Sempre pesquisamos sobre novas sonoridades, conhecer novos artistas e principalmente estar em contato com o nosso público através das redes sociais e nosso site. Gostamos muito do que  fazemos e isto acaba se tornando um prazer tentar se manter atual. 

E quanto às parcerias? Como funciona?
As parcerias fazem parte dos nossos álbuns. O Chico Amaral e o Nando Reis são os nossos parceiros mais frequentes. Estas parcerias acabam sendo uma extensão da amizade que temos com eles. 

*Publicada no Jornal O Imparcial - edição de 8 de setembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário