sexta-feira, 1 de março de 2013

Grito Rock São Luís



Está acontecendo neste momento a terceira edição do Grito Rock São Luís, no bar Odeon Sabor e Arte, com as bandas Pedeginja, Megazines, Kazamata e Velttenz. Amanhã, 2, será a vez  de Farol Vermelho (foto acima), Emílio Sagaz (foto), BR316 (PI) e Gallo Azhuu.
 Segundo Paulo Moraes, do Coletivo Velga, produtor do evento, o Festival  é a oportunidade que o rock autoral tem de mostrar o trabalho que vem sendo realizado em suas cidades. “É também a chance de promover o intercâmbio com produções de outros estados. Esse é um aspecto positivo quando uma banda nossa se apresenta em outro estado e mostra a qualidade dos nossos artistas”, comenta Paulo. Este ano a banda Stalingrado se apresentará no Pará, e o cantor Emílio Sagaz se apresentou no Grito Rock Teresina no último dia 23.
O Grito Rock é um festival realizado em rede, executado simultaneamente em diversas cidades do mundo durante o período de festas relacionadas ao Carnaval brasileiro e apresenta-se como uma opção complementar aos tradicionais festejos carnavalescos com shows de rock que acontecem no período de 1º de fevereiro a 03 de março.
A banda Kazamata (foto) se apresenta hoje às 22h. Dando o caráter de mistura sonora ao evento, a banda que tem como base o reggae, está assumindo uma nova tendência rock/reggae, onde as influências musicais dos seus integrantes ficam ainda mais evidentes.

As guitarras distorcidas e a pulsação energizante são características marcantes na música de trabalho Quem é de Deus, premiada no ano passado no Prêmio Universidade. Em nove  anos de existência  a banda teve como estilo base o reggae, em 2013 a sonoridade aliada ao rock traduz com mais espontaneidade as composições que a banda deve mostrar para seu público nessa apresentação.
“Vai ser a nossa estreia nessa nova tendência. Os elementos do reggae vão continuar presentes, mas vamos mostrar uma batida mais pra cima, porque na  realidade eu acho que o reggae está um pouco apagado no cenário da produção autoral das bandas. Então a gente quer dar uma movimentada. Vamos cantar 7 músicas, sendo que duas são os reggaes Ilha’Jah e Reggae da Liberdade, e as outras na pegada mais rock/reggae”, explica Paulo Apingorah, guitarrista da Kazamata. "Apesar das nossas novas músicas terem uma impressão mais rock`n`roll, continuamos tocando o bom e velho reggae roots”, afirma o vocalista Hilton Quintanilha.

Emílio Sagaz (foto) também foi selecionado para o Grito Rock Teresina 2013 e sua apresentação no último dia 23 rendeu bons contatos. “Conheci pessoas novas, fiz alguns contatos e talvez eu volte a tocar em Teresina ainda este ano. Também conheci uma galera de Pernambuco e há uma possibilidade de ir tocar lá também. Então eu acho que a melhor definição para esse Festival é que ele é a porta de entrada para a gente mostrar nosso trabalho lá fora. É bom para a gente, mas também para produção musical do nosso Estado”, garante.
Em sua apresentação amanhã Emílio fará uma junção da sonoridade de guitarras vintage com música eletrônica. Suas influências musicais nesse  projeto solo estão em bandas como a Late of the Pier, Metronomy e The Whitest Boy Alive, que exploram sonoridades mais eletrônicas na cena do rock pop mundial. “O mercado de música autoral aqui é difícil, há mais espaço para covers e música comercial, então eventos assim reconhecem o nosso trabalho, e nos dão força para crescer musicalmente”, aposta o cantor.
Coletivo Velga -Esta será a segunda vez que a organização do festival ficará a cargo do Coletivo Velga  em parceria com a Tentáculo Produções. A realização do primeiro festival em São Luís aconteceu em 2011 somente com bandas locais e produção do Coletivo Criolina. No ano passado, já com o Coletivo Velga, participaram as bandas A Chapa dos Poetas, Caveiras Buchudas, Destruidores de Tóquio (PA), Megazines, Stalingrado, Diamante Gold, Trinco (PI) e Souvenir.

Serviço
O quê? Festival Grito Rock São Luís 2013
Quando? 1º e 2 de março, a partir das 21h
Onde? Odeon Sabor e Arte (Rua da Palma, Centro)
Quanto? R$20,00 (inteira) R$10,00 (meia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário