quarta-feira, 27 de março de 2013

Fé e Juventude na Via Sacra do Anjo da Guarda


 
                                                                                        Foto: Gilson Teixeira
 
 
A juventude e a mistura de raças estão presentes na 32ª Via Sacra do Anjo da Guarda, encenada e realizada pelo Grupo Independente de Teatro Amador (Grita) durante a Semana Santa. Este ano o espetáculo será realizado nos dias 28 e 29 de março e vem com o tema Juventude, vós sois a luz do mundo, baseado na Campanha da Fraternidade deste ano.  O espetáculo teatral é um dos mais tradicionais do gênero em São Luís e a montagem é uma das maiores encenações ao ar livre da Paixão de Cristo realizada no Brasil.
Dentre as novidades para o espetáculo deste ano estão as músicas inéditas compostas pelo cantor e compositor Josias Sobrinho que serão cantadas no início da encenação e na cena do Corredor da Reflexão, um dos pontos altos da peça, em que é colocado sob forma de carta, os anseios e a vontade de que haja mudanças para um mundo melhor. A inserção de um coral que vai aparecer na primeira cena também é uma das novidades do evento.
“As músicas giram em torno do tema, que é a juventude e focam o aspecto da vida, onde todas as raças são evidenciadas”, comenta o Diretor Geral do Espetáculo, Cláudio Silva. Outra novidade é a cena da Ressurreição de Lázaro, que estará no espetáculo pela primeira vez. “A fala de Jesus pra ele: ‘Levanta-te e anda’, é muito linda, muito forte. É um convite à vida. É como dizer: venha para a vida de novo”, reflete Cláudio Silva.
O espetáculo tem no elenco principal Jorge Smith (Jesus), Elza Gonçalves (Maria), Jairo Fontenele (Pôncio Pilatos), Gerson Fontenele (Caifás), Andressa Kely (Anjo da Anunçiação). Outros atores entraram na peça, o que é comum a cada ano que passa por conta da seleção de atores que é feita.
Cerca de 1.800 pessoas estão envolvidas direta e indiretamente no espetáculo desde a pré-produção até a concepção. São atores, produção, apoio e equipe técnica. Somente no elenco, segundo a organização são 800 atores em ação, como pessoas do povo, soldados, crianças que formam o balé de anjos, bailarinos, elenco principal e ainda o elenco de apoio e infraestrutura. Eles são os protagonistas do maior espetáculo ao ar livre do Estado, onde religião, arte, magia, companheirismo, solidariedade e paixão se encaixam para ter como resultado um evento que é visto todas as temporadas por  até 400 mil pessoas. Desde sua primeira apresentação em 1981, a Paixão de Cristo já foi vista por mais de  dois milhões de pessoas.
Jorge Smith, nascido e criado no Anjo da Guarda, é o Jesus da Via Sacra do Grita há 13 anos. Ator do grupo há 14 anos, o designer de 39 anos começou no espetáculo como sacerdote, mas no ano seguinte já foi“promovido” a Jesus. Para caracterizá-Lo Jorge usa apenas um par de lentes azuis, já que o cabelo comprido é cultivado há 6 anos e a barba é preparada dois meses antes do espetáculo.
“Representar Jesus é tudo para mim que tenho uma vida cristã, vivo dentro da igreja. É algo maior, é o personagem da minha vida e para o qual me preparei indo à Igreja, vendo como os padres se portavam. Foram três anos de aprendizado. E eu tenho maior orgulho de dizer que sou ator do Anjo da Guarda. Faço um personagem que é o maior e faço parte da comunidade. Acho que isso é muito importante para mim, para o grupo como um todo e para os moradores”, acredita Smith.
A apresentação cênica é distribuída ao longo de dois quilômetros. Serão três horas de duração iniciando na Praça Recanto da Paixão e encerrando na Praça da Ressurreição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário