Hoje a banda Timbalada (foto) agita o Ponto da Mistura (Praça Deodoro), ao lado da Banda Máquina du Tempo, Pepê Júnior e Betto Pereira. Com uma trajetória já consolidada, a banda Timbalada atrai multidões por onde passa e assim foi nas outras ocasiões nas quais esteve em São Luís. Músicas memoráveis fizeram história na carreira da banda a exemplo de “Beija-flor”, “Mimar Você”, “Toneladas de Desejo”, “Água Mineral”, “Camisinha”, entre muitas outras.
Números superlativos fazem da banda referência no cenário musical baiano: já animou cerca de 1,5 milhões no Carnaval de Madri em 2005 e, em Nova York, participou, em 2002, do projeto no teatro Lincoln Center. Em 2004, do Brazilian Day com um público de 1,2 milhões de pessoas. Foi recorde de público do Festival Internacional de Jazz de Montreal, no Canadá, com 210 mil pessoas na 21ª edição do evento, que ocorreu em 2000.
O sucesso nos palcos se repetiu no mercado fonográfico. São 11 álbuns lançados no total, a exemplo de Timbalada (1993), Cada Cabeça É Um Mundo (1994), Andei Road (1995), Mineral (1996), Mãe de Samba (1997), Pense Minha Cor (1998), Timbalismo (1999), Motumbá Bless (2000), Serviço de Animação Popular (2001), Alegria Original (2002) e Timbalada Ao Vivo (2003).
O cantor Pepê Júnior se apresentou na primeira noite de festa na Praça Deodoro e repetirá a dose neste domingo (10), apresentando seu eclético repertório com canções da atualidade e homenagens a destacadas bandas nacionais. Pepê lavará para o palco grupo de bailarinos, que completam seu dançante show.
Betto Pereira, por sua vez, cantará composições próprias e de outros autores maranhenses. Com mais de 25 anos de carreira, o artista maranhense apresentará show reunindo o melhor de seu repertório de Carnaval, com marchinhas tradicionais, frevo e até bloco tradicional, além, é claro, de músicas já conhecidas do público, como “Terecô”, “Menina da Praia”, “Pungada”, “Sarava”, entre outras.
Circuitos
No desfile da Deodoro/Cajazeiras, os blocos se concentrarão às 17h e seguirão em cortejo da Praça Deodoro até a Rua das Cajazeiras, que será o local da dispersão. Já na Madre Deus, as agremiações se apresentam nos pontos de som montados no Beco das Minas, Vila Gracinha, Praça da Saudade, Beco do Gavião e Ponto de Fuga.
No total, serão 25 atrações em cada um dos pontos. A programação também agitará o Ceprama, onde haverá shows de Betto Pereira, César Nascimento, Banda Afro Akomabu, Vagabundos do Jegue e Sambauê.
Blocos alternativos, tradicionais, tribos de índios, grupos de tambor de crioula, charangas, bandas e shows com cantores maranhenses estão na programação do Governo do Estado. Da Praça Deodoro até a Rua das Cajazeiras, por exemplo, desfilarão o Corso da Melhor Idade, o Bloco Garotinhos Beleza (alternativo), Casinha da Roça, Casinha Tijupá, Bloco do Reggae e os blocos alternativos Jegue Folia, Confraria do Copo e Sem Limite. Na Vila Gracinha, a partir das 18h, tem atrações como o Tambor de Crioula de Nivô e o Bloco Organizado Os Gorjeadores.
Na Praça da Saudade, espaço que costuma receber grande número de foliões, o público será embalado por grupos de tambor de crioula, blocos tradicionais e alternativos, além de baterias de escolas de samba e a brincadeira do urso. No Beco do Gavião, mais festa para o folião maranhense. Um dos blocos que integram o roteiro é o Bicho Terra, que passará às 19h, já estarão o novo personagem do bloco: o Amor de Bicho.
No Ponto de Fuga, o Tambor de Crioula de Therezinha Moraes dará a partida para a domingueira da folia. Depois dele tem outro tambor, o de Maria José. Em seguida, bloco organizado Mocidade Independente Turma do Saco, bloco afro Akomabu e tradicional Os Apaixonados. A partir das 21h45, uma sequência de blocos tradicionais, organizados, afros e alternativos será apresentada naquele ponto, começando com Unidos da Vila Isabel (organizado) e encerrando com Abibimã (afro).
Fonte: Secom/MA. Foto: divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário