sexta-feira, 27 de outubro de 2017

XI Semana Maranhense de Dança



Como em todos os anos a Semana Maranhense de Dança desperta o interesse de dançarinos de diversas modalidades além de movimentar toda a cidade com apresentações de espetáculos e coreografias aproximando o artista do público e vice-versa. Nesse ano a XI Semana Maranhense de Dança inicia nesta segunda-feira, 30 de outubro, e encerra no domingo, 05 de novembro.

PRÉVIA DA XI SEMANA MARANHENSE DE DANÇA
Mas o sucesso dessa edição já é evidente. Pela primeira vez na história do festival de dança foi realizada a Prévia da Semana Maranhense de Dança.
Nos dias 9, 10 e 11 de outubro o público pode experimentar pela um pouco do que vai ser a XI Semana Maranhense de Dança por meio da prévia que aconteceu na praça de eventos do Shopping da Ilha.

Durante o evento os bailarinos, Cia’s e grupos de dança fizeram demonstrações e agitaram o público. Teve jazz, dança popular, stiletto, ballet clássico, contemporâneo e muito mais.  E para agitar ainda mais o evento, na quarta-feira, último dia de prévia, foi realizada uma demonstração do que vai ser a batalha de danças urbanas. Para o dançarino Rafael Fera a batalha realizada na prévia é mais um incentivo para a dança de rua.

“A Prévia da Batalha de Cosme foi uma vitrine ímpar para as Danças Urbanas, e algo que não temos no dia a dia. O projeto inovador foi brilhante em levar o espírito das ruas para o Shopping, dando maior visibilidade à nossa arte e acrescentando muito ao currículo de cada dançarino que participou do evento. Esperamos que a prévia tenha deixado um gostinho de quero mais para aqueles que participaram ou apenas assistiram, para prestigiarem a verdadeira batalha na SMD.” lembrou Rafael Fera.

Foram mais de 60 apresentações e segundo a organização cerca de 1500 pessoas compareceram ao evento durante os três dias de prévia. O diretor do Teatro Arthur Azevedo, Celso Brandão, considera que a Prévia da XI Semana Maranhense de Dança foi um sucesso.

Neste ano foi registrado o número recorde de inscrições para a XI Semana Maranhense de Dança totalizando aproximadamente 2000 inscritos. As inscrições ocorreram entre os dias 14 de agosto a 21 de setembro no site do Teatro Arthur Azevedo.

Nessa edição serão oferecidas 15 oficinas ministradas por 08 profissionais paulistas, são eles: Isabella Rodrigues, Liliane de Grammont, Rafael William, Erica Seccato, Marília Curtolo, Ju Garcia, Denise Santoro, Paulo Victor e Luisa Teston. Além disso, foram selecionados quatro grandes espetáculos, aproximadamente 120 coreografias, uma performance e duas intervenções.

As ações artísticas serão distribuídas em palcos pela cidade, ao todo serão 11 pontos: Praça Nauro Machado, Espigão Costeiro, Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, Fonte do Ribeirão, Hospital Nina Rodrigues, Teatro da Cidade, Concha Acústica de São José de Ribamar, Casa de Apoio Ninar, Palácio dos Leões, Praça Benedito Leite e Concha Acústica Reynaldo Faray na Lagoa da Jansen.

Homenagem
O grande homenageado da XI Semana Maranhense de Dança é o bailarino, coreógrafo e diretor da Pulsar Cia de Dança: Abelardo Telles. O bailarino atua há 25 anos na dança, iniciou seus estudos em 1988 com a professora Regina Telles no Estúdio Pró-Dança e entre 1995 e 2002 foi bailarino e professor em cursos de dança oferecidos a comunidade por meio do Teatro Arthur Azevedo.
Foi coreógrafo de comissão de frente das escolas de samba Flor do Samba, Turma do Quinto, Unidos de Ribamar, Unidos de Fatima e Favela do Samba. Entre os anos de 2006 e 2016 foi o coordenador da Semana Maranhense de Dança e este ano terá o privilegio de ser o grande homenageado.

Batalha de Danças Urbanas
A grande novidade da XI Semana Maranhense de Dança é a Batalha de Danças Urbanas Negro Cosme que acontece no dia 03 de novembro na praça Nauro Machado.
Serão realizadas batalhas em all style 1 x 1, serão selecionados 16 dançarinos, cada um deles terá um minuto para demonstrar ao público sua dança e passar pela avaliação do júri. Os confrontos serão eliminatórios e passaram pelas seguintes fases: oitavas de final, quartas de final, semifinal e final.
Ao final serão premiados os três melhores avaliados pelo júri técnico da Semana.

Caravana nos municípios fora da Grande Ilha
Após a temporada na Ilha de São Luís, nos dias 10, 11 e 12 de novembro, equipes da comissão da XI Semana Maranhense de Dança juntamente com bailarinos, companhias e grupos de dança de São Luís irão para os municípios de Arari, Santa Rita, Barreirinhas, Pedreiras e Caxias. Durante o dia haverá diversas oficinas e a noite várias apresentações em diversos estilos com a participação de grupos dos municípios que irão receber o evento.

Reforma Teatro Arthur Azevedo
Pela primeira vez na história do festival o Teatro Arthur Azevedo não será palco de apresentações devido atraso na entrega da reforma que iniciou em dezembro do ano passado.
As apresentações que aconteceriam no teatro foram transferidas para a Concha Acústica Reynaldo Faray, na Lagoa da Jansen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário