segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Vento Menino começa a ser exibido



Um grande amor entre pai e filho, adornado pela imensidão do mar e a melodia do vento: esse é o contexto no qual o filme Vento Menino navega, poeticamente, para narrar a história de Piaba, um garoto de tamanha sensibilidade que consegue “ler” o vento.

A obra tem o som como elemento narrativo (conceito de paisagem sonora de Murray Schaffer) e convida o público à percepção das diversas sonoridades que nos cercam cotidianamente. É um mergulho no indizível – universo paralelo da sensibilidade de escutar e sentir.

Baseado em uma história real, ocorrida no interior do Maranhão, na cidade de Primeira Cruz, o filme é um curta metragem de ficção, cujo projeto foi selecionado no II Edital de Audiovisual do Estado do Maranhão (em agosto/2016). Dos projetos selecionados nesse edital, Vento Menino foi o primeiro filme a ser produzido - as gravações foram realizadas em janeiro deste ano. Também é o primeiro filme a ser lançado.

Para Nina Aragão, diretora de produção do filme, o fazer cinematográfico desperta sentimentos por onde passa. “Diferente de gravar em um estúdio, rodar um filme em uma comunidade desperta envolvimento e interação da equipe e elenco com os moradores locais. No caso de Vento Menino, eles também fizeram parte dessa construção cinematográfica, pois houve envolvimento de várias pessoas, tais como o produtor local do filme, os figurantes, os barqueiros, as cozinheiras, o motorista, etc. Então, há uma expectativa dessas pessoas em ver o filme na tela. É um sentimento de pertencimento, já que de alguma forma contribuíram para esse resultado. E podermos proporcionar-lhes isso (exibição em primeira mão filme) nos deixa muito felizes”, ressalta.

 Em São Luís, o lançamento está previsto para dia 9 de novembro, em uma sessão reservada à convidados e à imprensa, no Shopping Passeio. Após, em data e local a definir, também haverá exibição ao público ludovicense, além de uma sessão especial na Escola de Cegos do Maranhão, uma das parcerias do projeto Vento Menino, que contribuiu na seleção e preparação da criança que atuou no filme como o personagem Piaba.

Vento Menino também desembarcará (será lançado) em Salvador/BA, cidade onde residem os autores da trilha musical do filme: Joaquim Carvalho compositor/cantor baiano e a paraibana Flávia Wenceslau, compositora/cantora da música tema do filme. Também participará dos festivais de cinema para os quais for selecionado.

Importante ressaltar que, além dos recursos do II Edital de Audiovisual do Estado do Maranhão, que dispôs os recursos financeiros para realização da obra, as parcerias também tiveram um papel fundamental para a realização do filme, pontua Bianka Marques, produtora executiva. Em São Luís o projeto contou com o apoio cultural do Instituto Formação, da Escola de Cegos do Maranhão, do Boi de Maracanã, do Shopping Passeio, Estaleiro Escola, MAVAM, entre outros. Em Alcântara teve o apoio da Prefeitura Municipal de Alcântara, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer e Associação Empresarial e Turística de Alcântara.

O filme tem roteiro/direção de Edemar Miqueta, cineasta paranaense radicado em São Luís desde 2013; direção de produção de Nina Aragão (jornalista, produtora audiovisual e diretora adjunta de comunicação do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros); e produção executiva de Bianka Marques – Produtora, professora e atriz.

FICHA TÉCNICA:
Direção e Roteiro: Edemar Miqueta
Produção Executiva: Bianka Marques
Direção de Produção: Nina Aragão
Direção de Fotografia: Evandro Martin
Direção de Arte: Marlene Barros
Direção de Fotografia Evandro Martin
Direção de Som/Som Direto: André Lucap
Preparação de Elenco Roberto Froes Foley/Mixagem/Masterização: Eduardo Patrício
Trilha sonora: Flávia Wenceslau e Joaquim Carvalho
Produtor local (Alcântara): Nailton Lobato
Claquetista: Jeyci Elisabeth Santos
Making Off/Still: Benedito Soares
Assistente de Fotografia: Pablo Ferreira Muniz
Assistente de Som: Luiz Gabriel Lula
Assistente de Maquiagem: Dandara Kran
Assistente de Produção: Cláudia Marreiros

ELENCO:
Brandon Alex (Piaba)
Aziz Júnior (Camilo)
José Ignácio (Ribamar)
Lilian Cutrim (Cidinha)
Lúcia Gato (Juraci)

Rosa Ewerton Jara (Rosa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário