segunda-feira, 16 de outubro de 2017

“Manuel Bernardino: o Lenin da Matta” tem nova exibição em São Luís



O filme “Manuel Bernardino: o Lenin da Matta”, da cineasta Rose Panet, terá nova exibição em São Luís. Será nesta segunda-feira (16), às 19h, com entrada gratuita, no Auditório da Faculdade de Arquitetura da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA, Rua da Estrela, 475, Praia Grande), instituição em que ela é professora.

“Estamos bastante contentes em poder realizar esta sessão no mês do centenário da Revolução Russa. Manuel Bernardino, o protagonista, é um personagem que acaba fazendo, a partir do Maranhão, uma ponte com este importante acontecimento histórico”, comenta Rose Panet.

O filme foi selecionado em edital público do Programa de Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav), do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) da Agência Nacional de Cinema (Ancine), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). O telefilme de 52 minutos foi o único nordestino e o único dirigido por uma mulher selecionado em sua categoria entre as mais de 700 obras audiovisuais inscritas no certame. “Manuel Bernardino: o Lenin da Matta” está sendo exibido desde julho pela TV Universitária de Pernambuco e deve estrear na TV UFMA ainda em 2017, além de em outras emissoras públicas de televisão.

Produzido pela Lume Filmes, o documentário conta a trajetória de Manuel Bernardino, líder camponês, socialista, espírita e vegetariano, que no início do século passado arregimentou cerca de 200 homens quando da passagem da Coluna Prestes pelo Maranhão, talvez o maior contingente de sua história. O filme é narrado por Zeca Baleiro, com direção de fotografia de Murilo Santos e trilha sonora original de Joaquim Santos. Rose Panet assina argumento, direção e roteiro — construído a partir do depoimento de Manuel Bernardino em uma delegacia de polícia em São Luís em 1921.
A sessão gratuita e aberta ao público de “Manuel Bernardino: o Lenin da Matta” na Faculdade de Arquitetura da UEMA tem apoio cultural da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo do Maranhão (Sectur).

Nenhum comentário:

Postar um comentário