segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Ufma abre inscrições para oficinas gratuitas de Regência e Vocal

Atenção musicistas, regentes, professores de educação musical, cantores de grupos corais e música popular e graduandos em música. A Universidade Federal do Maranhão (Ufma) abriu inscrições gratuitas para duas oficinas que serão realizadas durante o 37º Festival Maranhense de Coros (Femaco), evento que acontecerá no período de 17 a 22 deste mês, no Convento das Mercês, em São Luís (MA). São elas: a Oficina de Regência, que será ministrada pelo Professor Doutor Ricardo Mazzini Bordini, e a Oficina de Vocal, que será realizada pela professora Andréa Daltro.

As oficinas ocorrerão nos dias 20 e 21 deste mês, na sede provisória do Dac (Rua Humberto de Campos, 174. Centro), em São Luís. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, que estão sendo feitas pelo site do Dac (www.cultura.ufma.br). A Oficina Vocal acontecerá das 9h às 10h15, com orientações e exercícios de preparação vocal para coro, cuidados com a voz, cuidados com a voz infantil e técnica para canto popular. A oficina de Regência será realizada no mesmo período, das 10h30m às 12h.

Os participantes aprenderão técnicas de precisão e expressão; repertório (análise e preparação), ensaio (ensaio e interpretação) e aspectos musicais de recital. A organização da oficina sugere aos participantes que apresentem durante as aulas problemas específicos, sejam de repertório, de técnica, de ensaio, dentre outros, para serem discutidos e trabalhados na oficina. As duas oficinas são uma realização da Ufma, por meio do Departamento de Assuntos Culturais (Dac/Proexce).

Saiba mais:
Professora Andréa Daltro (Oficina de Vocal)
Nasceu em Cicero Dantas (BA). Durante seus estudos de graduação na Universidade Federal da Bahia ingressou como cantora no Madrigal da Escola de Música e embora trabalhasse com música erudita com a Orquestra Sinfônica sob a regência de Ernst Widmer (entre outros), logo engajou-se ao canto de música popular (principalmente gêneros musicais instrumentais) fora da escola. Seu repertório inclui ópera, música de câmara, obras de vanguarda, música instrumental vocalizada e música popular do Brasil. A professora Andréa Daltro já gravou 5 CDs incluindo modinhas, música sacra, poemas de Castro Alves postos em música por importantes compositores brasileiros e tem se apresentado em muitos shows de música popular. Atualmente ensina técnicas de canto para cantores jovens e adultos. Recebeu premiação e algumas indicações ao Troféu Caymmi por suas atividades tanto como cantora quanto como educadora.

Professor Doutor Ricardo Mazzini Bordini (Oficina de Regência)
Possui graduação em Composição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986); graduação em Regência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Música pela Universidade Federal da Bahia (1993), doutorado em Música pela Universidade Federal da Bahia (2003) e estágio pós-doutoral na University of California at Santa Cruz (2012). Atualmente é professor Associado I da Ufma. O professor Doutor Ricardo Mazzini Bordini tem experiência na área de Artes, com ênfase em Composição Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: análise musical, teoria pós-tonal, música brasileira, composição musical, execução musical, informática e hipermídia em música, espaço de encadeamentos atonal, e composição algorítmica.

Serviço
O quê? Oficina de Regência (das 9h às 10h15) e Oficina de Vocal (10h30m às 12h)
Quando? De 20 a 21 deste mês
Onde? Sede provisória do Dac (Rua Humberto de Campos, 174). Centro, em São Luís.
Inscrições gratuitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário