segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Prefeitura divulga chamada pública para lançamento de livros durante 11ª FeliS


A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) divulgou a chamada pública nº 01/2017 para inscrição de escritores maranhenses para lançamento de livros durante a 11ª Feira do Livro de São Luís - Felis. O evento, que tem a parceria do Governo do Estado, será realizado no período de 10 a 19 de novembro, na Praia Grande. Serão disponibilizadas 54 vagas para lançamento de obras literárias, que acontecerão no "Espaço de Lançamento" da Feira.

"O lançamento de livros é um dos mais importantes espaços da 11ª Feira do Livro de São Luís. Através dessa iniciativa, podemos oportunizar uma estrutura adequada, sem qualquer ônus ao escritor, e promover a valorização de obras maranhenses", afirma o Secretário Municipal de Cultura, Marlon Botão.

Os interessados devem realizar a inscrição entre os dias 09 e 20 de outubro, a partir de formulário disponível no site da Prefeitura de São Luís, http://www.saoluis.ma.gov.br, devidamente preenchido, que deverá ser entregue na sede da SECULT, localizada na Rua do Mocambo, nº 253 - Centro. Além disso, os autores devem entregar um exemplar da obra à Secretaria Municipal de Cultura, que posteriormente será doado à Biblioteca Pública Municipal José Sarney.

Vale destacar que as 54 vagas disponibilizadas englobam apenas livros publicados no ano de 2017. Caso o número de inscrições recebidas não seja suficiente para cobrir essa quantidade, as inscrições de lançamentos e relançamentos de anos anteriores serão aceitas.

As sessões de lançamentos terão duração de, no máximo, 40 minutos, e serão sequenciadas pela sessão de autógrafo com o mesmo tempo de duração. Os autores que tiverem interesse em escolher a melhor data e horário para seu lançamento poderão, no ato da entrega da ficha de inscrição, indicar a sua preferência.

A lista de autores inscritos na chamada pública será divulgado na página da Prefeitura de São Luís na internet, através do site http://www.saoluis.ma.gov.br, a partir do dia 24 de outubro de 2017.

11ª Feira do Livro de São Luís
A Feira do Livro de São Luís (FeliS), que será realziada em parceria com o Governo do Estado, tem o objetivo de fomentar a tradição literária e cultural da capital maranhense, propiciar o maior acesso ao livro, estimular a formação de novos leitores e incentivar as cadeias produtivas em torno do livro e da mediação da leitura. O evento foi criado pela Lei Municipal no 4.449, em 11 de janeiro de 2005.
Este ano, na sua 11º edição, a FeliS tem como patrona a escritora maranhense Maria Firmina dos Reis, primeira romancista brasileira que este ano completa 100 anos de falecimento.

A cada edição, a FeliS é organizada em torno de uma temática construída coletivamente entre as diversas instituições parceiras na formatação do tema, definição do nome de patrono, eixos temáticos, planos de divulgação, apoio institucional, estratégias de viabilização, projeto arquitetônico e ambiental.

A escritora maranhense Maria Firmina dos Reis ganhou notoriedade por sua ousadia, originalidade e pioneirismo no cenário literário nacional destacando-se como contista, folclorista, poetisa, abolicionista, compositora e primeira romancista brasileira. A Feira lançará um olhar para vida e obra da romancista negra que abordou temas complexos para o contexto social em que viveu, subvertendo uma ordem imposta que segregava a mulher. além de refletir sobre a literatura feminina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário