sexta-feira, 2 de setembro de 2016

X SEMANA MARANHENSE DE DANÇA ABRE COM CORTEJO E ESPETÁCULOS MARANHENSES



Para comemorar dez anos celebrando a Dança no Maranhão, o Governo do Estado e a CEMAR através da Lei de Incentivo a Cultura, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo –SECTUR e do Teatro Arthur Azevedo realizam de 05 a 11 de setembro a X Semana Maranhense de Dança, com uma vasta programação com realização de 13 oficinas, lançamento de livro e apresentação de espetáculos, coreografias, performances,  intervenções, uma exposição em homenagem à bailarina Ana Duarte, falecida no início de 2016 e cortejo de abertura pelas ruas do centro, com participação de bailarinos, grupos, escolas e companhias de dança maranhenses e convidados.

A solenidade de abertura da X Semana Maranhense de Dança acontece às 19h da segunda feira, dia 05 de setembro, que contará com a participação de autoridades do governo convidadas, do Secretário da Cultura e Turismo, Diego Galdino, do diretor do Teatro Arthur Azevedo Celso Brandão, membros da Comissão de Produção da Semana de Dança Abelardo Teles, Egnaldo Gomes, Ivaldo Jr. e Ana Paula Fonseca e de grupos, companhias, escolas, coletivos e bailarinos independentes.

A programação da abertura da Semana começa com a realização do Cortejo da Dança, onde um grande número de bailarinos e dançarinos maranhenses de grupos, companhias e escolas de dança farão parte do evento, partindo às 17h, da Praça Deodoro com destino à Praça Nauro Machado, no centro histórico, Praia Grande. Participam do cortejo com intervenções, o Grupo de Arte Maria Aragão-GAMAR, Movimentar Espaço de Arte e Dança, Ballet Olinda Saul, o ator Eduardo Reis e a performance Vem Cacuriar com a Cia Luarte.  A abertura oficial na praça Nauro Machado contará com a apresentação de diversos profissionais da dança maranhense, dentre eles Marcelo Grangeiro , campeão do quadro do Programa do Faustão “Dança dos Famosos” e sua partner Damyla Maria (MA/SP)

A décima edição do evento que celebra a Dança no Maranhão tem como sede o Teatro Arthur Azevedo, com apresentação de espetáculos. Também no Teatro João do Vale, Teatro São Luis e no Espaço Guest House (Rua 28 de Julho- Centro Histórico), nos estilos de Ballet Clássico, Neoclássico, Moderno, Dança Contemporânea, Jazz, Balé Aéreo, Dança do Ventre, Sapateado, Dança de Rua, Afro, Dança de Salão e Dança Popular.

A Exposição em memória a Ana Lucia Duarte Silva, ANA DUARTE, bailarina popular, coureira de tambor de crioula, tapuia de Bumba-meu-Boi, professora de História e militante da cultura popular maranhense. Haverá uma exposição que tem a concepção e montagem de Adalberto Rizzo e Cláudio Vasconcelos, estará aberta ao público no Teatro Arthur Azevedo e contará com fotografias de Adalberto Rizzo, Eduardo Cordeiro e Marília de Larouche, objetos e textos que falam da carreira e da vida da bailarina, com participações de Fernanda Sá e Juliana Rizzo. Como homenagem a Ana Duarte também será confeccionado um troféu de uma coureira, idealizado pela artista plástica Marlene Barros que leva o nome da bailarina e um vídeo com momentos que marcam algumas de suas apresentações como dançarina, além de apresentação de Tambor de Crioula com bailarinas durante as diversas programações do evento.

Da programação durante os sete dias estão confirmados 250 coreografias de grupos, companhias, escolas e bailarinos independentes da capital e de municípios do estado, além de convidados nacionais que serão apresentadas nas programações: Tardes e Noites Maranhenses, Mostra Competitiva de Solos e Duos, Mostra da Melhor Idade, Tarde e Noite de Gala, Mostra Infantil e Arte Educação que acontecerão nos teatros Arthur Azevedo, João do Vale e São Luis.

No domingo de encerramento da Semana, dia 11 de setembro, antes da apresentação do último programa Noite de Gala 2, o Governo do Estado através da coordenação do evento presta homenagem oficial à bailarina e dançarina Ana Duarte, falecida no início do ano, na BR 135.

Oficinas

13 oficinas serão oferecidas a 1200 bailarinos e amantes da dança a partir da segunda feira dia 5. São elas: Ballet Clássico Iniciante e Avançado com os professores José Menezes (MA) e Debora Buhatem (MA); Dança Contemporânea Iniciante e Avançado com os professores Fernando Saraiva (MA) e Luiz Fernando Bongiovanni (SP); Dança de Salão Iniciante e Avançado com os professores André Silva/Isabella Sousa (MA) e Marcelo Grangeiro e Damyla Maria (MA/SP); Dança de Rua Iniciante e Avançado com os professores Jhon Brown (MA) e Alan Melo (SP); Jazz Iniciante e Avançado com os professores Kamilla Amaral (MA) e Anderson Couto (SP); Dança do Ventre Iniciante e Avançado com as professoras Isadora Franco (MA) e Aisha Fahd (CE) e Balé Aéreo com o maranhense Donny dos Santos.
As oficinas acontecerão nas Salas de Dança “Antonio Gaspar” e Salão Versátil do Teatro Arthur Azevedo, Ballet Olinda Saul e Casa do Maranhão.


PROGRAMAÇÃO

           Segunda-feira – Dia 05/09
Inicio das Oficinas
Salas de Dança, Salão Versátil, Ballet Olinda Saul e Casa do Maranhão

Cortejo Praça Deodoro/ Praça Nauro Machado – 17 h
Intervenções: Grupo de Arte Maria Aragão-GAMAR, Movimentar Espaço de Arte e Dança, Ballet Olinda Saul e participação do ator Eduardo Reis

Performance “Vem Cacuriar” com a Cia. Luarte

Abertura Oficial – 19 h
Apresentação de Grupos, Cia, Escolas, Coletivos e Bailarinos Independentes Maranhenses na Praça Nauro Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário