sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Samba e Choro na Praça: Do choro ao samba

Projeto une os dois gêneros em um só palco com apresentações em espaços públicos de São Luís e municípios vizinhos

Em que resulta a junção dos gêneros musicais choro e samba? Dá o Projeto Samba e Choro na Praça idealizado pela Associação Máquina de Descascar'alho que será lançado dia 16 de setembro, às 19h, no Espigão (Ponta D’areia) com os grupos Regional Tira-Teima e Máquina do Samba. O projeto  acontecerá em espaços públicos de São Luís e dos municípios de Morros, Axixá, São José de Ribamar e Rosário nos meses de setembro, outubro e novembro, e encerrará no dia 2 de dezembro com um grande show em homenagem ao Dia Nacional do Samba.
O projeto já havia sido idealizado há pelo menos 2 anos e consiste em levar o melhor do samba de raiz e da música instrumental para as mais importantes praças da capital maranhense e do interior do estado.
“Mas só agora através da Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio da Cemar, foi possível viabilizar da forma que a gente queria, levando samba e choro para espaços públicos, formando plateia e o mais importante, dando reconhecimento aos grupos da terra.   A proposta é resgatar a cidadania a partir da própria cultura que está diretamente ligado a nossas raízes, priorizando o choro e o samba como ferramentas que lembrarão nomes de grandes mestres da música maranhense e  brasileira”, informa Silvério Boscotô, um dos idealizadores do projeto.
O projeto Samba & Choro insere-se como ferramenta de difusão da música e das produções artísticas maranhenses, tendo como prioridade a promoção e a ampliação de seus trabalhos no cenário artístico da capital e do interior do estado.
É um trabalho diferenciado que traz em seu bojo, a produção do samba de raiz e da música instrumental de alta qualidade com rodas de samba e choro em locais públicos (praças), num arrojado trabalho de valorização das nossas produções, com infraestrutura de palco, som, luz, segurança e conforto oportunizando de forma gratuita uma produção de pura arte que reafirma a identidade brasileira e os valores da cultura maranhense.
“Os dois gêneros são os mais populares do Brasil. O chorinho é o precursor do samba, então juntando esses dois fazemos o trabalho de difundir, divulgar e ocupar espaços públicos com música de qualidade, dar visibilidade de forma bem democrática à produção maranhense e fazer com que mais pessoas tenham conhecimento desses gêneros”, diz Boscotô.

Convidados de peso
O projeto terá 11 edições e a cada evento os grupos Máquina do Samba e Madrilenus serão os  anfitriões recebendo um grupo de choro convidado para dividir o palco. Nesta sexta-feira,  a partir das 19h, os grupos Regional Tira-Teima e a Máquina do Samba dão a largada para a temporada.
Neste mês de setembro o projeto acontecerá nos municípios de Morros, Axixá e São José de Ribamar. Em Morros o evento será no sábado (17), às 20h, o projeto com os grupos  Instrumental Pixinguinha e Madrilenus.
No dia 23 de setembro será a  vez da cidade de Axixá receber  mês de setembro o projeto terá como convidados os grupos Deu Branco e uma apresentação do Tribuna do Samba. No dia 25 de setembro em São José de Ribamar, a Máquina do Samba e o Samba de Boa farão a festa. O projeto fará três edições ainda nos meses de outubro e novembro.

Máquina do Samba
Pensando em mostrar o potencial que vai além das festividades carnavalescas, o grupo Máquina do Samba reúne os músicos da Máquina de Descascar’Alho com uma nova roupagem e novo repertório, mostrando um outro lado da Máquina. Com 18 integrantes e levando o sangue na veia, segundo Boscotô, o grupo ficava ocioso depois do carnaval, embora os músicos tivessem atividades paralelas. “A Máquina vem trazendo essa nova versão para mostrar a sua veia fora do período carnavalesco, a veia do samba da Madre Deus, com arranjos feitos em cima do samba maranhense e um repertório que abrange os grandes sambas brasileiros”, justifica Boscotô.

Regional Tira-Teima
O Regional Tira-Teima é o grupo de choro mais antigo ainda em atividade em São Luís. Fundado em 1973, o grupo tem  a marca registrada do regionalismo musical, tendo conquistado espaço cativo no cenário musical maranhense e é formado por Paulo Trabulsi no cavaquinho solo, Zeca do Cavaco no cavaquinho centro e vocal, Francisco Solano no Violão de 7 cordas, Léo Capiba no pandeiro e vocal,  Serra de Almeida na Flauta transversal, Léo Capiba no percussão e voz e Zé Carlos na percussão.
O Regional Tira-Teima contava em sua formação original, além de Ubiratan Sousa, com os consagrados Chico Saldanha e Fernando Vieira no Violão de 6 cordas, Adelino Valente no Bandolim, César Teixeira no Cavaquinho, Antonio Vieira e Arlindo Carvalho na percussão e Hamilton Rayol no vocal. Com passar dos anos, firmou-se pela  diversidade dos seus integrantes. Entre os grandes nomes da música que também fizeram a história do Regional Tira-Teima estão Sadi Ericeira, Cotia, Cesar Jansen, Carbrasa, Elinaldo, entre outros.


Programação Mês de Setembro
16.09 – Lançamento
17.09 – Morros
23.09 – Axixá
25.09 – São José de Ribamar

Serviço
O quê? Lançamento do Projeto Samba e Choro na Praça
Quando? Hoje, às 19h
Quem? Máquina do Samba e Regional Tira-Teima
Onde? Espigão da Ponta D’Areia

Quanto? Aberto ao público

Nenhum comentário:

Postar um comentário