sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Ebulição Musical


Uma maranhense com muito orgulho, uma ludovicense que acredita que a cidade é mágica e a inspira. Uma artista ainda mais completa e com sede de bulição musical e cultural.... É a cantora Alexandra Nícolas, que presenteia a capital maranhense no mês de seu aniversário com um amplo projeto musical e cultural cujo objetivo é mexer, sacudir, transformar ou traduzindo tudo isso, simplesmente bulir com as pessoas para disseminar o orgulho pela cultura do Estado!
O projeto consiste no lançamento do novo single a música Bulir com Tu e do clipe da música, com direção musical do renomado maestro Zé Américo Bastos; além de novos site e show; este último gratuito e com 7 apresentações em praças públicas da cidade, que acontecerão de setembro a dezembro de 2016. O projeto é viabilizado através do patrocínio da Potiguar e do Governo do Estado, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
A grande estreia do show é nesta sexta-feira, 2, às 21h, na Praça Nauro Machado (Praia Grande), com entrada franca e direção musical de Wendell Cosme.
O espetáculo irpa proporcionar muitas surpresas “buliçosas”, como adianta a cantora. Um show que promete humor, energia e sagacidade traduzidos em letras de duplo sentido do cancioneiro nordestino, cuidadosamente garimpados pela cantora entre grandes compositores.
“São músicas cujas letras divertidas, mas sempre enaltecendo a mulher como ícone cultural e fonte de inspiração dos compositores de nossa região. E tendo a música Bulir com Tu de Antonio Barros e Cecéu como carro-chefe de todo esse trabalho que me deu muito orgulho produzir”, explica a artista.
A escolha por esse repertório, segundo a cantora, é fruto de uma inquietação que vem de anos, em músicas que falam sobre desejo e sensualidade de forma quente, mas elegante e inteligente.
“A malícia na música é algo que sempre me chamou a atenção nesse repertório, com letras bem-feitas, dizendo sem querer dizer, insinuando. Eu queria entender por que era necessário falar disso com tanto respeito, estava para além da censura, por que utilizar outro sentido gracioso para falar daquilo?  Essa pergunta me veio muito quando comecei a estudar a fundo a obra de Paulo Cesar Pinheiro sobre as mulheres. Ele nunca falava da mulher de forma “vulgar”. O desejo dele na letra sempre era encoberto por outras palavras, com duplo-sentido. Sempre percebi isso como um ponto de grande respeito perante as mulheres por parte dele”, explica Alexandra.
Nesse show e projeto, Alexandra assume seu talento multifacetado - música, artes cênicas, dança, tudo junto e misturado na dose certa, para criar, assumir e interpretar uma personagem que reúne inspiração múltipla, com toques da cantora Carmen Miranda, da pintora mexicana Frida Khalo e de muitas maranhenses buliçosas. Com figurino especial e uma atitude provocadora, a cantora vai mostrar nesse show de estreia uma fase bem madura, dessa carreira iniciada em 1992, e que só tem crescido em qualidade, estilo e musicalidade. Mais que um show, uma superprodução mesmo.
Para ela,  poder viabilizar esse projeto agora é uma grande responsabilidade. “Sou grata aos meus patrocinadores não apenas por viabilizarem esse sonho, mas por acreditarem também na valorização da cultura maranhense através da música de qualidade. Precisamos mostrar para o mundo o que se produz aqui e espero começar com esse show um grande e movimento já”, diz Alexandra.

Tipo exportação
Com apoio incondicional do produtor e empresário Martin Messier, a cantora vai explorar também os recursos tecnológicos para conquistar com seu canto, novas plateias muito além -  como um canal no YouTube e as redes Sociais, espera disseminar sua música, arte e mensagem. Do Maranhão para o Mundo!
Do verbo bulir - tão utilizado pelos maranhenses e também presente em músicas icônicas da música maranhense - a exemplo de Bela Mocidade, do Boi de Axixá entre outras; a palavra bulição permeia todo o universo desse projeto, e por que não dizer, de toda a atual fase dessa cantora de voz afinada, que quer ganhar o mundo sem sair de sua cidade. Afinal, Alexandra Nícolas diz que “nasceu foi pra bulir”!

Quatro perguntas para Alexandra Nícolas

Você se considera uma cantora a serviço do Nordeste?
Meu coração sempre bateu mais forte com os ritmos nordestinos e tenho orgulho e muito prazer em cantar o meu Nordeste. Sou uma cantora a serviço da música de qualidade, mas com uma queda explícita para a música feita por compositores nordestinos.

Como e por que escolheu a música  Bulir com Tu como carro - chefe de todo esse projeto?
Devo essa escolha a um mestre querido que tenho que é o músico Arlindo Carvalho. Ele me presenteou em 2013 com um CD de Marinês e sua Gente - 50 Anos de Forró. Nesse CD encontrei a trilha sonora para minha vida, e fiquei encantada com essa música que virou um novo xodó e resultou nesse projeto grandioso.

E como surgiu a ideia de gravar um videoclipe dessa música, e tendo o renomado bailarino Carlinhos de Jesus como convidado especial?
Meu empresário e produtor Martin Messier é quem dá o toque sofisticado e mais articulado de todo o meu trabalho. Com sua visão multimídia e tecnológica, consegue amplificar e multiplicar minha arte, a exemplo desse videoclipe que teve o maravilhoso e generoso Carlinhos de Jesus nessa participação mais que especial, e que estará comigo aqui, em uma grande surpresa ao final desse projeto, no próximo mês de dezembro.

E o show que estreia nessa sexta será itinerante?
Sim, esse é o primeiro de um total de sete apresentações gratuitas, com uma superprodução viabilizada graças à Lei Estadual de Incentivo à Cultura e cujo objetivo é levar a música até o povo, em bairros mais distantes e assim democratizar a arte. Com apoio da Potiguar que abraçou esse sonho comigo, teremos mais seis shows até dezembro. E todos eles são na verdade um grande teste de repertório, já pensando na seleção final para o CD que vou gravar e que vai culminar esse grande projeto.

Serviço
O quê? Show Alexandra Nícolas
Quando? 2 (sexta-feira), às 21h
Onde? Praça Nauro Machado (Praia Grande)

Quanto? Aberto ao público

Nenhum comentário:

Postar um comentário