sábado, 4 de outubro de 2014

Festival de Teatro Incena





Eles não usam black tie
Um festival que põe em prática e disponibiliza as pesquisas, estudos e experimentos feitos em cima das artes cênicas está movimentando desde ontem o Teatro Arthur Azevedo. É o Festival de Teatro Incena que encerra hoje às 17h com apresentações de cinco espetáculos e a entrega de troféus para os destaques do evento.

O Festival está sendo realizado por atores do curso de teatro do Instituto Cultural para Educação Nacional de Arte (Incena), sob a supervisão e produção geral do diretor Josué Costa. Ao todo 100 alunos do Incena estão participando das produções das 12 peças escolhidas para o Festival. Este ano a temática escolhida foi produção da dramaturgia brasileira. O evento integra o calendário cultural referente às atividades de capacitação da Escola.
Segundo informações de Josué Costa, há 4 meses os atores estão trabalhando no Festival com atividades que incluem pesquisa, seleção de texto, adaptação, elenco, cenário, iluminação, figurino. “O objetivo principal é fomentar o fazer artístico, expondo resultados ao público, estimulando as produções de pesquisas e práticas teatrais dos atores (alunos). Os alunos mesmo dirigem os espetáculos, então estudo  de texto, preparação de novos diretores são apenas algumas das consequências desse festival que é feito todo por eles, desde a pesquisa do texto até a concepção final”, afirma Josué.
O Festival é resultante da Mostra de Teatro Experimental que é realizada desde  2011. A partir do próximo ano o evento deve ser ampliado para participação de grupos e companhias locais e de outras cidades. “Por ter crescido em vários aspectos, hoje se tornou um Festival que surgiu trazendo ainda mais desafios em busca de qualidade e excelência no aprendizado de nossos Atores e Diretores”, diz Josué.
Para a temática de dramaturgos brasileiros, os aluno escolheram os autores,e me seguida a obra que queriam trabalhar, para só então partir para a adaptação do texto. Antes de cada apresentação, na boca de cena, os atores fazem uma biografia performática do autor escolhido.
Nas apresentações de hoje os autores estudados foram Nelson Rodrigues, com a peça Vestido de Noiva e adaptação de Luane Machado;  Gianfrancesco Guarnieri, com Eles não Usam Black Tié, e adaptação de Juliana Raite; Martins Pena, com  O Noviço, adaptado por Thomaz Tobias e Oswald de Andrade, com a peça O Rei da Vela, adaptação de Gabriel Magalhães.
“Eles saem com uma riqueza maior de informações por conta da pesquisa. E essa narrativa antes das apresentações mostra também para a plateia o resultado de seu estudo dando a conhecer mais sobre o autor. Além disso, serão agraciados com um troféu os que se destacarem mais”, informa Josué.  O júri será formado por profissionais de arte e cultura, que tenham envolvimento com teatro.

Programação de hoje
17h - Vestido de Noiva
17h50 - Eles não Usam Black Tie
18h40 -  O Corsário do Rei
19h50 - O Noviço
20h40 - O Rei da Vela
21h30 – Premiação

Serviço
O quê? Festival de Teatro Incena
Quando? Hoje, às 17h
Onde? Teatro Arthur Azevedo
Quanto? R$ 25,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário