terça-feira, 10 de julho de 2012

Lado a Lado no Centro Histórico de São Luís


                         Gravação nas escadarias da Praia Grande. Foto: TV Globo/João Cotta


Nos últimos dias o Centro Histórico de São Luís fervilhou com as gravações dos primeiros Capítulos da novela global Lado a Lado que vai substituir a atual Amor Eterno Amor, na faixa das 18h.
Parte do elenco formado por Camila Pitanga, Marjorie Estiano,  Lázaro Ramos,  Thiago Fragoso, Patricia Pillar e  Werner Schunemann estão em São Luís e devem encerrar as gravações amanhã. Conversando com o diretor de núcleo Dênis Carvalho ele me disse que São Luís foi escolhida para ser cenário da novela por considerar a cidade muito parecida com Rio de Janeiro no início do século XX. Já Camila Pitanga que contracena novamente com Lázaro Ramos, diz que está amando a cidade e que gostaria de ter mais tempo de passear.
As gravações na Ilha começaram na terça, 3. O folhetim é de autoria de João Ximenes Braga e Cláudia Lage, sob o comando do diretor de núcleo Dennis Carvalho, supervisão de Gilberto Braga e direção geral de Vinicius Coimbra.
A trama fala de uma amizade sincera baseada na verdade e na justiça. Camila Pitanga (Isabel) e Marjorie Estiano (Laura) são as protagonistas. Apesar de suas personagens terem origens e criações distintas, elas ambicionam o mesmo futuro de igualdades. A amizade entre elas nasce no dia dos seus casamentos com Zé Maria (Lázaro Ramos) Edgar (Thiago Fragoso), respectivamente. Essa amizade também será capaz de abalar as estruturas de Constância (Patrícia Pillar), mãe de Laura, uma antiga baronesa que não aceita esse novo mundo que se abre com as transformações pelas quais o Rio de Janeiro está passando.
A história vai falar do surgimento das favelas do Rio, a chegada do futebol ao Brasil, samba e capoeira. No elenco estão ainda Cássio Gabus Mendes, Isabela Garcia, Bia Seidl, Milton Gonçalves, Sheron Menezzes, Marcello Melo Jr, Zezeh Barbosa, Christiana Guinle, Alessandra Negrini, Rafael Cardoso, Klebber Toledo, Caio Blat, Daniel Dalcin, Beatriz Segall, Emílio de Mello, Guilherme Piva, Débora Duarte, Juliane Araújo, Maria Clara Gueiros, Maria Eduarda, Maria Padilha, Paulo Betti, Tuca Andrada, André Arteche, Álamo Facó, Priscila Sol, entre outros.

Na cidade desde o início da semana para gravar suas primeiras cenas, a atriz Camila Pitanga que vai dar vida a Isabel diz que sua personagem é uma batalhadora.  Confira a entrevista com Camila e Dênis:

Camila seu personagem tem alguma semelhança com a Carol de Insensato Coração?
“Eu estou amando esse personagem e de certa forma sim. Ela é uma mulher à frente de seu tempo. Ama Zé Maria (Lázaro Ramos), mas seu amor passará por muitas provações. João e Cláudia (os autores) escreveram uma mulher complexa que mesmo tendo bons princípios, erra, é impulsiva e romântica”.

E como é estar fazendo par romântico de novo com Lázaro Ramos?
Lázaro é um grande amigo, na real um irmão escolhido. Contracenar com um ator que transborda sabedoria e generosidade é uma benção.

Você já esteve outra vez em São Luís, como é estar gravando aqui?
Estar aqui em São Luís está sendo muito bom. Todos, sem exceção, são muito educados e gentis. Não estou tendo tempo para passear pela cidade infelizmente por conta do ritmo intenso de trabalho, mas estive aqui há oito anos e  me encantei com a população. Só que na época  me preocupou a carência de infraestrutura. Hoje sinto que São Luís cresceu bastante, mas não sei dizer se esses problemas ainda permanecem.

Dênis, em Insensato Coração a novela teve colaboração do autor João Ximenes e agora você dirige uma novela dele com a Cláudia Lage. Novos autores estão surgindo na Globo, o que você pensa disso?
João e Claudia passaram pela Oficina de Autores da Rede Globo. No caso do João, ele já teve a oportunidade de trabalhar em duas novelas com Gilberto Braga, que o incentivou muito a seguir como autor, pois acha que ele já está preparado de fato para isso. Gilberto é, inclusive, o supervisor da novela. A Claudia foi colaboradora do Manoel Carlos em duas novelas, também. Acho natural e saudável a entrada de novos autores.

Vocês já adiantaram que a novela não vai falar sobre São Luís, mas por que a escolha dela para as  gravações?
O Rio de Janeiro está em um momento de muitas obras pela cidade. A novela é de época, se passa no início do século XX e precisávamos de um lugar que retratasse bem isso. O Centro Histórico de São Luis se assemelha muito com as ruas do Rio de 1904 e é o cenário perfeito pra gente começar a contar nossa história.

Foto: TV Globo/João Cotta

Nenhum comentário:

Postar um comentário