domingo, 1 de julho de 2012

Detonautas em São Luís!!!!


É hoje, galera!!! Detonautas Rock Clube está na ilha para repetir logo mais o show mais eletrizante do Rock in Rio2011. O show de lançamento do DVD, promete ser igual ao que os meninos fizeram no Rio de Janeiro. Em entrevista concedida a mim para o Jornal O Imparcial (publicada no Ímpar em 29.06.12),  o guitarrista Renato Rocha afirmou que o grupo está em um momento excelente. “Estamos numa fase ótima, totalmente independentes e mais conscientes da nossa carreira. Dividimos tarefas, traçamos nossas metas e trabalhamos diariamente para alcançar nossos objetivos. Temos nosso estúdio (www.mobiliaspace.com.br) do baterista Fábio Brasil, temos nossa editora, nosso selo e gravadora, parceiros que somam forças ao nosso projeto e muita força de vontade de fazer a banda prosseguir por muitos anos. Pés no chão e cabeça sempre nas nuvens”, diz o guitarrista.
 
O grupo será a atração principal da Sunday Party, que começará daqui a pouco, às 16h, no Espaço 1000 e 1000 Jardins.Banda de rock alternativo que obteve enorme repercussão no início dos anos 2000, Detonautas tem letras sobre amor, sexo e cidadania e é  formado por Tico Santa Cruz (vocal), DJ Cleston (pick-ups), Tchello (baixo), Renato Rocha (guitarra), Fábio Brasil (bateria) e Phillippe (guitarra). Entre seus sucessos, as canções Olhos Certos, Outro Lugar Você me Faz Tão Bem estarão, é claro, no repertório do show. 

Confira a exclusiva com Renato Rocha (guitarrista)

Vocês são conhecidos pelas letras de cunho político. É uma característica?
A política faz parte dos nossos temas abordados. Política faz parte da vida de todo cidadão, mesmo que contra sua vontade. Somos de uma geração em que a maioria foi ensinada a não se meter com esse assunto porque não levava a nada. O preço disso é evidente. Somos uma sociedade despolitizada que paga o preço por agir assim. Aceitamos passivamente a corrupção e a impunidade que corrói nossas vidas, matam pessoas inocentes e destroem a nação. A música tem o poder de enviar uma mensagem, basta o ouvinte estar receptivo e atento. E ainda jogamos a culpa nos políticos, mas na verdade é tudo culpa nossa. Nós é que os colocamos onde estão e aceitamos anestesiados a todos os escândalos recorrentes, certo?

Qual o momento mais marcante da carreira nesses 15 anos?
A abertura para o Red Hot Chili Peppers em SP, para 50 mil pessoas em SP, no ano de 2002, nossas duas idas ao Japão, tamanho o choque cultural e, mais recentemente, nosso show no Rock in Rio, que será lançado em DVD/CD em julho. Mas cada show é realmente único e colecionamos muitos momentos intensos e bem vividos!

O DVD do show do Rock in Rio foi lançado sem cortes?
O show está na íntegra sim, não faria sentido cortar nada até porque está tudo livre na internet. O diferencial é que temos vários extras muito bem produzidos pelo Tchello, nosso baixista, que mostram os bastidores do festival, com depoimentos, entrevistas, um curta metragem mostrando a viagem que fizemos ao interior do Amazonas uma semana após o Rock in Rio, além de outros conteúdos que recheiam esse DVD e o tornam ainda mais interessante.

No início vocês foram comparados a outros grupos. O Detonautas conseguiu mostrar a sua autenticidade, peculiaridade?
No início é comum se comparar um artista ou banda a outro artista/banda já estabelecido. Até por que muitas das influências são em comum e isso se reflete na sonoridade. Com o tempo a banda foi amadurecendo e buscando cada vez mais essa identidade particular. Tocar por tanto tempo com os mesmos caras já cria uma unidade sonora muito difícil de ser reproduzida por outra banda. Qualquer banda que toque uma música nossa, por exemplo, soará diferente de nós. Esse processo está mais evidente agora que estamos gravando no nosso estúdio, com a nossa sonoridade, nossas composições, letras... é um processo que leva a vida toda.

Nos shows vocês mostram irreverência e atitude...
Antes de qualquer coisa somos uma banda de rock. A energia que existe no rock and roll é incomparável. Junte uma bateria, um baixo, guitarra, letras com conteúdo e uma postura forte no palco e o resultado é uma explosão de energia que contagia todos os que estão presentes no show. Essa sintonia e troca de energia com o público é que determina o quão explosivo a apresentação será. É uma via de mão dupla.

Como está a preparação para o novo álbum?
Mais para o final do ano vamos lançar um álbum de inéditas sim. Muitas dessas músicas já estão disponíveis para download em www.soundcloud.com/detonautas. Podem baixar e espalhar à vontade!

Já há algum tempo que vocês não vinham a São Luís e  como vai ser o show?
Estamos com saudades de São Luís e vamos com tudo para mais uma apresentação e contamos com a energia dos presentes! Não faltarão músicas conhecidas, alguns lados B e releituras de artistas e bandas que admiramos... só não vou revelar tudo porque senão estragaria a surpresa!


Foto/Divulgação: Marcos Hermes

Nenhum comentário:

Postar um comentário