sábado, 6 de dezembro de 2014

Agenda 2 - Afrôs lança EP


O espetáculo cênico-musical Inoromô do Grupo Afrôs será apresentado neste sábado, 6, no Teatro da Cidade (Centro), às 20h. O show marca os 7 anos do grupo e também o lançamento de EP, do site oficial e da campanha colaborativa para gravação do CD. A partir de agora o grupo começa a se preparar para os shows de divulgação do EP, que leva o nome do grupo, e para as festas de reveillon.

O Inoromô, que já foi apresentado em vários lugares do Maranhão e em outros estados, circulou recentemente por 10 estados da Amazônia Legal, por meio do projeto SESC Amazônia das Artes. “É um espetáculo cênico, então o palco de um teatro é um local mais do que apropriado. Vamos ter a participação especial do Erivaldo Gomes que foi nosso primeiro diretor musical e da Camila Cutrim, percussionista, que foi uma das primeiras integrantes do grupo”, conta Rebeca Alexandre, backing vocal e percussão.

O espetáculo será um passeio de visitação à música brasileira ancestral indígena e africana através das composições autorais do grupo. Inoromô une musicalidade, performance e dança, característica marcante do grupo. “O show como sempre possui caráter de espetáculo. Nós formamos uma banda de música, mas nos preocupamos com a forma de apresentá-lo”, comenta Rebeca.

O show tem a maior parte de composições autorais. São canções que falam da mulher cabocla, como em Deusa de Chamató e Maguinha Cajuína, além de Preta e Majestade. Referências de hoje e de outrora se conectam às mulheres ancestrais Oxum, Yemanjá, Iansã e às mulheres da mata, do solo indígena.

O palco das Afrôs se transforma em um chão sagrado que contempla todas as entidades e as respeita profundamente através das canções que expressam o viver do cotidiano de muitos brasileiros que não estão em voga nas mídias, ou que mesmo foram esquecidos. O show é uma espécie de reverência, falando de influências, de ancestrais que contribuíram para a construção do povo brasileiro. Inoromô em Tenetehara quer dizer “está aqui”.

Estarão no palco seis mulheres e dois homens, cantando, tocando e performando. Ao longo de 7 anos cerca de 6 artistas, entre músicos e cantores, já passaram pelo grupo. Atualmente o grupo é formado por: Cris Campos (percussão e voz), Fernanda Pretah (percussão e voz), Fofo Black (percuteria), Hugo César (violão e guitarra), Jânia Lindoso (percussão), Melannie Carolina (contrabaixo e voz) e Rebeca Alexandre (percussão). A performer Tieta Macau é o arauto que retira do baú o vinho, a saia de coreira, o tamanco chamató, o oratório e a santa Nossa Senhora da Conceição, anunciando o passeio pela cultura do povo brasileiro, a partir das matrizes rítmicas e culturais indígenas e africanas.


Lançamento virtual
O EP terá 4 faixas autorais: Maguinha Cajuína (Talita Cavalcante), Deusa de Xamató (Didã), Majestade (Cris Campos e Beto Pio) e Entre o Chão e a Encantaria (autoria coletiva do grupo). Todas as músicas serão disponibilizadas gratuitamente para download através do site da banda, que será lançado no mesmo dia do evento. A direção musical do EP é de Luiz Claudio e Grupo Afrôs. O EP também conta com as participações das percussionistas Camila Cutrim e Talita Cavalcante. A ilustração é de Carolina Graça Mello e o ensaio fotográfico é de Carolina Libério.


Outro lançamento será o da campanha para financiamento coletivo do primeiro CD Inoromô, através da plataforma Catarse. Com a doação por meio de cartão de crédito para a gravação do CD, a pessoa recebe várias recompensas de acordo com a quantia doada para o apoio.

O Grupo AFRÔS, é uma banda independente de São Luís do Maranhão que investe na musicalidade tradicional maranhense e brasileira, unindo-a às tendências e influências contemporâneas. Sua identidade é marcada pela presença de percussionistas que tocam ritmos brasileiros seculares, que se conectam através das cordas (guitarra, violão e contrabaixo) às sonoridades de outras aldeias, como o funk, rock’n roll, samba rock, salsa, jazz, entre outros.



Duas perguntas//Rebeca Alexandre

Por que resolveram fazer o financiamento coletivo?
Nós percorremos vários caminhos para conseguir recursos para gravar o CD. Pesquisamos várias formas, inscrevemos projetos, procuramos e vimos na forma de financiamento coletivo uma maneira de viabilizarmos essa gravação. No dia do show que também terá o lançamento do site e do EP, nós daremos todo o detalhamento de como as pessoas podem nos apoiar nesse projeto.


E depois desse show qual o próximo passo?
Estamos negociando alguns projetos para shows no reveillon, estamos aberto aos convites para as celebrações de final de ano e vamos focar na divulgação do EP e do site para a colaboração para a gravação do CD.





Ficha Técnica
Cris Campos - Voz e percussão
Fernanda Pretah - Voz e percussão
Jânia Lindoso - Backing Vocal e percussão
Rebeca Alexandre - Backing Vocal e percussão
Melannie Carolina – Contrabaixo e voz
Hugo César - Guitarra e violão
Fofo Black - percuteria
Tieta Macau - Performer


Serviço
O quê? Lançamento do site e EP do Grupo Afrôs
Quando?Hoje,  às 20h
Onde? Teatro da Cidade de São Luís
Quanto? R$20,00 (com meia entrada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário