sábado, 29 de março de 2014

Boi da Maioba realiza primeiro ensaio da temporada 2014



 A nação maiobeira já está em polvorosa pelo primeiro ensaio do Boi da Maioba da temporada de 2014. A ordem é levar a matraca, a alegria e a paixão pelo boi que há 117 anos encanta e balança os terreiros do Maranhão e do mundo levando incontáveis brincantes. A noite deste sábado promete ser de muitas novidades com o lançamento do 33º CD Maioba é Maioba, a apresentação oficial dos dois novos cantadores e o início das homenagens aos 25 anos de cantoria de Chagas, a voz oficial do Boi da Maioba. A festa começa às 22h no Parque Folclórico da Vila Palmeira.

O ano de 2014 a contar pelas várias novidades apresentada pela diretoria da Maioba será de grandes surpresas e como sempre inovação, uma marca que tem sido característica do Boi. “A gente a cada ano vem quebrando paradigmas, derrubando tabus e trazendo novidades. A Maioba é assim, por isso tem a amior orquestra de percussão do mundo”, diz um nada modesto José Inaldo Ferreira, presidente do Boi.

E modéstia parece não acompanhar mesmo o boi. Por conta disso, é um dos grupos mais disputados pelos matraqueiros da capital. “Quantas pessoas acompanham o boi? Incalculável. São caminhões, ônibus, pessoas que vão em seus carros particulares. É muita gente, e nós do grupo sempre buscamos não decepcionar levando a cada ano uma novidade a mais”, conta Zé Inaldo.

O CD Maioba é Maioba vem com 18 faixas, todas inéditas, sendo 16 assinadas e cantadas por Chagas e as demais por Darlan e Jailson, os novos cantadores. A faixa de abertura traz a homenagem aos 25 anos de cantoria de Chagas na Maioba. Segundo José Inaldo, esse é só o início das homenagens ao cantador, que há 21 anos está à frente do Batalhão. “Nessa faixa cantamos o Parabéns pra você em forma de toada. E teremos outros momentos surpresas ao longo da nossa temporada”, comenta Zé Inaldo.

Desde janeiro o boi tem estado nas ruas para várias apresentações, mas a temporada oficial dos ensaios começa neste sábado. Ao todo serão 10 ensaios de caráter itinerante em espaços como Associação do Pingão, Maiobá (Maiobão), Porto da Gabi, entre outros, culminando com o ensaio redondo na sede do boi no início do mês de junho. Daí em diante o Boi chega a fazer em algumas noites até 7 “brincadas”, só parando após as comemorações do ritual de morte previsto para o dia 31 de julho.

Para esta temporada a Maioba vai contar com o reforço dos jovens cantadores Darlan e Jailson que serão apresentados oficialmente neste sábado. A substituição se deu após a desistência de Samuel e Marquinhos, que segundo Inaldo, se deu por motivos superiores. Jailson, 23 anos, sempre frequentou a Maioba e era cantador do Boi de Iguaíba. Darlan, 24 anos, foi cantador no boi de São José dos Índios. Os dois cantadores já estrearam suas vozes no CD que será lançado neste sábado nas toadas Maioba teu viveiro é selecionado (Jailson) e Quem é maiobeiro de coração (Darlan).


25 anos de cantoria
Sem dúvida a parte mais esperada da noite e um orgulho para a nação maiobeira será a homenagem a Chagas da Maioba que há 21 anos é cantador oficial do grupo.Chagas, que na verdade se chama Francisco de Sousa Corrêa, assumiu o posto após a saída de João Chiador em 1993. Hoje ele é reverenciado e homenageado tanto pela diretoria, brincantes, comunidade e nação maiobeira, mas nem sempre foi assim. Ainda com 19 anos chegou no grupo para ser auxiliar de João Chiador e já foi encontrando dificuldades. “Chiador não tinha auxiliar porque a comunidade não queria. Eles rejeitavam qualquer um que chegasse lá. Depois de ouvi-lo cantar no Boi do Sítio do Apicum a gente apresentou ele durante um ensaio e pedimos pra Chiador passar o maracá pra ele. Ele cantou uma, duas, três toadas e o povo já começou a gostar, dizendo que o cabra era bom. Daí ele ficou”, lembra Zé Inaldo, mas não foi fácil.

Chagas fica só ouvindo a história como se passasse um filme na cabeça. “Eu jamais pensei que fosse ficar tanto tempo na Maioba. De verdade, é um orgulho pra mim porque não foi fácil. Não acreditaram em mim. Foi Zé Inaldo que apostou em mim e hoje graças a Deus todo mundo gosta de mim”, conta o cantador.

Depois da saída de Chiador para o boi de São José de Ribamar, a Maioba se revoltou e não queria aceitar outro cantador. Novamente foi uma luta para Chagas ser aceito. “Eu precisei peitar todo mundo. Ninguém acreditava que Chagas fosse dar conta. Mas eu vi nele um talento e hoje está ai”, lembra Zé Inaldo. Chagas acrescenta: “O povo dizia: ‘Rapá tu ta doido? Levar esse menino pra cantar?’. Eu era um menino mesmo, tava muito nervoso. Imagina, substituir Chiador? Mas a primeira vez que eu passei em São Marçal como cantor oficial foi inesquecível. Foi um dos grandes momentos que guardo até hoje”, conta Chagas, acrescentando que durante a temporada junina se transforma em outra pessoa. “Estar à frente do boi da Maioba é um orgulho, mas uma responsabilidade muito grande. É muito trabalho, muito puxado, tem que se dedicar”, diz.


Maioba 360 graus
Uma das novidades do Boi da Maioba para este ano será a gravação do 10º DVD do grupo que será no formato 360º. “Será o primeiro grupo do Maranhão a utilizar essa tecnologia. Com isso mais uma vez a Maioba mostra inovação e ousadia”, conta o produtor Rafael Madeira. A gravação está marcada para o dia 3 de maio no Aterro do Bacanga e necessitará de uma megaestrutura. Nesse processo, a gravação tradicional da trupiada na frente e a plateia atrás dá lugar a um formato em que todos podem ser vistos. “Se chamará Celeiro da Maioba e não deixa de ser uma forma de homenagear também o décimo DVD desse grupo tão importante do folclore maranhense e que hoje, como maiobeiro, me orgulho de fazer parte também”, conta Rafael.

Outra novidade para este ano é a gravação do documentário sobre a vida de Chagas que deverá ser iniciado no período da Semana Santa. O filme contará a história de Chagas desde o nascimento em Mamuna (povoado de Icatu) até hoje, passando por várias curiosidades na vida do cantador até chegar à Maioba.




Faixas do CD
Abertura – Homenagem aos 25 anos de cantoria de Chagas
Guarnicê – Maioba já chamou
Lá vai Dominador
Chegada – O Comandante é Chagas
Bumbá – O amor da Maiobeira
Salão – Carrossel da Alegria
Aqui todo ano chove toada
Urro – Quando a esmola é demais até o santo desconfia
Querido Mestre Maracá
O País do Futebol
Maioba teu viveiro é selecionado
Quem é maiobeiro de coração
Homenagem aos fenômenos
Garantia de Felicidade
Meu povo eu vim pra ficar
Pique-Sentei na beira do caminho
Pique-Como será o destino do Maracanã
Despedida – Chegou a hora tenho que partir



Serviço
O quê? 1º ensaio do Batalhão da Maioba
Quando? Hoje, sábado, a partir das 22h
Onde? Parque Folclórico da Vila Palmeira
Quanto? R$5,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário