sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Último final de semana para ver Cíntia Sapequara na Guest House







Este é o último final de semana que o público de São Luís para ver a performance de Cíntia Sapequara no espetáculo  Sintética Idêntica ao Natural, antes dela "voar" para outros lugares. Em um espaço totalmente diferente do qual seus fãs estava acostumados a vê-la, ela estará novamente no palco, mas dançando... performando. 
Essa nova experiência pode ser conferida até o dia 27 de outubro, domingo, no auditório da Pousada Guest House (Centro), em um trabalho impulsionado pelo BemDito Coletivo (Maranhão) idealizado pelos artistas Erivelto Viana (MA) e Ricardo Marinelli (PR) e colaboração de Cristian Duarte (SP) e Gustavo Bitencourt (PR), com recursos do Prêmio FUNARTE Klauss Vianna de Dança 2012.
“É dança contemporânea. O que tem entre a Cíntia e o Erivelto? Não sei, as pessoas não me conhecem, mas conhecem a Cíntia”, analisa Erivelto.
O ponto de partida para a criação foi a relação nem sempre harmoniosa entre o artista e gestor Erivelto Viana e sua criatura mais ilustre Cintia Sapequara, personagem que já tem mais de 13 anos de vida nos palcos, na noite, e no rádio e televisão locais. A notoriedade e alcance dessa figura e a relação entre ela e seu criador (que continua inevitavelmente sendo o “recheio” de Cintia) foram as questões que nortearam o trabalho da equipe.
Erivelto demonstra sempre estar com a mente em turbilhões. Sentado ali naquele momento, mas a cabeça fervilhando em ideias, possibilidades, projetos. Foi assim que surgiu a Cíntia para esse espetáculo. “Foi o Ricardo que me chamou a atenção para a potência da Cíntia para a performance, que ela podia ir mais longe  Então nós estamos propondo um ambiente de contemplação do tempo, de estar com o outro, de olhar. A plateia vai me dar essa resposta. O Sintética é um trabalho de dança, uma performance. O corpo é o objeto questionador. Apesar de ser com a Cíntia, não é uma peça de teatro, é uma peça de dança. Não é comédia, mas é bem humorado”, sintetiza Erivelto.

Fugindo do lugar comum
Sintética idêntica ao natural é a forma que a equipe encontrou para nominar o conjunto de ações em que Cintia se implica durante o espetáculo-situação, sempre borrando fronteiras entre natural a artificial, real e virtual, orgânico e inorgânico, sujeito e objeto, carne e espuma. “É um espetáculo solo e não tem fala. Acho que as pessoas vão mais se surpreender do que gostar. É mais colocar o corpo em questão do que dançar. Menos pensar que a dança é movimento e mais pensar que o corpo é que responde. Quero vender a minha arte”, explica Erivelto.
Após a temporada em São Luís Erivelto quer levar o espetáculo para Teresina (PI), Curitiba (PR) e São Paulo (SP), ao mesmo tempo em que irá inscrevê-lo em outros editais e festivais. Erivelto que trabalha muito em outros estados levando sua arte, acredita que ela deve acontecer em outros lugares também. “Eu tenho viajado muito por conta desses intercâmbios, prêmios, festivais e residências artísticas pelo Brasil. E hoje eu não me vejo morando fora, por enquanto esses projetos só são potentes por sair desta região do país, por eu estar em São Luís, no Maranhão. Eu quero morar aqui e poder trabalhar fora. É possível!”, acredita o artista.

 
Serviço
O quê? Espetáculo  Sintética Idêntica ao Natural
Quando? Até dia 27 (sexta-feira e sábado às 20h; domingo às 19h)
Onde? Pousada Guest House (Rua da Palma, Centro)
Quanto? R$ 20,00 (meia-entrada no local)

Fotos: Márcio Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário