quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Peça sobre Negro Cosme no Casarão das Artes



O Laborarte recebe nesta quinta-feira, 31, o espetáculo “Negro Cosme em Movimento”, às 19h30. O evento integra a programação do projeto Casarão das Artes, que abriga espetáculo, oficinas, exibição de filmes, entre outras atividades e vem sendo realizado desde o mês de setembro.

O espetáculo faz parte da trilogia Caras Pretas em andamento de montagem. O texto aborda as relações complexas da Revolta da Balaiada (1838-1941), que aconteceu no Período Imperial Brasileiro, pouco conhecida pelos maranhenses e brasileiros em geral.

“Esse desconhecimento de nossa história é reflexo da política oficial implantada desde a nossa colonização, e que se alastra até os dias atuais. A historiografia oficial reduz a luta dos sertanejos, escravos aquilombados e outros maranhenses, à insurgentes, facínoras, analfabetos e outros derivativos preconceituosos”, explica o dramaturgo Igor Nascimento, responsável pelo texto do espetáculo.

A pesquisa versa sobre as questões afrodescendentes, com foco nas Estações da Balaiada, tema recorrente na vertente central do grupo a dez anos. A proposta da encenação é penetrar nas camadas obscuras da história e levantar hipóteses sobre a veracidade da historiografia oficial que não dá conta do fato como todo, e muitas vezes deixam em aberto ou esconde outras possibilidades de interpretar a nossa história (do Maranhão e do Brasil).

O texto instaura uma discussão sobre a dialética das ações do homem enquanto ente político e social, apontando as contradições que são inerentes à luta não apenas pelo poder, mas por justiça social e igualdade de direitos de uma sociedade em transformação.

O espetáculo é encenado pelo grupo Cena Aberta que tem se dedicado ao aprofundamento desta temática desde 2005,com a encenação de Diálogos da Memória: Imperador Jones (2007). O grupo adotou a metodologia do processo criador “work in progress” (trabalho em processo), em que são apresentados experimentos sociológicos durante a feitura da escritura cênica. Já foram realizados experimentos, com oferta de oficina e inclusão dos participantes no espetáculo com: docentes do Ensino à Distância Licenciatura em Artes Visuais e Teatro (Pólos Imperatriz, Pinheiro e São Luís) com apresentação na 64ª. SBPC; Caxias (Memorial da Balaiada); discentes do Colégio Mario Martins Meireles - Pedrinhas, com apresentação no XII Encontro Humanístico; e outros eventos de São Luís, somente com o elenco do Cena Aberta.



Serviço:
Evento: Espetáculo teatral Negro Cosme em Movimento, com o Grupo Cena Aberta
Dia: Hoje, às 19h30
Local: Laborarte (Rua Jansen Muller, 42, Centro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário