terça-feira, 6 de agosto de 2013

Exposição "Minha vida é criar", de Moraes


Depois de uma longa temporada longe das galerias maranhenses, o artista plástico Morais abre sua segunda mostra individual em São Luís. Intitulada “Minha vida é criar”, a exposição, composta de 13 trabalhos em dimensões que variam de 50cm X 70cm a 60cm X 1.20cm, será aberta nesta terça-feira, 06, às 18 horas, na Galeria Maggiorasca (Avenida Litorânea, 11 – Calhau). Os trabalhos ficam em cartaz até o dia 27 de agosto, com visitação diariamente das 16 h às 23 horas.

As obras, em óleo sobre tela, carregam as características e elementos do expressionismo com algumas interferências do estilo figurativo. Com o uso de cores fortes e vibrantes, Morais busca uma aproximação com as artes primitivas. O pintor explica que isso se deve à forte influência dos professores Ambrósio Amorim e Nagy Lajos, especialmente no que se refere à perspectiva e ao estilo de cores.

Pedro Wilson Morais, embora já fosse um apaixonado pelos pincéis e tintas, teve sua primeira experiência com as telas sob a orientação do saudoso Ambrósio, falecido em 2003, aos 81 anos. “Ele a Nagy Lajos foram meus grandes mestres. Também tive a oportunidade de trocar experiências com Marçal Atayde, Jesus Santos, Fernando Mendonça, Marlene Barros, dentre tantos outros grandes artistas plásticos maranhenses”, comentou.

O gosto pelas cenas da vida rural se explica pelo próprio estilo de vida do artista. Nelas dialogam apenas as cores, formas e a subjetividade do autor, sem a preocupação com a fidelidade dos traços e a objetividade das expressões. São quebradeiras de coco babacu, mulheres no tear, plantação, mães e filhos, sem teto, pescadores com malhadeira, pescadores de curral compondo essa mais nova coleção de obras do pintor. 

Morais possui longos anos de estrada. Sua primeira exposição foi em 82 na Galeria Gardênia Ribeiro. Expôs ainda no Museu Histórico e participou da Coletiva de Maio, no Convento das Mercês, por duas vezes. Fora do Estado já mostrou seus trabalhos em Belém, Rio de Janeiro e São Paulo. Depois de uma temporada de 4 anos no Rio e de três em São Paulo, voltou a sua terra, onde está há 4 anos. “Gosto do estilo de vida do povo maranhense. Esta cidade é uma inspiração para mim”, declara.


Serviço
Exposição: Minha Vida é Criar, do artista plástico Morais
Data: abertura nesta terça-feira, 06, às 18 horas
Local: Galeria Maggiorasca
Contato: Morais 8726 7897

Nenhum comentário:

Postar um comentário