sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Começa hoje o Lençóis Jazz e Blues na Praça Maria Aragão

A quinta edição do Lençóis Jazz e Blues começa hoje em São Luís e  vai até domingo, na Praça Maria Aragão, com shows aberto ao público. A programação musical do festival será aberta hoje, às 21h por JR. Mouríz & Edy Trombone em “Beat Brasuca”. Às 22h, é a vez do Grupo Delicatessen. Às 23h, Leo Gandelman entra em cena com a participação especial de Serginho Trombone, encerrará a primeira noite do festival em São Luís.

No sábado, segunda e última noite do evento em São Luís, as atrações musicais serão iniciadas às 20h por Cecília Leite e Banda que apresentarão o show Paris, Bossa`n Jazz. Às 21h será a vez de Ari Borger e Quarteto.Às 22h subirá ao palco Ellen Oléria , vencedora do programa The Voice Brasil, e encerrando o festival, às 23h, na capital maranhense, se apresentarão a Rio Jazz Orquestra e Taryn Szpilman.


ATRAÇÕES
Grupo Delicatessen -  O disco de estreia do grupo brasileiro de Jazz e Bossa Nova Delicatessen, Jazz + Bossa, foi um dos maiores destaques da música independente brasileira nos últimos anos, com mais de 20 mil cópias vendidas, sendo quatro mil cópias da edição japonesa. Recebeu os mais entusiasmados elogios dos críticos brasileiros.

Ellen Oleria - Ellen nasceu em Brasília e foi criada no Chaparral, região de Taguatinga. Inicialmente interessada mais em instrumentos, começou cantando em coros de igreja, por influência dos pais. Iniciou a carreira de cantora aos 16 anos. Como atriz, formou-se em artes cênicas pela UnB, entre 2002 e 2007. Com uma voz marcante, ela mistura bossa nova, funk, hip-hop, MPB, samba, soul, e poesia nas letras e melodias próprias. Abriu e participou dos shows de vários artistas como Lenine, Paulinho Moska, Chico César, Ney Matogrosso, Margareth Menezes, Milton Nascimento, Sandra de Sá (com quem dividiu o palco nas comemorações do aniversário de 50 anos de Brasília). Participou do DVD comemorativo de 25 anos de carreira do rapper GOG, Cartão Postal Bomba!, além de também participar no álbum Aviso às Gerações na música "Carta à Mãe África". Participou também do CD "Tomo Um do Oráculo Universal das Constantes Inconstâncias Pessoais do Pessoal" do Radio Casual. Atualmente esta produzindo seu segundo disco, e um DVD "Peça ao vivo", com participação de GOG e Gerson King Combo.

Taryn Szpilman e Rio Jazz Orquestra
Taryn nasceu em um berço de uma família musical e há mais de uma década vem se dedicando à tradição do Jazz e do Blues.

Rio Jazz Orchestra
A RJO tanto pode se apresentar tocando para dançar, e quando o faz, executa todos os estilos dançantes em voga incluindo a “dance music”, como fazendo shows cuja relação está disponível, havendo interesse, e que eventualmente incluí artistas convidados e que são bem conhecidos do público em geral. A raridade deste tipo de formação que é clássica, incluindo cerca de 20 músicos e cantores, é fato conhecido e representa um diferencial de grande impacto e riqueza harmônica além do visual que tem e a qualidade de seus arranjos, todos especiais, dos maiores profissionais tanto brasileiros como internacionais, especialmente norte e latino-americanos. Os vocais são realizados por Taryn Szpilman, interprete que vem se destacando no nosso cenário musical.

Jr. Mouríz & Edy Trombone
Maranhense radicado em São Paulo desde 2006, mesmo ano em que começou a trabalhar com o cantor e compositor Seu Jorge. Com o mesmo, gravou “América Brasil - o Disco”, vencedor do Grammy LaMno 2008 como “Melhor Álbum de MPB”. Tocou em grandes fesMvais e palcos do Brasil, Portugal, Espanha, Irlanda e Inglaterra, onde também gravou o “LeTer...with Jools Holland” (London BBC). Até 2012, usava o codinome Jr GaiaTo e a mudança veio com a necessidade de seguir outro foco profissional.

Edy Trombone
Emerson Lima de Araújo, conhecido no meio musical como Edy trombone, iniciou seus estudos aos 10 anos na Banda musical de sua cidade, onde teve seu primeiro contato com o trombone, participando de festivais e concursos de bandas. Teve como professores os consagrados músicos Valdir Ferreira, Vagner Politchurck e Renato Farias. Influenciado pelo samba, aos 14 anos começou a acompanhar grandes nomes da mpb como Luis Vagner, Bebeto, Nereu (Trio Mocotó), Clube do Balanço, Marku Ribas, Maurício Manieri, Black Rio, Funk Como Le Gusta e outros.

Leo Gandelman
Um dos mais celebrados instrumentistas do Brasil, o saxofonista Leo Gandelma n alcançou um patamar inteiramente único no Brasil – e raro até mesmo mundo afora – é adorado pelo grande público, jovem e pop, e também pelos fãs de MPB. Da mesma forma, associou seu nome à excelência e ao virtuosismo da música de concerto, em performances como solista de orquestras consagradas e em recitais de câmara.

Cecília Leite
Cantora, bailarina, atriz, jornalista, Cecília Leite leva para o palco a experiência que adquiriu em vários anos de contato com o público, no teatro, na dança e na televisão. A voz sempre foi o seu instrumento maior; o carisma, seu poder de comunicação. Mas a música é reconhecidamente a sua maior paixão. Dos clássicos do samba de raiz à riqueza harmônica da bossa-nova, a intérprete passeia pelo melhor do nosso cancioneiro popular, percorrendo também, com personalidade e estilo próprios, o rico universo do jazz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário